quarta-feira, 13 de setembro de 2017

FESTA DOS 50 ANOS DA CAMBER

Grande festa pela comemoração dos 50 anos da Camber, aquela oficina que começou na garagem da mãe de um dos integrantes da equipe, e que ganhou o mundo através de Alex Dias Ribeiro, Roberto Pupo Moreno e o tricampeão Nelson Piquet, que foram os seus maiores expoentes, além de Zeca Vassalo e João Luis da Fonseca, que completavam a equipe.
 
A Camber, durante muitos anos, se destacou na preparação de carros de corridas, e, também, era representante da Puma e da Yamaha no Distrito Federal,  onde os jovens que gostavam de velocidade se encontravam para papearem sobre esta paixão.
 
Eu mesmo e uns amigos, durante os meses em que se realizavam as corridas em Brasília naquela época, subíamos a asa norte a pé até chegarmos  na última oficina para a gente que ficava ali na 703 norte, onde, a Camber, se instalou primeiramente até ir em definitivo para a 504 sul.
 
Pois bem, aqueles jovens que ousaram construir um protótipo do que sobrou do acidente do fusquinha do pai do Alex, comemoraram 50 anos desde quando foi inaugurada no longínquo 1967. Foram convidados em torno de 700 pessoas, pilotos, ex pilotos, jornalistas especializados em automobilismo e uma legião de apaixonados por este esporte que lotaram o salão de festas do Brasília Palace Hotel, com exposição de diversos carros daquela época, onde o assunto preferido foi o tempo de ouro do nosso automobilismo.
 
Tive o prazer de conhecer e conversar com diversos ídolos meu como: Bird Clemente, Chiquinho Lameirão (super simpático), Jan Balder, Pedro Victor de Lamare, Dezinho Motta, Paulão Gomes, Ingo Hoffmann, os jovens pilotos brasilienses que fazem parte deste legado deixado pela Camber, Felipe Nars e Lucas Foresti, entre tantos outros pilotos e jornalistas que estiveram presentes como Lito Cavalcante e Flávio Gomes, que fez matéria para a Fox Nitro. Infelizmente, Emerson Fittipaldi e Roberto Moreno, não puderam vir à Brasília devido ao furação nos Estados Unidos e o Reginaldo Leme, mas gravaram vídeos que foram mostrados no evento, além de Alencar Junior e o Culé

Enfim, me sinto honrado em ter me juntado a equipe que organizou a festa integrada por Alex Dias Ribeiro, João Luiz da Fonseca, Valdete Framholz e Ricardo Penta.
 
Abaixo, vídeos (que abre uma após o outro) e várias fotos da festa.



Bem cedinho o patinho feio já estava estacionado em frente ao salão do evento, mas....


insistia em querer não funcionar direito, até que...

chamamos o mago dos motores de Brasília Plínio Coqueiro, que retirou as Weber 48 juntamente com os auxiliares mecânicos Alex Dias Ribeiro e Von Negri, além de dois curiosos ali, o filho do Alex e eu. o Motor ficou afinadinho.

Veja como ficou.
Veja como ficou o painel do De volta para o futuro.

Patinho feio posicionado no centro do salão.
Vários carros antigos daquela época.
e, eu, logicamente, posei para o retrato aí.
O kart do Moco trazido de Saquarema pelo meu amigo Fernandinho "menino custoso" Lapagesse.

A bolsa  com os brindes da Festa, um livro com capa grossa com 100 páginas contando  a história da Camber, um dos livros de Alex Dias Ribeiro, um DVD com os vídeos do evento.
Valdete e seu marido Leo Rodrigues.
Jan Balder e Lito Cavalcante e um jovem que esqueci o nome agora.

Mais carros de corridas, um Espron e o Stock do piloto brasiliense Lucas Foresti

Meu amigo Dezinho Mota e Jan Balder
Jan Balder, Bird Clemente,Lito e Chiquinho Lameirão
Familia de Alex Dias Ribeiro, esposa, filhos e neto
Jovino, Alex e Dezinho
Ingo e um fã
Pedrão, Alex, João Luiz, Dezinho Motta. Atrás o irmão do Pedrão.
Os meus amigos Plinio Coqueiro e Dezinho Motta, piloto de DKW de Goiânia

Meus amigos Fernandinho Lapagesse e Marcos Delessandro.

Meus amigos Barata e Lipel Custoso.


E o Patinho Feio é revelado na festa dos 50 anos da Camber

Renato e Gregório


Vários vídeos foram exibidos contando a história da Camber,




Flávio Gomes gravando para o Fox Nitro
Lucas Foresti, Marconinho, Alex, Marconi, Catanha e Heladio
Meu amigo Von Negri e eu

O jornalista Lito Cavalcanti falado da Camber




Heládio, Pedrão, "o apresentador da festa" (que está sendo disputado por Globo e Record), João Luis, Alex, Jan Balder,Pedro Victor, Bird, Ingo, Chiquinho e Paulão.

SPORTV entrevista Alex e Joao Luis da Camber
 

9 comentários:

  1. Perfeita em todos os aspectos! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Um belo e inesquecível momento do nosso automobilismo do qual infelizmente não pude participar por motivo de compromissos profissionais. Parabéns ao Alex e a todos os envolvidos na Câmber.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. fiquei extremamente feliz em poder estar nessa grande festa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom te ver nas fotos Plínio. Não deve lembrar, mas sou o Giovanni Sempre adminirador do seu trabalho algumas vezes como cliente e mais ainda das conversas que já tivemos na oficina.
      Tudo de bom para você e sua família.

      Excluir
  4. Fiquei maravilhado com a istoria da oficina Camber e desse Bendito quarteto, que compõem essa Magnífica istoria automobilísticas dessas feras.
    Me fez lembrar da minha adolescência que montamos parcialmente um carte e depois com auxílio de amigos fizemos minha cinquentinha funcionar.
    Gostaria de saber se existe um livro contando esse lindo exemplo de vida da oficina Camber e do Patinho Feio.
    Parabéns rapazes, vocês são simplesmente admiráveis.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Será que existe esse livro sobre a história da Camber para venda? Parabéns pela cobertura do evento! Abração

    ResponderExcluir