segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

DO BAÚ DO PAULO BAETA

Mil quilômetros de Brasília. Paredão da rodoviária, logo após a entrada dos boxes onde o Caçador de Estrelas deu uma porrada.

Mas que carro é este? Me parece o Patinho Feio do Ricardo Achcar, mas se não me falha a memória, ele nunca correu em Brasilia. Ou seria algum protótipo brasiliense?

Atualizando, o protótipo é do Tito Passarinho/Oswaldo Scagliarini Jr. da Torre Veículos

O Bino Mark II, acredito ser os Mil quilômetros de Brasilia de 1968, pilotado pelo Luisinho Pereira Bueno e vencedor desta prova. Ou, segundo o Mestre Joca, "seria dos Mil Km de Brasilia de 1970, é só ver como o carro está sujo de lama", corrida esta, que foi debaixo de muita chuva o tempo todo.

Esta foto me deixou intrigado: é algum dos circuitos das corridas de rua aqui em Brasilia, mas estou com dúvidas de qual seria!

Me parece o circuito que passava pela Vale do Rio Doce, provavelmente de algum Mil quilômetros de Brasilia, mas num ângulo que eu ainda não tinha visto.

E o piloto? É uma berlineta e ela está fazendo a curva para que lado? Me parece que a Berlineta está fazendo a curva à direita, pois ela está inclinada mais para a esquerda.
Na realidade é no inicio subida do hotel nacional, quando saia da curva da vale a direita, depois esquerda, depois direita e depois esquerda, inicando a subida.
(fotos, Paulinho Baeta)

12 comentários:

  1. Jovino,

    O protótipo Vw parece ser o da dupla Carlão Brás/Oswaldo Scagliarini que correu os Mil Km de Brasilia de 1969, se não me engano corria com o numeral 33 ou 32.

    Já a berlineta Interlagos me parece ser a do goiano Hércules Neige na entrada da Curva da Torre de Tv, vindo do braço da W3 Norte e da Esplanada dos Ministérios. Mas é só um chute...

    Abs

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Estas provas com o publico querwndo "ver com as mãos" colocavam de plantão todos os Anjos da Guarda pois era um verdadeiro milagre tudo terminar bem.

    ResponderExcluir
  4. Corrigindo meu comentário anterior, o protótipo era o da dupla Tito Passarinho/Oswaldo Scagliarini e não Carlão Brás.

    ResponderExcluir
  5. Mais uma correção, a edição dos Mil Km de Brasilia foi a de 1970, é só verificar o estado do asfalto molhado. Em 1969, não choveu.

    ResponderExcluir
  6. Jovino,

    A foto do meio, com o protótipo VW subindo presumivelmente a Curva da Vale do Rio Doce, me confirma aimpressão ser os Mil Km de Brasilia de 1970.

    No fundo, o palanque improvisado para a cronometragem oficial da prova, fato que gerou insatisfação dos pilotos de outros estados e atrasou a prova em mais de três horas.

    Nesta corrida, o protótipo do Tito Passarinho/Oswaldo Scagliarini Jr. chegou em nono lugar.

    Abs

    ResponderExcluir
  7. Joaquim, eu acredito que não seja os mil quilômetros de 70. Estou com dúvidas. Daqui a pouco posso esclarecer, o Penta ficou de dar uma olhada. Tenho muitas fotos ainda, mas terei que me reunir com o Paulinho Baeta para ver se ele me dá maiores informações.
    Vou colocar mais uma foto interessante agora.
    Jovino

    ResponderExcluir
  8. Comentários do Paulo Jansen encaminhados para o meu email:

    "jovino, esta foto da berlineta é no inicio subida do hotel nacional, quando saia da curva da vale a direita, depois esquerda, depois direita e depois esquerda, inicando a subida . fizemos muito este circuito no tempo do latorraca.
    abraços,
    jansen

    jovino, foi neste ponto que o papas perdeu o freio e naõ fez esta curva seguindo em frente na direção da rodoviaria sinalizando com as maos para todos sairem da frente e não pegou ninguém.
    abraços
    jansen"

    Jovino

    ResponderExcluir
  9. Jovino,

    O mais provável é que as fotos podem ser de anos e corridas diferentes, mas esta última do Bino Mark II que vc postou tenho ceretza ser dos Mil Km de Brasilia de 1970, é só ver como o carro está sujo de lama.

    A foto foi feita provavelmente no início da manhã quando a chuva já havia parado.Nesta prova, o Bino foi pilotado pelo Lian Duarte e o Totó Porto.

    Abs

    ResponderExcluir
  10. Jovino,
    Esse piloto da Berlineta errou a curva e está tentando acertar o carro. A foto é na 1ª curva da subida do Hotel Nacional (o protótipo OK, mesmo não sendo a mesma prova, está na saída da 2ª curva e seqüência do percurso) e parece ser o circuito em que Toninho da Matta, com o Opala da Motorauto, venceu em 1969.
    Abs.

    ResponderExcluir
  11. Concordo Hamilton. Acho que o piloto abriu demais e perdeu a tangência da curva.
    Abs,
    Jovino

    ResponderExcluir
  12. Jovino,
    Observando os detalhes da foto, dá pra ver, com certeza, que essa prova não foi de mil quilometros. A sombra produzida pelas pessoas e pelo carro e o flash provocado pelo sol nos dá a impressão de horário entre tres e quatro horas da tarde.
    Abs,
    Hamilton.

    ResponderExcluir