sábado, 26 de março de 2011

DO BAÚ DO JUAREZ CORDEIRO

Mais um piloto brasiliense que coloca o seu acervo de fotos a disposição do Mocambo blog. Juarez Cordeiro, que começou a sua carreira no kart lá pelo início da década de 70 e teve destaque em provas locais e nacionais, inclusive, sendo campeão do Campeonato Regional do Brasil Central em 1980, pilotando um Passat com provas disputadas em Brasília e Goiânia.

Na seqüência das fotos abaixo, possivelmente, de um dos Mil quilômetros de Brasília do final da década de 70, Juarez acabou dando uma rodada e o carro teve algum problema elétrico, (a chave geral desligou-se) e ele depois de tentar fazer o carro funcionar em vão, o abandonou e saiu correndo para o acostamento interno da curva da vitória.

Os carros fazem a curva quase acertando o Passat do Juarez e o bombeiro que empurra o Passat para o acostamento, também, correndo grande perigo de ser acertado pelos carros que passam ao lado dele.

Mas o interessante e que dá saudades, além desta época maravilhosa do automobilismo brasiliense, é a ponte no meio da reta das arquibancadas cobertas que fazia a ligação do público com os boxes e que foi estupidamente tirada para passar desfile de escolas de samba aqui de Brasília.

Veja o Padock sem a cobertura e com o público ficando ao relento e que só foi construída quando o Nelson Piquet arrendou o autódromo, além dos tubos de PVC interligados por cercas de arame e que serviam para "segurar" os carros no caso de saírem da pista (a nossa caixa de brita de hoje).

Outra esptupidez, pois vi carros que ao derraparam saindo da pista, ficavam presos nas referidas cercas ou currais de carros, coisa impensada nos dias de hoje.



O piloto Juarez Cordeiro com o Passat roda na entrada da curva da vitória


Ele tenta ligar o carro em vão, mas algum problema na parte elétrica (chave geral que desligou-se)e ele sai correndo para o acostamento.


Repare que os carros quase acertam o Passat no meio


Aqui, o Bombeiro empurra o Passat para o acostamento (alguém tirou a camisa amarela e a usa para sinalizar o perigo na curva, coisa impensada nos dias de hoje)

8 comentários:

  1. Este post esteve fora do ar por algum problema que eu só consegui identificar agora, mas que ainda não está funcionando perfeitamente.
    Jovino

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  2. Jovino,
    Creio que nessa prova o Juarez correu em dupla com o Joaquim Faria Júnior.
    Essa sinalização com a camisa amarela (talvez o único recurso disponível no momento)foi de lascar!!
    Nem na época dos circuitos de rua se viu tanto amadorismo.
    Parabéns pelo esforço em preservar a memória do automobilismo de Brasília. Aperta o Juarez aí que ele tem muita história pra contar.
    Abs.

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  3. Hamilton,
    O Juarez já me passou um monte de fotos desde a época do kart que vou postando aqui aos poucos. Apareça no nosso encontro lá da QI 11 toda terça. O seu irmão está sempre comparecendo.
    Abs.
    Jovino

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  4. Hamilton,

    Será que este Joaquim Faria Jr. não seria meu ex-colega de turma no Colégio S. Francisco em Anápolis ?

    Mesmo nome, muita coincidência...

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  5. Joca,
    O Joaquim Faria Júnior era por nós conhecido aqui em Bsb como Júnior Faria e tinha uma loja de venda de automóveis alí na 502 sul ao lado do Curinga do Pneus que, creio eu, se chamava Faria Veículos ou Júnior Veículos. Penso não ser a mesma pessoa. Estudei em Anápolis no Couto Magalhães nos anos 60 e tenho boas lembranças dos embates esportivos entre o Colégio S. Francisco, o Couto e o Estadual, que tinha um time de futsal de grande qualidade.
    Abs.

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  6. Jovino,
    Obrigado pelo convite;
    Vou pegar uma carona com o meu irmão e apareço por lá.
    Abs.

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  7. Hamilton,

    Também estudei no Couto de Magalhães entre 1965 e 66. Quem sabe fomos contemporâneos ?

    Abs,

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