tag:blogger.com,1999:blog-4728366349545791725.post604614146691116356..comments2024-02-05T05:39:50.477-03:00Comments on Mocambo - Blog do Jovino: SIMCAS ABARTHS NO BRASIL E SUAS CORRIDASJovinohttp://www.blogger.com/profile/04638797061293474097noreply@blogger.comBlogger8125tag:blogger.com,1999:blog-4728366349545791725.post-58562406719047079022016-12-01T11:22:21.432-02:002016-12-01T11:22:21.432-02:00Wagner, em 64 eu tinha entre 8 e 9 anos de idade. ...Wagner, em 64 eu tinha entre 8 e 9 anos de idade. Portanto, não vivi esta época dos Abarths no Brasil. O trabalho foi de pesquisa da passagem destes carro por aqui. Houve muita polêmica e desinformação do destino dele. O Franco Patrio, que não conheço, apesar de sua forma um pouco Zulliniana, trouxe uma contribuição muito boa para a história destes carros, porque ele tem conhecimento técnico e deve ter vivido tudo isto. Jovino.Jovinohttps://www.blogger.com/profile/04638797061293474097noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4728366349545791725.post-54610656570191500462016-12-01T11:16:56.975-02:002016-12-01T11:16:56.975-02:00Este comentário foi removido pelo autor.Jovinohttps://www.blogger.com/profile/04638797061293474097noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4728366349545791725.post-40222034242953575092016-12-01T10:41:47.690-02:002016-12-01T10:41:47.690-02:00Esse texto do Franco Pátria me lembra os manifesto...Esse texto do Franco Pátria me lembra os manifestos do Roberto Zullino. Jovino, belo trabalho de resgate. Parabéns. Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/04848105186907445211noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4728366349545791725.post-52804838708726749482016-12-01T10:34:33.185-02:002016-12-01T10:34:33.185-02:00Grande lembrança, que saudade deste tempo. Abraços...Grande lembrança, que saudade deste tempo. Abraços<br />Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/06407927069341534909noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4728366349545791725.post-3525627216612945702015-12-02T19:40:09.858-02:002015-12-02T19:40:09.858-02:00Concluindo, por questões de tamanho de texto...
F...Concluindo, por questões de tamanho de texto...<br /><br />Falei há uns 8-10 anos atrás com o tal do Toco,que já estava completamente senil e por conseqüência,não aprendi nada com o sujeito.<br />- uma curiosidade: o Simca Abarth Duemila só é feito em um período que vai de meados de 63 ao comêço de 64, quando o acôrdo com a Simca não é renovado.<br />A versão 1965, chama-se Abarth Duemila e é fácil,ente reconhecível pelo capot dianteiro que se funde aos paralamas e abre todo para a frente,como no Jaguar XK-E.<br />O carro nunca teve PORRA NENHUMA de Simca.Só se chamou Simca por acôrdo comercial que levou a Simca a vender os Simca 1000 de rua (aliás projeto integralmente feito pela Fiat e rejeitado pelo departamento de produção em favor do projetoFiat 850)nas versões esportivas 1150 e 1300 modificadas e levando o nome Abarth.<br />Paro aqui pois sinto forte esgarçamento na tez do escroto.<br /><br />Franco Patria<br />Unknownhttps://www.blogger.com/profile/14886641762224583807noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4728366349545791725.post-37801805175475493352015-12-02T19:38:54.426-02:002015-12-02T19:38:54.426-02:00O churrio de besteiras elencado é robusto.Farei al...O churrio de besteiras elencado é robusto.Farei algumas correções em tópicos,a seguir:<br />- Pasteur era um encostado em Poissy.Perguntaram se êle queria ir pro Brasil e êle disse que sim.Lê-se no seu epitáfio o mesmo que no do saudoso Pedro Aleixo - Eu, Pedro Aleixo,nada fiz nada deixo - O tal do Perrot era discípulo fiel.<br />- Em 62, o Pigozzi vende 20% da SIMCA para a Chrysler,com put de compra do restante das ações num prazo de até 10 anos.<br />Em 1964 o Pigozzi morre num acidente e a Chrysler exerce o put de compra da Simca e concomitantemente compra um pedaço do Grupo Rootes inglês,comprando o restante em 1967.<br />Essas cagadas,são a construção da falência da Chrysler pela primeira vez em 1981.A segunda foi em 2007,quando a Mercedes já tinha se desfeito da emprêsa,que vendeu por HUM dólar para o fundo Cerberus.Hoje a Chrysler (especialmente a marca Jeep) é a única fonte de lucros da FCA.<br />- Corretamente relatam a ida de Cayres/Perrot para a França,pois os carros foram vendidos pela Abarth France (as placas de identificação dos 3 carros,que eu vi os três,são da Abarth France.<br />Foram comprados pela S.I.M.C.A francesa e cedidos em comodato a Simca do Brasil.Os carros foram importados em regime de Importação Temporária pela Simca do Brasil pelo período de um ano da data do desembarque, como reza a legislação até hoje.Nunca houve o menor problema no desembaraço dos carros quando chegaram no Brasil.<br />Foi apenas na saída obrigatória após 12 meses,que o Landi pediu uma liminar para extender o prazo por alguns dias para fazer a corrida no Quarto Centenário do Rio,no atêrro do flamengo.<br />- O Tempestade é fruto de um crime que foi a deformação de ums Maserati 200S do Cayres,pra levar o vetusto V8 Ford 2.3L de 1937 (feito na França pela Ford France,que vendeu tôda a sua operação para o Pigozzi em 1953/4.)<br />O carro era uma merda,não tinha nenhum sentido e é o reflexo do que era o departamento de competições da Simca comandado pela dupla Perrot/Pasteur,que eram dois merdas,na acepção cromática,aromática e de consistência da palavra merda.<br />- Digressões: o Abarth do Goulart era um 1000TC e não 850.Confira com o Wilsinho que correu com êsse carro.<br />O Porsche 356 Carrera 2 de 1963 do Marivaldo,era completamente standard,com rádio inclusive e o motor de sòmente 130 hp.<br />As duas Alfa Giulia TI Super da Jolly,são ambas fabricadas em1963.<br />- As Abarth sobravam tanto na turma da época,que conseguiam fazer corridas longas e chegar,apesar de sua extrema fragilidade pois andavam literalmente na metade do seu potencial.Era ridículo e certamente deixava a Willys (que usava carros de rallye pra correr em pista)puta da vida.<br />- Uma Abarth tinha caixa de 6 e as outras de 4.O projeto da caixa de 6 era de um austríaco amigo do Carlo,e era uma bosta além de pesar mais do que o carro.<br />- Os carros só corriam em dupla para que um ficasse disponível nos boxes para ser canibalizado.O estoque de repuestos era mais que limitado.<br />- O tal do Toco,que guiava menos que o Stevie Wonder,fudeu com um dos carros capotando no S da Barra e arrebentando o motor todo.Pegaram o carro batido,alongaram o chassis e enfiaram um V8 flathead amarrado numa caixa de Kombi.Essa era<br />a extraordinária capacidade de engenharia da Simca do Brasil,uma vez que não havia mais verba para trazer peças pois a Chrysler já estava tomando pé na emprêsa.<br />- Os números de chassis estão corretos.Um carro está perto de Zug na Suíça,espetacularmente restaurado.Um segundo está em Milão com o cara que tem o carro desde que comprou em Genôva num leilão da aduana italiana em 1968, e nunca mexeu no carro.O outro,que era o esticado,foi restaurado com motor e caixa originais,mas mantida a cauda longa.Era de um dentista de Padova.Quando fui ver o carro,o cara me desenrolou um estória de que o rabo comprido era um protótipo de fábrica e por aí vai.Mandei fotos do carro capotando e da cagada que fizeram no carro para enfiar o V8. O sujeito nunca mais falou comigo.<br />- Nunca,em tempo algum,nenhum dos três carros pisou nos EUA.<br /><br />Concluo no comentário seguinte.Unknownhttps://www.blogger.com/profile/14886641762224583807noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4728366349545791725.post-15036673103007642332015-12-02T19:36:44.099-02:002015-12-02T19:36:44.099-02:00Muito legal!
Muito legal!<br />Unknownhttps://www.blogger.com/profile/14886641762224583807noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4728366349545791725.post-21272935978652023232015-12-01T11:17:49.332-02:002015-12-01T11:17:49.332-02:00Parabéns, belo texto! Parabéns, belo texto! Rui Amaral Lemos Juniorhttps://www.blogger.com/profile/15421493287852151784noreply@blogger.com