terça-feira, 31 de agosto de 2010

FORMULA VEE BRASIL

Mocambeiros,
Para quem é de Brasilia e outros Estados e ainda não conhecem, o meu amigo Joaquim Lopes Filho (o Mestre Joca) e o Roberto Zullino e sua equipe lá em Sampa, estão construindo um Formula-VEE com mecânica Volkswagem a Ar (Fusca) 1600 e estrutura tubular, sem nenhum apêndice aerodinâmico, como Spolios e Aerofólios, nos mesmos moldes das categorias que existem hoje e com grids cheios, na Austrália, Estados Unidos e em vários países da Europa.
É uma categoria realmente de baixo custo e que qualquer um poderá participar, mas ainda estão testando a primeira unidade para começarem a fabricação para a comercialização e que já tem várias encomendas.
Maiores detalhes, acessem o link http://formulaveebrazil.blogspot.com

Fala Joaquim,

"Neste último sábado o Roberto Zullino e eu estivemos mais uma vez em Piracicaba, ultimando detalhes do primeiro protótipo do Formula Vee Brazil. O carrinho está praticamente pronto, mas a cada vez que sai para uma voltinha, mais detalhes aparecem que podem ser melhorados


Joaquim no cockpit do Formula Vee

Nada de grande monta, mas são pequenas coisas que podem incrementar ainda mais o projeto e facilitar quando na linha de produção, como ganhar 3 cm na altura dos ombros - maior comodidade no habitáculo- novo reposicionamento do trambulador e pedaleiras, reforços nas laterais, etc.

Mas o que interessa é que nessas primeiras saídas o chassi se mostrou bastante confiável, com um comportamento até aqui acima do esperado e de facilima condução, o que nos deixa bastante tranquilizados neste aspecto.

O protótipo também se encontra com o motor quase em configuração prevista no regulamento, o que nos dá uma idéia bem próxima do desempenho esperado. Nesta semana o pessoal de Piracicaba - Eduardo Monis, Chico Crivellari e o Francisco Zurk - dão início à construção do segundo protótipo, já com as modificações acertadas.

Enquanto isso, o protótipo # 1 inicia os testes de pista para acertos gerais e testes de resistência do chassi, antes de entrar em produção as primeiras encomendas. Estamos animados e ansiosos mas é melhor dar um passo de cada vez".



(Fotos e filme, Joaquim)

5 comentários:

  1. Jovino,

    Obrigado pela força e pelo apoio ao nascimento da categoria. Logo que puder levo um Formula Vee pra ser testtado pela turma de Brasilia.

    Abs.

    ResponderExcluir
  2. Jovino, tenho acompanhado quase que diariamente o desenvolvimento do Fórmula Vêe, não só pelo interesse pessoal em ser um dos possuidores do Fórmula Vêe, mas, como já falei com o Mestre Joca, da minha disposição em ser um dos construtores designados pela Equipe do Joaquim e do Zulino aqui no Estado do Rio de Janeiro.
    Parabéns a toda a equipe.
    Já estou encomendando dois macacões "sob medida" para poder participar do movimento do Fórmula Vêe.
    Abraços,
    Luiz Fernando Lapagesse

    ResponderExcluir
  3. Joaquim, estamos esperando o formula Vee ficar pronto e testado pelos "escolhidos" para fazerem o crash-test para a gente o trazer para Brasilia e andar nele aqui.
    Fernandinho,acredito que esta categoria vai crescer e não deve ficar apenas em são paulo, pois segundo consta, existe interesse de gente do sul, do rio de janeiro e de Brasilia.
    Jovino

    ResponderExcluir
  4. Joaquim,
    Fiquei sabendo ontem através de um amigo que em Goiânia estão criando uma formula V também, mas só que com motor a ar de 1300cc.
    Vocês estão sabendo disto?
    Vou me informar para saber se é verdade.
    Jovino

    ResponderExcluir
  5. Boa noite amigo gostaria de saber como faço para adquirir um fórmula vee
    Estou peapesquisa sobre esta modalidade automobilistica sou piloto de kart e tenho interesse em adquirir um fórmula vee

    ResponderExcluir