quarta-feira, 1 de abril de 2015

O INCRÍVEL FIAT S76 DE 28.500 CILINDRADAS QUE BATEU O RECORDE DE VELOCIDADE em 1911

Uma das apenas duas unidades do Fiat S76 de 1911, o carro mas veloz do mundo na época, volta a funcionar depois de 100 anos. Equipado com um gigantesco motor de 28.5 litros de cilindradas e apenas quatro cilindros, conseguiu atingir 217 km/h em Saltburg Sands (deserto de sal, na Inglaterra), com o piloto italiano Pietro Bordino, ao volante, na época em que foi apresentado.

O carro mais veloz do mundo, na época, volta a funcionar depois de 100 anos.  Equipado com um gigantesco motor de 28,5 litros de cilindrada e apenas quatro cilindros, conseguiu atingir 217 km/h em Saltburn Sands (deserto de sal, na Inglaterra), com o piloto italiano Pietro Bordino ao volante, na época em que foi apresentado.

Nos últimos 10 anos, o carro passou por um meticuloso processo de restauração. "Todos os itens originais foram restaurados, do chassi ao motor, passando pela suspensão, eixos, pedais, direção, etc", disse o atual proprietário, Duncan Pittaway, que girou a manivela que dá a partida no gigantesco motor de cerca de 300 cv, algo inédito para o início do século passado. 

Confira abaixo o vídeo do momento em que o motor de 28.5 litros de cilindrada volta a funcionar, ainda sem sistema de escapamento, daí as labaredas que saem do bloco.


Aqui ele funcionando pela primeira vez
E aqui os restauradores abobolhados dando um rolé na máquina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário