segunda-feira, 6 de setembro de 2010

MUSEU DO AUTOMÓVEL DE BRASILIA

Semana passada fomos surpreendidos com o pedido de reintegração de posse movido pelo Ministério dos Transportes para que o curador do Museu do Automóvel de Brasilia, José Roberto Nasser, desocupe aquele espaço, já que eles alegam que precisam ocupá-lo com arquivos e documentos daquele Ministério.

Foi criada uma moção pública endereçada ao Presidente da República, solicitando que o Museu permaneça no local onde está e até ontem já haviam mais de 2500 assinaturas. Portanto, vamos dar nosso total apoio ao Museu do Automóvel através da Petição Moção de Apoio via Internet.

Para assinar a Petição acesse o link: http://http//www.peticaopublica.com/?pi=apoiomab.

No acervo encontraremos raridades como o exemplar do Willys Capeta, o Itamaraty Presidencial, o FNM-Onça, o Willys Gavea, primeiro formula 3 dos irmãos Fittipaldi, os Willys que estavam sendo depredados no antigo museu de Caçapava e que hoje estão guardados lá e sendo restaurados em regime de comodato cedidos pela Ford, além de vários outros exemplares, como mostram as fotos abaixo.

Willys Gavea

Camionetes, Alfas, Gordinis, Aero Willys

Raridades em lubrificantes automotivos

Os Willys que estavam no Museu Roberto Lee em Caçapava/SP

O Willys Capeta no cavalete fazendo revisão

Mais raridades

O raro GT Malzoni, Puma VW, o Uirapurú 4200 GT

Os Willys de 1906, espelhando a tecnologia primária da época, com quatro cilindros fundidos separadamente; um Willys Whippet 1928, Double Phaeton - quatro portas, conversível - com pequeno motor de quatro cilindros; um Willys Knight 1929, elegante e imponente sedã com capota em aço, e motor de seis cilindros com a hoje pouco conhecida tecnologia Knight, de camisas deslizantes, substituindo as válvulas convencionais.

SP2, Onça, Alfa, Uirapurú 4200 GT

O belo Alfa Romeo

Simcas Tufão, GTX e Rally



(Fotos, arquivo pessoal)

5 comentários:

  1. Nota do Blog: pela primeira vez desde que foi criado o blog tive que apagar um comentário de alguém que não se identificou. Portanto, se não se identifica, não existe, e consequentemente, o seu comentário, não existe, além de ser mal educado. Portanto, meu filho, vá cantar noutra freguesia.
    Jovino

    ResponderExcluir
  2. Não conheço o Museu de Brasilia, mas gostaria de conhecer. Fazem muitos anos que fui à Brasilia, mas gostei da cidade e gostaria de ir de novo. E como dizem "não é preciso saber cozinhar para saber se uma comida é boa".
    Outro crime. O Museu da Ulbra já foi, o que dói muito em nós antigomobilistas gaúchos. Tudo por uma briguinha de quem pode mais. Mas agora já foi, e não há o que fazer.
    Espero de coração que o de Brasilia não siga o mesmo caminho. Acredito que com o valor dos impostos que todos nós, brasileiros leais e varonis "contribuimos" (hoje é dia da Pátria, e a Pátria somos todos nós, ricos e pobres, com todas nossa história, nossas lembranças e nosso sonhos por um futuro sempre melhor), é possível achar um galpão que o governo não utilize para colocar o Museu, ou então o arquivo, que certamente é importante para o Detran. Mas será que precisa ser onde está hoje o Museu??? Será que não há uma solução que preserve a história do automobilismo no Brasil, que tanto esforço tem tido de todos nós?

    ResponderExcluir
  3. Amigos Jovino e Zé Roberto,

    Subscrevi, por mim, pessoalmente, e pela Lorena.GT_réplica, mensagem A TODOS OS MEUS CONTATOS, pedindo que apoiassem a petição à Presidência da Republica.

    Foi assunto muito comentado na Exposição do Forte Copacabana no sábado.

    Como brasiliense de primeira hora, sei que o Ministério dos Transportes poderá digitalizar todo o acervo do material que irá ao arquivo pretendido.

    Não nos resta outro raciocínio que não seja o político, claro que politicamente incorreto!!!

    Mário Estivalet também sempre com o equilíbrio e experiência contribuindo positivamente para a memória do nosso automobilismo.

    Vamos esperar pelo bom senso (será que existe???).

    Forte abraço a todos os seguidores.

    Fernando Lapagesse

    ResponderExcluir
  4. Mario,Lapagesse,
    Uma das propostas é a de se arrumar um lugar em definitivo para o MUseu, pois ficar assim do jeito que está neste galpão do MT, não é legal. Existem opções para a mudança do museu, mas como estamos em época de eleição em que nada se decide e também por causa da crise aqui do GDF em que temos um governador, mas que não tem poder de decidir muito, fica mais difícil. Mas o Nasser está contatando apoio e todos nós estamos apoiando como podemos.
    Jovino

    ResponderExcluir
  5. Jovino,

    Meu filho estará me representando na manifestação de Brasília, conforme anunciado no blog.

    Irá com a Puminha GTE 1980 que ele ganhou e está cuidando com muito carinho.

    Ao menos um dos Lapagesse estará dizendo SIM à convocação.

    Um abraço,

    Luiz Fernando Lapagesse

    ResponderExcluir