quarta-feira, 23 de março de 2011

CARROS - PASSADO E PRESENTE

As décadas de 60 e 70 foram as décadas onde quase tudo aconteceu em termos de mudança de comportamento, cultura, esportes e que mexeram com toda uma geração. A guerra do Vietnã passou a ser mostrada para a grande mídia mundial; Jimi Hendrix executava o hino nacional dos Estados Unidos nos solos chorados de sua Fender Stratocaster no festival de Woodstock; a bossa nova fazia sucesso no mundo inteiro quando "Garota de Ipanema" derrotou os até então imbatíveis Beatles nas paradas de sucesso.

Acompanhamos no Brasil os festivais de música onde Caetano Veloso introduziu a guitarra elétrica na música popular brasileira juntamente com os Mutantes e a turma da Bahia, assustando os conservadores que achavam que eles estavam desvirtuando a nossa música; as meninas ousadas passaram a usar as minis saias e depois as mídis saias deixando as molecadas com os tesões aflorados, numa época de ditadura militar, do Ato Institucional nº 5, que, em nome da ordem, prendiam, torturavam e matavam os que se opunham ao novo regime. Mas mesmo assim, éramos mais amigos uns dos outros e felizes e sabíamos disto.

Hoje, e o nosso mundo!!! Um mundo globalizado e super moderno com internet mostrando a vida de todos, "mulheres robotizadas" que enchem os corpos de substâncias químicas para ficarem "mais bonitas"; "homens metrossexuais"; axé music; pancadão, e os carros...

Como eles eram antes e hoje com toda a modernidade atual?

Clique nas fotos para ampliá-las

Vejam a variedade de design, linhas e cores dos carros: DKWs, Fusca, Alfas, Kombis, Rurais, importados ...


O estacionamento do anexo da Camara dos Deputados no passado com o STF ao fundo


Hoje, carros pretos, cinzas, escuros, sem cor e sem vida, tudo seguindo praticamente uma linha estética e iguais e com a mesma cara impostas pelos túneis de vento e deixando a beleza de lado.

O nosso mundo melhorou, piorou ou estamos ficando velhos e românticos ?

(fotos, arquivo pessoal, blog do gomes)

10 comentários:

  1. Jovino estas fotos são verdadeiras parábolas que trazem alguns ensinamentos. A primeira é que a vida hoje é mais confortável, mas muito mais sem graça do que outrora.
    A segunda é que a sociedade busca um padrão, um ícone que acaba escravizando todos em modelos "in" ou "out". Com o tempo nos tornamos prisioneiros destes padrôes e não nos permitimos a liberdade de sermos diferentes.
    Viva a diferença, quebrem os padrões medíocres ditados pelos marketeiros de plantão e pelos donos das mídias.
    Viva os carros, amarelos, vermelhos e verdes! Viva os cupês, sedãs e as peruas! Viva a bicicleta a moto e o patinete.

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  2. Viva você Mauricio, que entendeu perfeitamente o que eu quis dizer.
    Jovino

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  3. Jovino,
    Beleza de fotos.
    É isso aí, Maurício.
    Abs, Hamilton.

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  4. Comentário do meu amigo Kika encaminhado para o meu email:

    "Caro amigo!! Bem lançada no blog a analogia dos design de automóveis de antes com os de hoje. Realmente outrora a decisão pela compra de um auto se focava na emoção (o gordini alardeava ¨40 hp de emoção¨), hoje em dia a decisão é predominantemente racional. Paciência, nós que somos customizadores prezamos a identidade de nossos carros, mas somos minoria. Mudando de assunto, falhei ao encontro de terça feira por motivos v..., mas terça que vem compareço!!! Abraços"
    Kika

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  5. Jovino que belas imagens de um bom tempo que tinham cores,Mauricío disse tudo.
    Já estou dando os primeiros passos quer dizer dirigindo em Brasília.Hoje passei em frente ao autódromo.Já estou me acostumando com a cidade.

    abs.

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  6. Joel já acertou a mão nas tesourinhas, eu nunca consigo passar da W3 para outras avenidas, sempre me enrolo, he, he, he.

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  7. Joel, no começo a gente se perde um pouco. Depois você se acostuma e verá que é bem fácil dirigir em Brasília, pois as quadras são sempre em sequêcia de numeração delas uma ao lado da outra. A tesourinha deixa um pouco perdido mesmo, mas facilita muito na entrada das entre quadras. Tô sempre as ordens. Se precisar de mim, é só falar.
    Jovino

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  8. Valeu pessoal,vamos nos encontrar e falar de automobilismo e tudo mais.

    abraços.

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  9. Este negócio de tesouras e tesourinhas aprendi, ainda de Kombi, que das quadras para as pistas tínhamos que entrar em 3a. a 3.000 e colocar 2a. no meio da curva, e sair (na pista) a 3.500 RPM. No sentido contrário a 2a. devia ser acionada antes da entrada na tesoura e rezar para não pegar ninguém "subindo" ou descendo. Feliz 2017.

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  10. Caro amigo, esta robotização globalizada faz coisa. Quantos, destes compradores de Jeep Renegade, vão um dia passar numa poça de lama? Quantos, ainda, terão que acionar o 4x4 para poder chegar em casa? Dá para entender? Coisas do Século Bjs a todos.

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