sexta-feira, 6 de maio de 2011

MÃE EMOCIONA - FELIZ DIA DAS MÃES

Neste dia das mães quero fazer esta pequena homenagem as mães dos amigos e amigas que frequentam este espaço.
Escolhi duas mães: a primeira, mãe de um grande ídolo meu, e, acredito, que de vocês também, Dª. Clotilde, mãe do tricampeão mundial de Formula 1 Nelson Piquet. O Nelson nós dá o prazer de conviver com ele em alguns encontros de antigos aqui na cidade, sempre bem humorado e dando aulas sobre corridas e sua vivência pelo mundo afora.

Conheci rapidamente Dª. Clotilde num evento automobilístico no autódromo aqui em Brasília. Ela falava do filho com muito orgulho e com toda razão.

Abaixo, uma foto que captei dela e do Nelson na internet de uma propaganda de uma marca de eletrodomésticos:. "Mãe emociona", e como emociona e faz falta.


A segunda, a minha mãe, Dª. Zaira Lisboa Coelho, e que já nos deixou.

No retrato abaixo, ela junto de um monte de malucos, meus irmãos e um amigo.

Nesta época, a paulera rolava solta lá em casa, com muito rock and roll e umas biritas. Dona Zaira agüentava toda a bagunça da gente, sempre alegre, receptiva e servindo uns pãezinhos de queijo e um cafezinho no meio daquilo tudo.

Não tava nem aí. Queria mesmo é estar no meio dos filhos e dos amigos deles, participando de alguma forma na convivência da gente e era muito querida por todos.

Dona Zaira era aquele tipo de mãe que abdicava até de viver, para cuidar de sua prole. Deixava de comprar alguma coisa para ela, para comprar um sapato, um livro, ou material escolar para garantir o futuro dos filhos, 7, cinco homens e duas mulheres.

Hoje descansa em paz lá no andar de cima e que recebeu recentemente o seu companheiro de mais de 60 anos de convivência, o meu pai.

O meu irmão Marcio, Tonico, Eu, Dona Zaira, os meus irmãos Antônio e o Luiz
na 304 norte. Aliás, a foto é de 80 ou 81 quando da morte de John Lennon (vejam
 a camiseta do amigo Tonico)
Abaixo um vídeo de Barbara Jardim, uma grata revelação do Programa "Jovens Talentos" do Programa Raul Gil.

Para mim, uma das maiores vozes jovens que vi nos últimos tempos, com uma força interpretativa e um feelings para cantar como poucas.

Aqui ela interpreta (uma homenagem que faço para as mães no seu dia), a canção "Mudanças" composta por Vanusa e Sergio Sá.

É um verdadeiro hino à mulher, mãe, batalhadora, que sofre, se decepciona, vai ao fundo do poço, dá a volta por cima e se redescobre novamente.

Vejam o vídeo que vale a pena.

Mais abaixo, a letra da música.




MUDANÇAS - Composição : Vanusa e Sérgio Sá

Hoje eu vou mudar
Vasculhar minhas gavetas
Jogar fora sentimentos
E ressentimentos tolos.
Fazer limpeza no armário
Retirar traças e teias
E angústias da minha mente
Parar de sofrer
Por coisas tão pequeninas
Deixar de ser menina
Pra ser mulher!
Hoje eu vou mudar
Por na balança a coragem
Me entregar no que acredito
Pra ser o que sou sem medo.
Dançar e cantar por hábito
E não ter cantos escuros
Pra guardar os meus segredos
Parar de dizer:
"Não tenho tempo pra vida
Que grita dentro de mim
Me libertar!"
(DECLAMANDO)
Hoje eu vou mudar
Sair de dentro de mim
E não usar somente o coração
Parar de cobrar os fracassos
Soltar os laços
E prender as amarras da razão!
Voar livre
Com todos os meus defeitos
Pra que eu possa libertar
Os meus direitos
E não cobrar dessa vida
Nem rumos e nem decisões!
Hoje eu preciso
e vou mudar
Dividir no tempo
E somar no vento
Todas as coisas
Que um dia sonhei
conquistar,
Porque sou mulher
Como qualquer uma
Com dúvidas e soluções
Com erros e acertos
Amor e desamor.
Suave como a gaivota
E ferina como a leoa
Tranqüila e pacificadora
Mas ao mesmo tempo
Irreverente e revolucionária!
Feliz e infeliz
Realista e sonhadora
Submissa por condição
Mas independente por opinião,
Porque sou mulher
Com todas as incoerências
Que fazem de nós
Um forte sexo fraco!

(Fotos, reprodução e acervo particular. Video, You Tube)

Nenhum comentário:

Postar um comentário