Desde já, os meus agradecimentos.
Estas são do acervo do Fernando Ramos.
Que pista é esta?
Que categoria é esta, pilotos?
Será que alguém consegue descobrir!! Não é fácil, mas a dica: é uma pista da América do Sul.
(Fotos, do Baú do Fernando Ramos)
Derek and The Domonoes era a banda que acompanhava o Eric Clapton nas Jam Sessions
O interessante neste trabalho é que o Duane e o Eric terem se dado tão bem, pois é comum o ego falar mais alto quando se trata de grandes guitarristas se unirem para tocarem.
Assisti ao show dele aqui em Brasilia no Ginásio de Esportes numa noite em que ele estava inspiradíssimo e depois que a gente pensou que o show havia acabado, ele voltou para o palco e desfilou uma série de Hits da época do Cream que varou a madrugada. Paulera pura.
Só que agora iniciava-se a sétima volta, faltavam duas, será que o italiano seguraria o Maverick no Retão e na Subida dos Boxes, os pontos fracos do Opala naquelas condições ?
Meus amigos, o que vimos a partir daí foi para mim a maior aula de pilotagem num Opala Divisão 1 já vista em Interlagos.
Frenagens absurdas, curvas 1 e 2 feitas com as 4 rodas desgarrando, a entrada da Ferradura, essa aí da foto, o Opala saltava de frente pois ele a tomava quase na terra pelo lado de dentro e num golpe rápido, quando o carro estava quase no ar, jogava a frente para a esquerda, de lado, trancando toda a frente e a vantagem que o Maverick, alí na cola, poderia ter na saida da curva e ganhar a posição na freada da Reta Oposta na entrada da Curva do Sol.
E foi assim pelas 2 voltas finais que o Edgard Mello Filho toreou um carro muito mais potente que o seu numa pista de alta velocidade com curvas de alta, média, subidas, descidas, tudo enfim contra ele mas, mostrando o imenso talento que tinha e ganhando muitos fãs eternos como eu, naquela gloriosa tarde de domingo em Interlagos, templo sagrado de muitas batalhas, e essa foi uma das mais lindas que ví por lá.
O relato é deste rapaz aqui, o Veloz HP, ao lado, Sidney Cardoso e Ceregatti
À noite no Ibirapuera, Rick Store, Rua Augusta, Panamericana, em todos os pontos de encontro dos malucos só se falava nisso, no show do Promessinha e seu Opala.
Eu, estreando meu primeiro Opala bravo preparado pelo Silvano Pozzi, fazia mil barbaridades com ele pela cidade toda.
Esses foram os tempos molecada, éramos felizes e sabíamos, víamos shows como esses todos os domingos ao vivo e a cores e a noite a festa continuava até o raiar de um novo dia onde novas aventuras nos esperavam.
No fim desse ano o Emerson Fittipaldi ganhou o seu segundo título na F1 pilotando uma McLaren.
No começo do outro ano o Pace ganhou em Interlagos e assim vivíamos, de festa em festa, até o Sol raiar.
Que saudades, meu Deus do Céu.
Saudades não só dessas coisas mas do mundo como ele era, mais simples e humano, onde havia espaço para se sonhar e acreditar que aconteceriam nossos sonhos."
O terceiro da esquerda para direita é RAMON BUGGENHOUT, que era o Secretário Geral da CBA e o homem que mandava no automobilismo brasileiro daquela época , o quinto da esqueda para a direita é o Leonel Brizola e o segundo da direita para a esqueda é o grande Chico Landi.
Ramon e Bird Clemente
Mauro Salles e Ramon
Reunião da CBA
Sede do Automóvel Clube de Brasilia que ficava na 307 sul onde foram realizadas muitas destas reuniões.
Atualizando, o protótipo é do Tito Passarinho/Oswaldo Scagliarini Jr. da Torre Veículos
O Bino Mark II, acredito ser os Mil quilômetros de Brasilia de 1968, pilotado pelo Luisinho Pereira Bueno e vencedor desta prova. Ou, segundo o Mestre Joca, "seria dos Mil Km de Brasilia de 1970, é só ver como o carro está sujo de lama", corrida esta, que foi debaixo de muita chuva o tempo todo.
Esta foto me deixou intrigado: é algum dos circuitos das corridas de rua aqui em Brasilia, mas estou com dúvidas de qual seria!
Me parece o circuito que passava pela Vale do Rio Doce, provavelmente de algum Mil quilômetros de Brasilia, mas num ângulo que eu ainda não tinha visto.