O Rallye das Esmeraldas foi o primeiro a ser realizado no Planalto Central, em 28 de maio de 1968, com largada as sete horas de sábado, na Torre de Televisão, passando por Goiânia com chegada na cidade histórica de Goiás Velho, contando com um nº recorde de inscritos, cerca de 100 participantes, já que a organização do Rallye limitou neste nº de participantes.
O segundo Rallye a ser realizado foi o "Rallye das Estalactites", com percurso de Brasília à Sete Lagoas. Segundo o Fernandinho Lapagesse, foi o único Rally que perdeu a referência de velocidade para se transformar em uma prova de velocidade de quase 700 km pela BR 040. Mas será assunto de um post futuro.
O "Rallye das Esmeraldas", o percurso foi coberto sem maiores incidentes – o único caso registrado foi uma batida em Goiânia – e a passagem pelos postos secretos foi o que mais contribuiu para a vitória dos que vinham mantendo a média desejada pelos organizadores, cerca de 70 km/h.
Em Goiás Velho, a acolhida por parte da população foi das mais calorosas possíveis e muitos já ficaram para o Baile das Debutantes, realizado naquela noite, com direito a churrasco oferecido pelo Departamento de Turismo da cidade no Balneário Praia Grande.
O “Team Fertoni” foi o grande vencedor do I Rallye das Esperaldas, já que conseguiu classificar 2 carros nos primeiros lugares
Troféu Júnior, de melhor Equipe do Rallye das Esmeraldas e o Troféu de Vencedor do "I Rallye das Esmeraldas"
Esta é uma raríssima foto dos componentes do "Team Fertoni" (Equipe para Rallyes).
Para competição de velocidade era outra, com outros pilotos e outros carros.
Agachados: Luiz Nardelli, Luiz Fernando Lapagesse, Mario Vaz, Luiz Sócrates. Em pé: José Augusto Lage Ribeiro, Antônio Carlos Braga, Euclides Vaz e Pedro Alexandre Vieira dos Santos.
Troféu Júnior, de melhor Equipe do Rallye das Esmeraldas e o Troféu de Vencedor do "I Rallye das Esmeraldas"
Participaram desde Gordinis, Teimoso, fuscas, Fissori e até uma Kombi com o numeral 15 pilotada pelo Arnaldo Galvão e Ruth Freitas e o Alex Dias Ribeiro com o fusca vermelho da equipe Camber, fazendo dupla com o Lucio Ferreira.
A polícia Rodoviária deu assistência ao Rallye, tentando inibir qualquer tentativa dos mais afoitos acelerarem mais forte.
CLASSIFICAÇÃO
Foi a seguinte a classificação oficial, fornecida pelo ACB.
1º lugar – carro 47 – Luiz Fernando Lapagesse e Antônio Carlos Braga– Renault Fertoni, com apenas 422 pontos perdidos.
2º lugar – carro 5 – Pedro e Antônio Santa Rosa – Renault – 446 pontos perdidos.
3º lugar – carro 48 – José Augusto Lage Ribeiro e Newton Santana – Renault Fertoni – 463 pontos perdidos.
4º - VW 95 – Luiz Alberto e Trajano Augusto – 502 pontos.
5º - Teimoso 40 – Nelson dos Santos e José Gervásio – 534 pontos.
6º - Teimoso 44 – Rogério Pimenta e José Márcio – 581 pontos.
7º - Gordini 6 – Carlos Fernando e Edilson Oliveira – 600 pontos.
8º - Gordini 11 – Vitor Giovanini e Fábio Fuscaldi – 603 pontos.
9º - Gordini 28 – José Prado e Hugo Antônio – 604 pontos.
10º - Kombi 15 – Arnaldo Galvão e Ruth Freitas – 613 pontos.
11º - VW 93 – Rubens Rocha e Paulo de Tarso – 617 pontos.
12º - Fissore 7 – Vanderley e Clemente – 623 pontos.
13º - Gordini 49 – Neomar Costa e Luiz Humberto – 629 pontos.
14º - Gordini 42 – Fernando La Rocque e Jales Antônio – 651 pontos.
15º - VW 17 – Equipe Camber – Lúcio Ferreira e Alex Ribeiro – 652 pontos.
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O Gordini de Fernando Lapagesse no Rallye das Esmeraldas |
Abaixo, mais fotos do Fernando Lapagesse, estas de provas de corridas de velocidades disputadas em Anápolis e Goiânia.
Esta prova foi em 1968, em Anápolis - o protótipo DKW é do Marcos Jardim (numa visão da traseira dele que eu ainda não tinha visto), Waldir Lomazzi e Dirceu Bernardon de Renault Rabo Quente e o Lapagesse de Gordini nº 47.
Aqui, as 200 milhas de Goiânia de 1969, disputada no Circuito do Setor Universitário. Na frente, Lapagesse e seu Renault Gordini seguido pelo DKW nº 14 do Romulo Consorte, o Minho, de Goiânia e o Fusca nº 11 da dupla Paulo Guaraciaba e Waldir Lomazzi.
A foto acima é do Carlos Zarur, que também participou do Rallye das Esmeraldas.
(Fotos, acervo do Fernando Lapagesse)