tag:blogger.com,1999:blog-4728366349545791725.post1660857546485905235..comments2024-02-05T05:39:50.477-03:00Comments on Mocambo - Blog do Jovino: INAUGURAÇÃO DO AUTÓDROMO DO PELEZÃO E A CONFUSA PROVAJovinohttp://www.blogger.com/profile/04638797061293474097noreply@blogger.comBlogger11125tag:blogger.com,1999:blog-4728366349545791725.post-28699113020695574502020-12-24T20:27:16.999-03:002020-12-24T20:27:16.999-03:00Luiz Antônio Barata é meu irmão querido, sempre se...Luiz Antônio Barata é meu irmão querido, sempre será,m esmo em outro plano. Tenho muito orgulho dele. Abraços a todos, Sérgio Augusto BarataSérgio Augosto Baratahttps://www.blogger.com/profile/17639598518856658722noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4728366349545791725.post-464754348859728532020-12-20T10:22:21.771-03:002020-12-20T10:22:21.771-03:00Caro Jovino, sou filho do ex-presidente da Federac...Caro Jovino, sou filho do ex-presidente da Federacao de futebol de Brasilia, Wilson Andrade. Me lembro de assistir as Porsches do alto do estadio do Pelezão. Lembro-me vagamente de meu pai comentar algo como "me solicitaram o uso do estacionamento do Pelezão para as corridas"... eu achei o máximo! Dali pra frente não perdi mais nenhuma corrida em Brasília até 1975...bons tempos.Guilhermehttps://www.blogger.com/profile/07849430043238422913noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4728366349545791725.post-29758419182059093402017-01-19T22:01:28.913-02:002017-01-19T22:01:28.913-02:00Camarada Jovino, relendo hoje esta matéria, não s...Camarada Jovino, relendo hoje esta matéria, não sei bem porque bateu no meu face a pouco, me faz lembrar de dois aspectos interessantes daquela corrida-bagunça. Eu fui do Rio para ajudar o Janjão a terminar um carro, também num barracão no SIA e lá passamos a semana toda nos ajustes finais do carango. No sábado ao final da corrida, alí no meio daquela multidão nos boxes, encontro meu irmão Sergio, que me apresentou sua namorada, uma recém chegada nordestina que até hoje atura a figura. Só mesmo Da. Maria Dilsilene para conseguir domar aquele potro bravio e, acho, que muito deste sucesso ela aprendeu naquele final de semana, com os improvisos que todos cometemos. Tive a oportunidade de fazer ali, ao redor do Pelezão, tempos depois, minha despedida das pistas em uma corrida de kart. Clecio Parreirashttps://www.blogger.com/profile/12577864418845845373noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4728366349545791725.post-6626907145570732742010-11-04T02:10:07.601-02:002010-11-04T02:10:07.601-02:00Opa Pessoal,
Eu só fui ler os comentários do senh...Opa Pessoal,<br /><br />Eu só fui ler os comentários do senhor Roberto Nasser hoje, e pude ver que o nosso automobilismo deixou muitas feras, sem a devida história contada, meu pai não teve o dinheiro ou patrocinio forte, mas teve o que ser contado, eu nunca fiquei asabendo disso por nenhuma pessoa, somente meu pai e me sinto a pessoa mais feliz desse mundo. Obrigado Sr Roberto Nasser e Grande Jovino, por ter me deixado ver o que nunca pude ver.<br />Fábio BarataUnknownhttps://www.blogger.com/profile/10435758630300612213noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4728366349545791725.post-88658272646829475922010-11-01T23:26:25.805-02:002010-11-01T23:26:25.805-02:00Nasser, eu também assisti a esta prova e não tenho...Nasser, eu também assisti a esta prova e não tenho a menor dúvida de que o Royale da dupla brasiliense venceu a prova na pista, mas houve esta polêmica toda. nos já haviamos conversado a respeito da contrução do autódromo do Pelezão e você já havia me falado de sua participação na construção dele.<br />Abs e obrigado pelo seu depoimento de quem viveu efetivamente esta história.<br />JovinoJovinohttps://www.blogger.com/profile/04638797061293474097noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4728366349545791725.post-77087230226969588622010-11-01T11:56:12.308-02:002010-11-01T11:56:12.308-02:00jovino,
fui testemunha e partícipe de muitos atos ...jovino,<br />fui testemunha e partícipe de muitos atos para transformar o ocioso estacionamento do estádio em circuito para corridas. aliás, todos os envolvidos no movimento automobilístico ansiavam pela volta das corridas após as sempre presentes complicações na federação local, e colaboraram de maneira ou outra para viabilizar a idéia.<br />o major fábio, recém transferido para cá, aceitou a presidencia da fadf e aplicou sua objetividade de militar e a habilidade em contornar problemas para viabilizar não apenas um circuito improvisado, mas a volta das corridas.<br />todos descarregamos caminhões e juntávamos os pneus descartados, cedidos pelas tres maiores lojas da cidade, parafusando uns aos outros, num guard rail de custo quase zero, mas com qualidade defensiva.<br />acho interessante apareça atualmente alguma contestação ou dúvida quanto à vitória do barata sobre o alex, do royale sobre o porsche. foi vista - e aplaudida por todos.<br />era um momento de felicidade geral: as corridas voltavam à capital que as elegera como seu esporte favorito; o alex era piloto local e aparecia ao volante de uma das mais desejadas jóias das corridas de então, na equipe com maior estrutura empresarial; o royale, com modificações locais, e o barata, eram todos brasilienses.<br />assim, quando o barata ultrapassou o alex na curva próxima ao local onde hoje é a oficina do pelé das baterias, com ambos na mesma volta, parecia claro, óbvio e incontestável ter assumido a liderança, mantida até o final, tornando-se vencedor.<br />para concluir, sobre o circuito, exigir qualquer coisa a mais do que foi feito, seria no mínimo indelicado. do traçado do circuito, à delimitação por pneus inservíveis, às torres de cronometragem montadas por tubinhos de metalon e chapas de aço, salvo engano cedidos pelo luiz estevão e a pneus ok. não havia orçamento sequer dinheiro em caixa, e o major era um líder motivador de pessoas e da criação de meios. tentava-se reerguer o automobilismo local, sempre em altos e baixos com disputas por caixa e vaidades. <br />era a hora de fazer e, para fazer, se faz. depois, aplica-se a regulagem fina. exatamente como a construção recorde de brasília, que tanto marcou os pioneiros.<br />se alguém fosse considerar as variáveis e condições para fazer uma capital no centro-oeste, sem estradas ou meios, apoio ou logística, e faze-lo em mil dias, estaria discutindo até hoje a impossibilidade.<br />quanto ao autódromo, a questão e decisão antecedem ao então governador hélio prates. o ótimo trabalho do eng samuel, um especialista em estradas que entendeu a necessidade de mudar de conceitos e regras para adequar um autódromo, o ótimo traçado fazem-no merecedor da maiores homenagens. e ao governador não deve ser olvidada a coragem de inaugurar o autódromo bancando a única prova de fórmula 1 que a capital já viu.<br />admiração r nassergtxhttps://www.blogger.com/profile/05104227043099758517noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4728366349545791725.post-43534757965953417422010-10-27T01:37:25.086-02:002010-10-27T01:37:25.086-02:00Data Vênia, Srs.
O nome do Zè Catanha é:
José Car...Data Vênia, Srs.<br />O nome do Zè Catanha é: <br />José Carlos de Almeida Cantanhede.<br />Abs,<br />Hamilton.Hamiltonhttps://www.blogger.com/profile/08065717267670549983noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4728366349545791725.post-70150890681842797072010-10-26T21:26:18.461-02:002010-10-26T21:26:18.461-02:00Jovino
O Maurício já falou tudo. Falar o que depoi...Jovino<br />O Maurício já falou tudo. Falar o que depois dele?<br />Abração.Sidney Cardosohttps://www.blogger.com/profile/10518244679345138607noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4728366349545791725.post-60759807856267808682010-10-26T16:21:11.174-02:002010-10-26T16:21:11.174-02:00Mauricio, o blog já me deu dor de cabeça demais po...Mauricio, o blog já me deu dor de cabeça demais por mexer com o ego de ex pilotos aqui. Outra, eu não tenho esta competência não, isto fica para o nosso amigo Joaquim Lopes Filho, que tem o dom da escrita.<br />Mas a gente vai tocando o barco devagar e que brevemente virá boas surpresas.<br />JovinoJovinohttps://www.blogger.com/profile/04638797061293474097noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4728366349545791725.post-77121313337670532222010-10-26T16:20:56.523-02:002010-10-26T16:20:56.523-02:00Mauricio, o blog já me deu dor de cabeça demais po...Mauricio, o blog já me deu dor de cabeça demais por mexer com o ego de ex pilotos aqui. Outra, eu não tenho esta competência não, isto fica para o nosso amigo Joaquim Lopes Filho, que tem o dom da escrita.<br />Mas a gente vai tocando o barco devagar e que brevemente virá boas surpresas.<br />JovinoJovinohttps://www.blogger.com/profile/04638797061293474097noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4728366349545791725.post-3893004823357014872010-10-26T14:48:07.876-02:002010-10-26T14:48:07.876-02:00Jovino, mas que confusão, kkk. Só mesmo o pioneiri...Jovino, mas que confusão, kkk. Só mesmo o pioneirismo pra poder explicar e aceitar fatos como esses.<br />E o Catanha confirma o que te falei noutro post, seu livro sobre o automobilismo do Centro-Oeste já começou a ser escrito e você nem se atinou para esse fato, kkk.<br />É sina meu amigo. Forte abraço, Maurício Morais.Mauricio Moraishttps://www.blogger.com/profile/05880167586820799278noreply@blogger.com