PARA QUEM GOSTA DE MOTORES VW BOXERS.
Tabela de potência de motores VW ar no Brasil
No Brasil tivemos:
Motor1200, foi usado desde o início do Fusca até 12/66.
Prefixo dos Motores: B
Cilindrada: 1192cm3
Diâmetro do pistão: 77mm
Curso do virabrequim: 64mm
Potência:
36cv@3700RPM (SAE) / 30cv@340RPM (DIN)
Motores 1300, de 01/67 até 12/83
Prefixo dos motores: BF; BJ; BY (gas); BK; BM (alc).
Cilindrada:1285cm3
Diâmetro do pistão: 77mm
Curso do Virabrequim: 69mm
Potência:
46cv@4600RPM (SAE) / 38cv@4000RPM (DIN) – BF e BJ
49cv@4400RPM (SAE) / 42cv@4200RPM (DIN) – BK
50cv@4400RPM (SAE) / 42cv@4200RPM (DIN) – BM e BY
Motor 1500, de 01/67 até 10/75
Prefixo dos motores: BH
Cilindrada:1493cm3
Diâmetro do pistão: 83mm
Curso do Virabrequim: 69mm
Potência: 52cv@4600RPM (SAE) / 42cv@4000RPM (DIN)
Motores 1600, de 01/69 até...
Prefixo dos motores: BA; BB; BD; BG; BN; BV; BZ; UA; UF; UFA; UG; (gas); BP; BX; UJ; UJA; UK (alc).
Cilindrada:1584cm3
Diâmetro do pistão: 85,5mm
Curso do Virabrequim: 69mm
Potência:
58cv@4400RPM (SAE) / 48cv@4000RPM (DIN) – BA; BZ
60cv@4600RPM (SAE) / 50cv@4200RPM (DIN) – BB
65cv@4600RPM (SAE) / 54cv@4200RPM (DIN) – BD; BG; BN; BV
67cv@4600RPM (SAE) / 56cv@4200RPM (DIN) – BV (só p/ Variant II)
66cv@5000RPM (SAE) / 55cv@4600RPM (DIN) – UA (taxa 7,2:1)
78cv@6100RPM (SAE) / 65cv@5600RPM (DIN) – UA (taxa 8,5:1 até 81)
45cv@4000RPM (DIN) – UF
53cv@4200RPM (DIN) – UFA
56cv@4500RPM (DIN) – UG
62cv@4800RPM (SAE) / 52cv@4400RPM (DIN) – BP
68cv@4800RPM (SAE) / 57cv@4400RPM (DIN) – BX
57cv@4200RPM (DIN) – UJ
58,7cv@4300RPM (DIN) – UJA
62cv@4500RPM (DIN) – UK
Motor 1700, a partir de 06/72 (SP2)
Prefixo dos motores: BL
Cilindrada:1678cm3
Diâmetro do pistão: 88mm
Curso do Virabrequim: 69mm
Potência:
75cv@5000RPM (SAE) / 65cv@4600RPM (DIN)
Os motores 1200, 1500 e 1300 gasolina tem sempre carburador simples.
Os 1300 e 1600 a álcool, assim como o 1700 a gasolina tem dupla carburação.
Os 1600 a gasolina podem ter 1 ou 2 carburadores:
1 carburador : BA; BB; BZ e UF
2 carburadores: BD; BG; BN; BV; UA; UFA e UG.
Nesta tabela os motores torque são os 1600cm3 de prefixos:
UF; UFA; UG; UJ; UJA; UK
O motor torque na realidade é de 84 em diante, e é caracterizado por cabeçotes de 6 aletas no lugar das 8 do antigo, válvulas de escape de menor diâmetro, pistões diferentes com anéis de menor espessura e formato da cabeça diferenciados, taxa de compressão mais alta &,5 contra 7,2 do antigo no gasolina e 11:1 contra 10;1 do antigo no álcool.
Fora isto algumas mudanças de carburação e comando de válvulas com diagrama mais agressivo.
Estas mudanças geram melhor curva de torque sem perda de rotação, a não ser nas versões da Kombi, que recebiam carburadores com venturis menores (no gasolina) e comando mais manso, aumentando ainda mais o torque e aí sim perdendo rotações úteis.
Na prática todo motor pós 84 é chamado torque, porém os da Kombi desta época são mais limitados em relação a rotações mais altas.
Meu Fusca 1985 tem motor prefixo UJ e tem 57cv@4200RPM (DIN) e aproximadamente 67cv@4200RPM (SAE)
Tabela de referência de cilindradas de motor
Virabrequim X pistão = Cilindrada (cc)
O Fusca 1985 tem virabrequim 69 X pistão 85,5 = 1585cc (1600)
Tabela de potência de motores VW ar no Brasil
No Brasil tivemos:
Motor1200, foi usado desde o início do Fusca até 12/66.
Prefixo dos Motores: B
Cilindrada: 1192cm3
Diâmetro do pistão: 77mm
Curso do virabrequim: 64mm
Potência:
36cv@3700RPM (SAE) / 30cv@340RPM (DIN)
Motores 1300, de 01/67 até 12/83
Prefixo dos motores: BF; BJ; BY (gas); BK; BM (alc).
Cilindrada:1285cm3
Diâmetro do pistão: 77mm
Curso do Virabrequim: 69mm
Potência:
46cv@4600RPM (SAE) / 38cv@4000RPM (DIN) – BF e BJ
49cv@4400RPM (SAE) / 42cv@4200RPM (DIN) – BK
50cv@4400RPM (SAE) / 42cv@4200RPM (DIN) – BM e BY
Motor 1500, de 01/67 até 10/75
Prefixo dos motores: BH
Cilindrada:1493cm3
Diâmetro do pistão: 83mm
Curso do Virabrequim: 69mm
Potência: 52cv@4600RPM (SAE) / 42cv@4000RPM (DIN)
Motores 1600, de 01/69 até...
Prefixo dos motores: BA; BB; BD; BG; BN; BV; BZ; UA; UF; UFA; UG; (gas); BP; BX; UJ; UJA; UK (alc).
Cilindrada:1584cm3
Diâmetro do pistão: 85,5mm
Curso do Virabrequim: 69mm
Potência:
58cv@4400RPM (SAE) / 48cv@4000RPM (DIN) – BA; BZ
60cv@4600RPM (SAE) / 50cv@4200RPM (DIN) – BB
65cv@4600RPM (SAE) / 54cv@4200RPM (DIN) – BD; BG; BN; BV
67cv@4600RPM (SAE) / 56cv@4200RPM (DIN) – BV (só p/ Variant II)
66cv@5000RPM (SAE) / 55cv@4600RPM (DIN) – UA (taxa 7,2:1)
78cv@6100RPM (SAE) / 65cv@5600RPM (DIN) – UA (taxa 8,5:1 até 81)
45cv@4000RPM (DIN) – UF
53cv@4200RPM (DIN) – UFA
56cv@4500RPM (DIN) – UG
62cv@4800RPM (SAE) / 52cv@4400RPM (DIN) – BP
68cv@4800RPM (SAE) / 57cv@4400RPM (DIN) – BX
57cv@4200RPM (DIN) – UJ
58,7cv@4300RPM (DIN) – UJA
62cv@4500RPM (DIN) – UK
Motor 1700, a partir de 06/72 (SP2)
Prefixo dos motores: BL
Cilindrada:1678cm3
Diâmetro do pistão: 88mm
Curso do Virabrequim: 69mm
Potência:
75cv@5000RPM (SAE) / 65cv@4600RPM (DIN)
Os motores 1200, 1500 e 1300 gasolina tem sempre carburador simples.
Os 1300 e 1600 a álcool, assim como o 1700 a gasolina tem dupla carburação.
Os 1600 a gasolina podem ter 1 ou 2 carburadores:
1 carburador : BA; BB; BZ e UF
2 carburadores: BD; BG; BN; BV; UA; UFA e UG.
Nesta tabela os motores torque são os 1600cm3 de prefixos:
UF; UFA; UG; UJ; UJA; UK
O motor torque na realidade é de 84 em diante, e é caracterizado por cabeçotes de 6 aletas no lugar das 8 do antigo, válvulas de escape de menor diâmetro, pistões diferentes com anéis de menor espessura e formato da cabeça diferenciados, taxa de compressão mais alta &,5 contra 7,2 do antigo no gasolina e 11:1 contra 10;1 do antigo no álcool.
Fora isto algumas mudanças de carburação e comando de válvulas com diagrama mais agressivo.
Estas mudanças geram melhor curva de torque sem perda de rotação, a não ser nas versões da Kombi, que recebiam carburadores com venturis menores (no gasolina) e comando mais manso, aumentando ainda mais o torque e aí sim perdendo rotações úteis.
Na prática todo motor pós 84 é chamado torque, porém os da Kombi desta época são mais limitados em relação a rotações mais altas.
Meu Fusca 1985 tem motor prefixo UJ e tem 57cv@4200RPM (DIN) e aproximadamente 67cv@4200RPM (SAE)
Tabela de referência de cilindradas de motor
Virabrequim X pistão = Cilindrada (cc)
O Fusca 1985 tem virabrequim 69 X pistão 85,5 = 1585cc (1600)
Tabela de potência de motores VW ar no Brasil
No Brasil tivemos:
Motor1200, foi usado desde o início do Fusca até 12/66.
Prefixo dos Motores: B
Cilindrada: 1192cm3
Diâmetro do pistão: 77mm
Curso do virabrequim: 64mm
Potência:
36cv@3700RPM (SAE) / 30cv@340RPM (DIN)
Motores 1300, de 01/67 até 12/83
Prefixo dos motores: BF; BJ; BY (gas); BK; BM (alc).
Cilindrada:1285cm3
Diâmetro do pistão: 77mm
Curso do Virabrequim: 69mm
Potência:
46cv@4600RPM (SAE) / 38cv@4000RPM (DIN) – BF e BJ
49cv@4400RPM (SAE) / 42cv@4200RPM (DIN) – BK
50cv@4400RPM (SAE) / 42cv@4200RPM (DIN) – BM e BY
Motor 1500, de 01/67 até 10/75
Prefixo dos motores: BH
Cilindrada:1493cm3
Diâmetro do pistão: 83mm
Curso do Virabrequim: 69mm
Potência: 52cv@4600RPM (SAE) / 42cv@4000RPM (DIN)
Motores 1600, de 01/69 até...
Prefixo dos motores: BA; BB; BD; BG; BN; BV; BZ; UA; UF; UFA; UG; (gas); BP; BX; UJ; UJA; UK (alc).
Cilindrada:1584cm3
Diâmetro do pistão: 85,5mm
Curso do Virabrequim: 69mm
Potência:
58cv@4400RPM (SAE) / 48cv@4000RPM (DIN) – BA; BZ
60cv@4600RPM (SAE) / 50cv@4200RPM (DIN) – BB
65cv@4600RPM (SAE) / 54cv@4200RPM (DIN) – BD; BG; BN; BV
67cv@4600RPM (SAE) / 56cv@4200RPM (DIN) – BV (só p/ Variant II)
66cv@5000RPM (SAE) / 55cv@4600RPM (DIN) – UA (taxa 7,2:1)
78cv@6100RPM (SAE) / 65cv@5600RPM (DIN) – UA (taxa 8,5:1 até 81)
45cv@4000RPM (DIN) – UF
53cv@4200RPM (DIN) – UFA
56cv@4500RPM (DIN) – UG
62cv@4800RPM (SAE) / 52cv@4400RPM (DIN) – BP
68cv@4800RPM (SAE) / 57cv@4400RPM (DIN) – BX
57cv@4200RPM (DIN) – UJ
58,7cv@4300RPM (DIN) – UJA
62cv@4500RPM (DIN) – UK
Motor 1700, a partir de 06/72 (SP2)
Prefixo dos motores: BL
Cilindrada:1678cm3
Diâmetro do pistão: 88mm
Curso do Virabrequim: 69mm
Potência:
75cv@5000RPM (SAE) / 65cv@4600RPM (DIN)
Os motores 1200, 1500 e 1300 gasolina tem sempre carburador simples.
Os 1300 e 1600 a álcool, assim como o 1700 a gasolina tem dupla carburação.
Os 1600 a gasolina podem ter 1 ou 2 carburadores:
1 carburador : BA; BB; BZ e UF
2 carburadores: BD; BG; BN; BV; UA; UFA e UG.
Nesta tabela os motores torque são os 1600cm3 de prefixos:
UF; UFA; UG; UJ; UJA; UK
O motor torque na realidade é de 84 em diante, e é caracterizado por cabeçotes de 6 aletas no lugar das 8 do antigo, válvulas de escape de menor diâmetro, pistões diferentes com anéis de menor espessura e formato da cabeça diferenciados, taxa de compressão mais alta &,5 contra 7,2 do antigo no gasolina e 11:1 contra 10;1 do antigo no álcool.
Fora isto algumas mudanças de carburação e comando de válvulas com diagrama mais agressivo.
Estas mudanças geram melhor curva de torque sem perda de rotação, a não ser nas versões da Kombi, que recebiam carburadores com venturis menores (no gasolina) e comando mais manso, aumentando ainda mais o torque e aí sim perdendo rotações úteis.
Na prática todo motor pós 84 é chamado torque, porém os da Kombi desta época são mais limitados em relação a rotações mais altas.
Meu Fusca 1985 tem motor prefixo UJ e tem 57cv@4200RPM (DIN) e aproximadamente 67cv@4200RPM (SAE)
Tabela de referência de cilindradas de motor
Virabrequim X pistão = Cilindrada (cc)
O Fusca 1985 tem virabrequim 69 X pistão 85,5 = 1585cc (1600)
Tabela de potência de motores VW ar no Brasil
No Brasil tivemos:
Motor1200, foi usado desde o início do Fusca até 12/66.
Prefixo dos Motores: B
Cilindrada: 1192cm3
Diâmetro do pistão: 77mm
Curso do virabrequim: 64mm
Potência:
36cv@3700RPM (SAE) / 30cv@340RPM (DIN)
Motores 1300, de 01/67 até 12/83
Prefixo dos motores: BF; BJ; BY (gas); BK; BM (alc).
Cilindrada:1285cm3
Diâmetro do pistão: 77mm
Curso do Virabrequim: 69mm
Potência:
46cv@4600RPM (SAE) / 38cv@4000RPM (DIN) – BF e BJ
49cv@4400RPM (SAE) / 42cv@4200RPM (DIN) – BK
50cv@4400RPM (SAE) / 42cv@4200RPM (DIN) – BM e BY
Motor 1500, de 01/67 até 10/75
Prefixo dos motores: BH
Cilindrada:1493cm3
Diâmetro do pistão: 83mm
Curso do Virabrequim: 69mm
Potência: 52cv@4600RPM (SAE) / 42cv@4000RPM (DIN)
Motores 1600, de 01/69 até...
Prefixo dos motores: BA; BB; BD; BG; BN; BV; BZ; UA; UF; UFA; UG; (gas); BP; BX; UJ; UJA; UK (alc).
Cilindrada:1584cm3
Diâmetro do pistão: 85,5mm
Curso do Virabrequim: 69mm
Potência:
58cv@4400RPM (SAE) / 48cv@4000RPM (DIN) – BA; BZ
60cv@4600RPM (SAE) / 50cv@4200RPM (DIN) – BB
65cv@4600RPM (SAE) / 54cv@4200RPM (DIN) – BD; BG; BN; BV
67cv@4600RPM (SAE) / 56cv@4200RPM (DIN) – BV (só p/ Variant II)
66cv@5000RPM (SAE) / 55cv@4600RPM (DIN) – UA (taxa 7,2:1)
78cv@6100RPM (SAE) / 65cv@5600RPM (DIN) – UA (taxa 8,5:1 até 81)
45cv@4000RPM (DIN) – UF
53cv@4200RPM (DIN) – UFA
56cv@4500RPM (DIN) – UG
62cv@4800RPM (SAE) / 52cv@4400RPM (DIN) – BP
68cv@4800RPM (SAE) / 57cv@4400RPM (DIN) – BX
57cv@4200RPM (DIN) – UJ
58,7cv@4300RPM (DIN) – UJA
62cv@4500RPM (DIN) – UK
Motor 1700, a partir de 06/72 (SP2)
Prefixo dos motores: BL
Cilindrada:1678cm3
Diâmetro do pistão: 88mm
Curso do Virabrequim: 69mm
Potência:
75cv@5000RPM (SAE) / 65cv@4600RPM (DIN)
Os motores 1200, 1500 e 1300 gasolina tem sempre carburador simples.
Os 1300 e 1600 a álcool, assim como o 1700 a gasolina tem dupla carburação.
Os 1600 a gasolina podem ter 1 ou 2 carburadores:
1 carburador : BA; BB; BZ e UF
2 carburadores: BD; BG; BN; BV; UA; UFA e UG.
Nesta tabela os motores torque são os 1600cm3 de prefixos:
UF; UFA; UG; UJ; UJA; UK
O motor torque na realidade é de 84 em diante, e é caracterizado por cabeçotes de 6 aletas no lugar das 8 do antigo, válvulas de escape de menor diâmetro, pistões diferentes com anéis de menor espessura e formato da cabeça diferenciados, taxa de compressão mais alta &,5 contra 7,2 do antigo no gasolina e 11:1 contra 10;1 do antigo no álcool.
Fora isto algumas mudanças de carburação e comando de válvulas com diagrama mais agressivo.
Estas mudanças geram melhor curva de torque sem perda de rotação, a não ser nas versões da Kombi, que recebiam carburadores com venturis menores (no gasolina) e comando mais manso, aumentando ainda mais o torque e aí sim perdendo rotações úteis.
Na prática todo motor pós 84 é chamado torque, porém os da Kombi desta época são mais limitados em relação a rotações mais altas.
Meu Fusca 1985 tem motor prefixo UJ e tem 57cv@4200RPM (DIN) e aproximadamente 67cv@4200RPM (SAE)
Tabela de referência de cilindradas de motor
Virabrequim X pistão = Cilindrada (cc)
O Fusca 1985 tem virabrequim 69 X pistão 85,5 = 1585cc (1600)
Tabela de potência de motores VW ar no Brasil
No Brasil tivemos:
Motor1200, foi usado desde o início do Fusca até 12/66.
Prefixo dos Motores: B
Cilindrada: 1192cm3
Diâmetro do pistão: 77mm
Curso do virabrequim: 64mm
Potência:
36cv@3700RPM (SAE) / 30cv@340RPM (DIN)
Motores 1300, de 01/67 até 12/83
Prefixo dos motores: BF; BJ; BY (gas); BK; BM (alc).
Cilindrada:1285cm3
Diâmetro do pistão: 77mm
Curso do Virabrequim: 69mm
Potência:
46cv@4600RPM (SAE) / 38cv@4000RPM (DIN) – BF e BJ
49cv@4400RPM (SAE) / 42cv@4200RPM (DIN) – BK
50cv@4400RPM (SAE) / 42cv@4200RPM (DIN) – BM e BY
Motor 1500, de 01/67 até 10/75
Prefixo dos motores: BH
Cilindrada:1493cm3
Diâmetro do pistão: 83mm
Curso do Virabrequim: 69mm
Potência: 52cv@4600RPM (SAE) / 42cv@4000RPM (DIN)
Motores 1600, de 01/69 até...
Prefixo dos motores: BA; BB; BD; BG; BN; BV; BZ; UA; UF; UFA; UG; (gas); BP; BX; UJ; UJA; UK (alc).
Cilindrada:1584cm3
Diâmetro do pistão: 85,5mm
Curso do Virabrequim: 69mm
Potência:
58cv@4400RPM (SAE) / 48cv@4000RPM (DIN) – BA; BZ
60cv@4600RPM (SAE) / 50cv@4200RPM (DIN) – BB
65cv@4600RPM (SAE) / 54cv@4200RPM (DIN) – BD; BG; BN; BV
67cv@4600RPM (SAE) / 56cv@4200RPM (DIN) – BV (só p/ Variant II)
66cv@5000RPM (SAE) / 55cv@4600RPM (DIN) – UA (taxa 7,2:1)
78cv@6100RPM (SAE) / 65cv@5600RPM (DIN) – UA (taxa 8,5:1 até 81)
45cv@4000RPM (DIN) – UF
53cv@4200RPM (DIN) – UFA
56cv@4500RPM (DIN) – UG
62cv@4800RPM (SAE) / 52cv@4400RPM (DIN) – BP
68cv@4800RPM (SAE) / 57cv@4400RPM (DIN) – BX
57cv@4200RPM (DIN) – UJ
58,7cv@4300RPM (DIN) – UJA
62cv@4500RPM (DIN) – UK
Motor 1700, a partir de 06/72 (SP2)
Prefixo dos motores: BL
Cilindrada:1678cm3
Diâmetro do pistão: 88mm
Curso do Virabrequim: 69mm
Potência:
75cv@5000RPM (SAE) / 65cv@4600RPM (DIN)
Os motores 1200, 1500 e 1300 gasolina tem sempre carburador simples.
Os 1300 e 1600 a álcool, assim como o 1700 a gasolina tem dupla carburação.
Os 1600 a gasolina podem ter 1 ou 2 carburadores:
1 carburador : BA; BB; BZ e UF
2 carburadores: BD; BG; BN; BV; UA; UFA e UG.
Nesta tabela os motores torque são os 1600cm3 de prefixos:
UF; UFA; UG; UJ; UJA; UK
O motor torque na realidade é de 84 em diante, e é caracterizado por cabeçotes de 6 aletas no lugar das 8 do antigo, válvulas de escape de menor diâmetro, pistões diferentes com anéis de menor espessura e formato da cabeça diferenciados, taxa de compressão mais alta &,5 contra 7,2 do antigo no gasolina e 11:1 contra 10;1 do antigo no álcool.
Fora isto algumas mudanças de carburação e comando de válvulas com diagrama mais agressivo.
Estas mudanças geram melhor curva de torque sem perda de rotação, a não ser nas versões da Kombi, que recebiam carburadores com venturis menores (no gasolina) e comando mais manso, aumentando ainda mais o torque e aí sim perdendo rotações úteis.
Na prática todo motor pós 84 é chamado torque, porém os da Kombi desta época são mais limitados em relação a rotações mais altas.
Meu Fusca 1985 tem motor prefixo UJ e tem 57cv@4200RPM (DIN) e aproximadamente 67cv@4200RPM (SAE)
Tabela de referência de cilindradas de motor
Virabrequim X pistão = Cilindrada (cc)
O Fusca 1985 tem virabrequim 69 X pistão 85,5 = 1585cc (1600)
Tabela de potência de motores VW ar no Brasil
No Brasil tivemos:
Motor1200, foi usado desde o início do Fusca até 12/66.
Prefixo dos Motores: B
Cilindrada: 1192cm3
Diâmetro do pistão: 77mm
Curso do virabrequim: 64mm
Potência:
36cv@3700RPM (SAE) / 30cv@340RPM (DIN)
Motores 1300, de 01/67 até 12/83
Prefixo dos motores: BF; BJ; BY (gas); BK; BM (alc).
Cilindrada:1285cm3
Diâmetro do pistão: 77mm
Curso do Virabrequim: 69mm
Potência:
46cv@4600RPM (SAE) / 38cv@4000RPM (DIN) – BF e BJ
49cv@4400RPM (SAE) / 42cv@4200RPM (DIN) – BK
50cv@4400RPM (SAE) / 42cv@4200RPM (DIN) – BM e BY
Motor 1500, de 01/67 até 10/75
Prefixo dos motores: BH
Cilindrada:1493cm3
Diâmetro do pistão: 83mm
Curso do Virabrequim: 69mm
Potência: 52cv@4600RPM (SAE) / 42cv@4000RPM (DIN)
Motores 1600, de 01/69 até...
Prefixo dos motores: BA; BB; BD; BG; BN; BV; BZ; UA; UF; UFA; UG; (gas); BP; BX; UJ; UJA; UK (alc).
Cilindrada:1584cm3
Diâmetro do pistão: 85,5mm
Curso do Virabrequim: 69mm
Potência:
58cv@4400RPM (SAE) / 48cv@4000RPM (DIN) – BA; BZ
60cv@4600RPM (SAE) / 50cv@4200RPM (DIN) – BB
65cv@4600RPM (SAE) / 54cv@4200RPM (DIN) – BD; BG; BN; BV
67cv@4600RPM (SAE) / 56cv@4200RPM (DIN) – BV (só p/ Variant II)
66cv@5000RPM (SAE) / 55cv@4600RPM (DIN) – UA (taxa 7,2:1)
78cv@6100RPM (SAE) / 65cv@5600RPM (DIN) – UA (taxa 8,5:1 até 81)
45cv@4000RPM (DIN) – UF
53cv@4200RPM (DIN) – UFA
56cv@4500RPM (DIN) – UG
62cv@4800RPM (SAE) / 52cv@4400RPM (DIN) – BP
68cv@4800RPM (SAE) / 57cv@4400RPM (DIN) – BX
57cv@4200RPM (DIN) – UJ
58,7cv@4300RPM (DIN) – UJA
62cv@4500RPM (DIN) – UK
Motor 1700, a partir de 06/72 (SP2)
Prefixo dos motores: BL
Cilindrada:1678cm3
Diâmetro do pistão: 88mm
Curso do Virabrequim: 69mm
Potência:
75cv@5000RPM (SAE) / 65cv@4600RPM (DIN)
Os motores 1200, 1500 e 1300 gasolina tem sempre carburador simples.
Os 1300 e 1600 a álcool, assim como o 1700 a gasolina tem dupla carburação.
Os 1600 a gasolina podem ter 1 ou 2 carburadores:
1 carburador : BA; BB; BZ e UF
2 carburadores: BD; BG; BN; BV; UA; UFA e UG.
Nesta tabela os motores torque são os 1600cm3 de prefixos:
UF; UFA; UG; UJ; UJA; UK
O motor torque na realidade é de 84 em diante, e é caracterizado por cabeçotes de 6 aletas no lugar das 8 do antigo, válvulas de escape de menor diâmetro, pistões diferentes com anéis de menor espessura e formato da cabeça diferenciados, taxa de compressão mais alta &,5 contra 7,2 do antigo no gasolina e 11:1 contra 10;1 do antigo no álcool.
Fora isto algumas mudanças de carburação e comando de válvulas com diagrama mais agressivo.
Estas mudanças geram melhor curva de torque sem perda de rotação, a não ser nas versões da Kombi, que recebiam carburadores com venturis menores (no gasolina) e comando mais manso, aumentando ainda mais o torque e aí sim perdendo rotações úteis.
Na prática todo motor pós 84 é chamado torque, porém os da Kombi desta época são mais limitados em relação a rotações mais altas.
Meu Fusca 1985 tem motor prefixo UJ e tem 57cv@4200RPM (DIN) e aproximadamente 67cv@4200RPM (SAE)
Tabela de referência de cilindradas de motor
Virabrequim X pistão = Cilindrada (cc)
O Fusca 1985 tem virabrequim 69 X pistão 85,5 = 1585cc (1600)
minha brasilia é BN, porem o antigo dono deixou-a apenas com um carburador, que originalmente eram dois, nesse caso o que voce me recomenda para aumentar o torque dela. Meu pai tem um fusca 85 e tem um torque bem melhor que a brasilia.
ResponderExcluirOi amigo, você pode colocar um escapamento 4x2 cruzado e dois carburadores .40 mas antes de uma pesquisada no you tube por um cara chamado tonella ele tem ótimas dicas, e parabéns ao blog.
ExcluirE motor que tem prefixo BHI?
ResponderExcluirBom dia!
ResponderExcluirShow curti seu blog e principalmente essas informações que me ajudaram muito.
Grato pela dedicação do amigo!
Abraço
*obs boa recomendação os vídeos do Tonella, também ajudam muito.
Olá gente boa, fiquei confuso com o motor da minha Brasilia que é original a álcool dupla Solex.
ResponderExcluirNo bloco tem as letras BK, segundo a tabela acima seria 1300 42 CV, mas no documento está 65 CV.
Fico agradecido se alguém puder me ajudar com essa dúvida.
Sua Brasilia deve ser 1600 então.
ExcluirAmigo boa noite!! Dá uma olhada na entrada de ar nos cabeçotes d ela, 1300 uma entrada, 1600 entrada dupla
ExcluirAmigo boa noite!! Dá uma olhada na entrada de ar nos cabeçotes d ela, 1300 uma entrada, 1600 entrada dupla
ExcluirQual o melhor vw A AR para comprar para uso diário? FUSCA, BRASILIA, VARIANT OU GOL?
ResponderExcluirVARIANT sem duvida!Motor a ar mais avançado que a VW fez.
ExcluirTudo depende da relação da caixa... Eu recomendo o mais longo possível... 8x31, mesmo nos 1300 anda bem e economiza muito.
ExcluirO MOTOR DO MEU FUSCA TEM AS LETRAS PBH QUE MOTOR É ESSE?
ResponderExcluirNão existe tais letras para motor VW.É mais provavel que seja apenas BH, alguem tipou a letra P.
ExcluirPeguei um gol bx e ele tem número de motor pbh também, mas não é na frente, fica de lado é 1600 gasolina dupla carburação. Pesquisei e já vi mais casos assim, só não sei a procedência, mas acredito ser motor vendido parcial na concessionária, fabricado pela própria volks.
ExcluirO MOTOR DO MEU FUSCA TEM AS LETRAS PBH QUE MOTOR É ESSE?
ResponderExcluiré BH 1500, você pode ver que a letra "P" inicial é diferente, ela não voga nada!
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO motor do meu fusca creio ser 1600 por ter cabeçote de entrada dupla e ter apenas 6 aletas e os prisioneiros serem mais finos que os demais.. Seria um 1600 tork? Ele não tem numeração nenhuma no bloco abaixo do cavalete do alternador.
ResponderExcluirIsso mesmo...
Excluirtenho um fusca e o motor dele é bk mais eta andando com 1 carburador a gasolina ele bate um pouco de pino ai foi que descobri que bk é um motor 1300 a alcool ele deve ser mais taxado tem como manter 1 carburador e passar pra alcool obs ele tem ignição eletronica
ResponderExcluirAmigo..quando vc uzar álcool a taxa de compresao tem ser de 11.1 e a taxa de gasolina entre 7.5 no máximo 8....então não importa números etc...os gigle do carbura álcool pra gasolina São diferente
ExcluirNo caso se quiseres andar na gasolina...tem que alterar a taxa..para 7.5...o ideal..Abc.
Meu motor é BP e gostaria de saber mais sobre ele, tem carburaçao simples e é a gasolina, 1600... explica ai porq esta tudo diferente do que diz ali, era de um mecanico
ResponderExcluirOlá ,meu motor tem as letras UH o que seria ???
ResponderExcluirOlá ,meu motor tem as letras UH o que seria ???
ResponderExcluirhttp://www.dicasmecanicas.com/2009/10/tabela-de-avano-vw/
ExcluirBoa tarde, estou procurando o código do motor do meu fusca, mas não estou achando. O código que está nele é PBF, mas não consigo encontrar em nenhum site sobre esse código, alguém pode me ajudar?
ResponderExcluirBoa tarde, estou procurando o código do motor do meu fusca, mas não estou achando. O código que está nele é PBF, mas não consigo encontrar em nenhum site sobre esse código, alguém pode me ajudar?
ResponderExcluirÉ motor BF de reposição. Ou seja, 1300cc. Abraço.
ExcluirQual a fonte dessa informação? Estou em situacao semelhante. No site VW não achei nada sobre isso.
ExcluirOla, amigo.
ResponderExcluirAdquiri um fusca 1985/1986, o chassis é 9BWZZZ11ZGP002308.
O motor é um BJ394145. Pelo que pesquisei, esse é um motor 1300.
A minha dúvida é: saiu Fusca 85/86 com motor 1300 ou esse carro teve o motor alterado?
Grato.
Alterado. Não fabricava mais BJ em 85 e sim UF e UJ. Um e dois carburadores respectivamente.
Excluirola,meu motor tem as letras UH do que seria ???
ResponderExcluirola,meu motor tem as letras UH do que seria ???
ResponderExcluirestou construindo um motor 6 cilindros box com as peças do wv ar vc poderia forneçer as medidas de motor o talves algueim do blog
ResponderExcluirMinha kombi tem motor com as letras BU o que seria a cc dele .Se alguem puder me ajudar desde de ja' agradesco pq nao acho esse BU em tabela nenhuma.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirTenho um motor a AR com numeração RJ 000xxxx Alguem sabe dizer q motor e esse : ano, cc, aplicação...? Desde já grato.
ResponderExcluirDeve ter sido gravado pelo Detran do RJ. Abraço.
ExcluirTenho um motor a AR com numeração RJ 000xxxx Alguem sabe dizer q motor e esse : ano, cc, aplicação...? Desde já grato.
ResponderExcluirOlá, pelo jeito seu motor foi remarcado, as siglas RJ significam o estado onde foi remarcado, o meu quando remarcaram colocaram siglas RS, que corresponde ao meu estado, espero ter ajudado, abraço!
ExcluirLeia a resolução 282 de 2008 do CONTRAN, q ela fala sobre isso. Abraço.
ExcluirBoa noite, tenha um VW VARIANT 1977, comigo desde 1979 e 1.8 kit MAHLE, a 20 anos, a gasolina, o resto, tudo original, adaptado ar condicionado, anda igual e gasta mais que o 1.6 original, que me sugere para melhorar? Obrigado.
ResponderExcluirBoa noite,
ResponderExcluirAlguém saberia dizer o que diferencia uma BV,p.ex.,de outros prefixos que não consegui identificar na tabela?Seria a potência e rotação final?
Amigo meu motor começa com 2BR que motor é este?
ResponderExcluirBoa noite tenho um Fusca com as letras do motor UB
ResponderExcluirAlguém poderia me ajudar ,me dizer que cilindrada é?
Eu também estou querendo comprar um, mas so encontrei referencia aqui: http://clovisvistorias.blogspot.com/2010/06/tabela-de-motores-vw.html
ExcluirBoa tarde.
ResponderExcluirMandei fazer um motor 1600 tork com dupla carburacao, ai coloquei um radiador deslocado e um comando da marca Andrey (diz q é um comando americano) ele tem a numeracao 120,gostaria d saber com quantos vc d potencia ele pode estar. Ele é a gasolina.
olá no meu aparece oh alguém sabe que motor é esse?
ResponderExcluirMeu pai acabou de comprar uma Kombi ano 2009, o câmbio quebrou duas vezes dentro de dois meses . Alguém tem algial dica ? Trocar o cambio por de outro Volks ? Pois ele tem ouvido de muitas pessoas que dizem que o câmbio da Kombi nova é o pior de todos. Obrigado e um abraço a todos.
ResponderExcluirMeu motor tem as letras UH qual a sua cc
ResponderExcluirEstas letra não tem na tabela
ResponderExcluiro motor do meu fusca e BKM mas ae tem varios BK,BM,Qual motor e esse meu?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá? O carro do meu pai é um fusca ano 83, e pelas informações que li aqui, o motor é 1300. O prefixo do motor é BK. Parece que ele era originalmente a alcool, mas foi convertido para gasolina. O mecânico condenou o carburador que está nele, um solex 30 pic. Qual devo botar. O motor é Bk
ResponderExcluirTenho um fusca com motor de prefixos UG. Pelo q pesqusei esse motor usa carburação dupla, porém ele está com carburação simples com o 30PICS. Esse seria o carburador ideal ou devo substituí-lo?
ResponderExcluirOlá tenho um buggy 1970 no registro do detran se sergipe moro no rio grande do sul o prefixo marcado é BY posso rodar assim passa na vistoria
ResponderExcluirExiste motor com iniciais sp na kombi com um carburador ?
ResponderExcluirEstou comprando um motor com a numeração UFI. Alguém consegue me dizer que motor é esse ?
ResponderExcluirNão encontrei registro em lugar nenhum.
É um 1600 com um carburador
Muito bom obrigado
ResponderExcluirBonjour , je recherche des infos sur un moteur UG198195
ResponderExcluirSi quelqu'un a des infos
Merci d'avance
Olá, o que significa essas siglas (DIN) e (SAE)?
ResponderExcluirÓtimo
ResponderExcluirAlguém sabe sobre o número PBH?
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