sábado, 28 de dezembro de 2013

TABELA DE POTÊNCIA DE MOTORES VW BOXER NO BRASIL

PARA QUEM GOSTA DE MOTORES VW BOXERS.
Tabela de potência de motores VW ar no Brasil
No Brasil tivemos:
Motor1200, foi usado desde o início do Fusca até 12/66.
Prefixo dos Motores: B 
Cilindrada: 1192cm3 
Diâmetro do pistão: 77mm 
Curso do virabrequim: 64mm 
Potência: 
36cv@3700RPM (SAE) / 30cv@340RPM (DIN) 
Motores 1300, de 01/67 até 12/83
Prefixo dos motores: BF; BJ; BY (gas); BK; BM (alc).
Cilindrada:1285cm3
Diâmetro do pistão: 77mm
Curso do Virabrequim: 69mm
Potência:
46cv@4600RPM (SAE) / 38cv@4000RPM (DIN) – BF e BJ
49cv@4400RPM (SAE) / 42cv@4200RPM (DIN) – BK
50cv@4400RPM (SAE) / 42cv@4200RPM (DIN) – BM e BY
Motor 1500, de 01/67 até 10/75
Prefixo dos motores: BH
Cilindrada:1493cm3
Diâmetro do pistão: 83mm
Curso do Virabrequim: 69mm
Potência: 52cv@4600RPM (SAE) / 42cv@4000RPM (DIN)
Motores 1600, de 01/69 até...
Prefixo dos motores: BA; BB; BD; BG; BN; BV; BZ; UA; UF; UFA; UG; (gas); BP; BX; UJ; UJA; UK (alc).
Cilindrada:1584cm3
Diâmetro do pistão: 85,5mm
Curso do Virabrequim: 69mm
Potência:
58cv@4400RPM (SAE) / 48cv@4000RPM (DIN) – BA; BZ
60cv@4600RPM (SAE) / 50cv@4200RPM (DIN) – BB
65cv@4600RPM (SAE) / 54cv@4200RPM (DIN) – BD; BG; BN; BV
67cv@4600RPM (SAE) / 56cv@4200RPM (DIN) – BV (só p/ Variant II)
66cv@5000RPM (SAE) / 55cv@4600RPM (DIN) – UA (taxa 7,2:1)
78cv@6100RPM (SAE) / 65cv@5600RPM (DIN) – UA (taxa 8,5:1 até 81)
45cv@4000RPM (DIN) – UF
53cv@4200RPM (DIN) – UFA
56cv@4500RPM (DIN) – UG
62cv@4800RPM (SAE) / 52cv@4400RPM (DIN) – BP
68cv@4800RPM (SAE) / 57cv@4400RPM (DIN) – BX
57cv@4200RPM (DIN) – UJ
58,7cv@4300RPM (DIN) – UJA
62cv@4500RPM (DIN) – UK
Motor 1700, a partir de 06/72 (SP2)
Prefixo dos motores: BL
Cilindrada:1678cm3
Diâmetro do pistão: 88mm
Curso do Virabrequim: 69mm
Potência:
75cv@5000RPM (SAE) / 65cv@4600RPM (DIN)
Os motores 1200, 1500 e 1300 gasolina tem sempre carburador simples.
Os 1300 e 1600 a álcool, assim como o 1700 a gasolina tem dupla carburação.
Os 1600 a gasolina podem ter 1 ou 2 carburadores:
1 carburador : BA; BB; BZ e UF
2 carburadores: BD; BG; BN; BV; UA; UFA e UG.
Nesta tabela os motores torque são os 1600cm3 de prefixos:
UF; UFA; UG; UJ; UJA; UK

O motor torque na realidade é de 84 em diante, e é caracterizado por cabeçotes de 6 aletas no lugar das 8 do antigo, válvulas de escape de menor diâmetro, pistões diferentes com anéis de menor espessura e formato da cabeça diferenciados, taxa de compressão mais alta &,5 contra 7,2 do antigo no gasolina e 11:1 contra 10;1 do antigo no álcool.
Fora isto algumas mudanças de carburação e comando de válvulas com diagrama mais agressivo.
Estas mudanças geram melhor curva de torque sem perda de rotação, a não ser nas versões da Kombi, que recebiam carburadores com venturis menores (no gasolina) e comando mais manso, aumentando ainda mais o torque e aí sim perdendo rotações úteis.
Na prática todo motor pós 84 é chamado torque, porém os da Kombi desta época são mais limitados em relação a rotações mais altas.

Meu Fusca 1985 tem motor prefixo UJ e tem 57cv@4200RPM (DIN) e aproximadamente 67cv@4200RPM (SAE)

Tabela de referência de cilindradas de motor


Virabrequim X pistão = Cilindrada (cc)

O Fusca 1985 tem virabrequim 69 X pistão 85,5 = 1585cc (1600)
Tabela de potência de motores VW ar no Brasil
No Brasil tivemos:
Motor1200, foi usado desde o início do Fusca até 12/66.
Prefixo dos Motores: B
Cilindrada: 1192cm3
Diâmetro do pistão: 77mm
Curso do virabrequim: 64mm
Potência:
36cv@3700RPM (SAE) / 30cv@340RPM (DIN)
Motores 1300, de 01/67 até 12/83
Prefixo dos motores: BF; BJ; BY (gas); BK; BM (alc).
Cilindrada:1285cm3
Diâmetro do pistão: 77mm
Curso do Virabrequim: 69mm
Potência:
46cv@4600RPM (SAE) / 38cv@4000RPM (DIN) – BF e BJ
49cv@4400RPM (SAE) / 42cv@4200RPM (DIN) – BK
50cv@4400RPM (SAE) / 42cv@4200RPM (DIN) – BM e BY
Motor 1500, de 01/67 até 10/75
Prefixo dos motores: BH
Cilindrada:1493cm3
Diâmetro do pistão: 83mm
Curso do Virabrequim: 69mm
Potência: 52cv@4600RPM (SAE) / 42cv@4000RPM (DIN)
Motores 1600, de 01/69 até...
Prefixo dos motores: BA; BB; BD; BG; BN; BV; BZ; UA; UF; UFA; UG; (gas); BP; BX; UJ; UJA; UK (alc).
Cilindrada:1584cm3
Diâmetro do pistão: 85,5mm
Curso do Virabrequim: 69mm
Potência:
58cv@4400RPM (SAE) / 48cv@4000RPM (DIN) – BA; BZ
60cv@4600RPM (SAE) / 50cv@4200RPM (DIN) – BB
65cv@4600RPM (SAE) / 54cv@4200RPM (DIN) – BD; BG; BN; BV
67cv@4600RPM (SAE) / 56cv@4200RPM (DIN) – BV (só p/ Variant II)
66cv@5000RPM (SAE) / 55cv@4600RPM (DIN) – UA (taxa 7,2:1)
78cv@6100RPM (SAE) / 65cv@5600RPM (DIN) – UA (taxa 8,5:1 até 81)
45cv@4000RPM (DIN) – UF
53cv@4200RPM (DIN) – UFA
56cv@4500RPM (DIN) – UG
62cv@4800RPM (SAE) / 52cv@4400RPM (DIN) – BP
68cv@4800RPM (SAE) / 57cv@4400RPM (DIN) – BX
57cv@4200RPM (DIN) – UJ
58,7cv@4300RPM (DIN) – UJA
62cv@4500RPM (DIN) – UK
Motor 1700, a partir de 06/72 (SP2)
Prefixo dos motores: BL
Cilindrada:1678cm3
Diâmetro do pistão: 88mm
Curso do Virabrequim: 69mm
Potência:
75cv@5000RPM (SAE) / 65cv@4600RPM (DIN)
Os motores 1200, 1500 e 1300 gasolina tem sempre carburador simples.
Os 1300 e 1600 a álcool, assim como o 1700 a gasolina tem dupla carburação.
Os 1600 a gasolina podem ter 1 ou 2 carburadores:
1 carburador : BA; BB; BZ e UF
2 carburadores: BD; BG; BN; BV; UA; UFA e UG.
Nesta tabela os motores torque são os 1600cm3 de prefixos:
UF; UFA; UG; UJ; UJA; UK

O motor torque na realidade é de 84 em diante, e é caracterizado por cabeçotes de 6 aletas no lugar das 8 do antigo, válvulas de escape de menor diâmetro, pistões diferentes com anéis de menor espessura e formato da cabeça diferenciados, taxa de compressão mais alta &,5 contra 7,2 do antigo no gasolina e 11:1 contra 10;1 do antigo no álcool.
Fora isto algumas mudanças de carburação e comando de válvulas com diagrama mais agressivo.
Estas mudanças geram melhor curva de torque sem perda de rotação, a não ser nas versões da Kombi, que recebiam carburadores com venturis menores (no gasolina) e comando mais manso, aumentando ainda mais o torque e aí sim perdendo rotações úteis.
Na prática todo motor pós 84 é chamado torque, porém os da Kombi desta época são mais limitados em relação a rotações mais altas.

Meu Fusca 1985 tem motor prefixo UJ e tem 57cv@4200RPM (DIN) e aproximadamente 67cv@4200RPM (SAE)

Tabela de referência de cilindradas de motor


Virabrequim X pistão = Cilindrada (cc)

O Fusca 1985 tem virabrequim 69 X pistão 85,5 = 1585cc (1600)
Tabela de potência de motores VW ar no Brasil
No Brasil tivemos:
Motor1200, foi usado desde o início do Fusca até 12/66.
Prefixo dos Motores: B
Cilindrada: 1192cm3
Diâmetro do pistão: 77mm
Curso do virabrequim: 64mm
Potência:
36cv@3700RPM (SAE) / 30cv@340RPM (DIN)
Motores 1300, de 01/67 até 12/83
Prefixo dos motores: BF; BJ; BY (gas); BK; BM (alc).
Cilindrada:1285cm3
Diâmetro do pistão: 77mm
Curso do Virabrequim: 69mm
Potência:
46cv@4600RPM (SAE) / 38cv@4000RPM (DIN) – BF e BJ
49cv@4400RPM (SAE) / 42cv@4200RPM (DIN) – BK
50cv@4400RPM (SAE) / 42cv@4200RPM (DIN) – BM e BY
Motor 1500, de 01/67 até 10/75
Prefixo dos motores: BH
Cilindrada:1493cm3
Diâmetro do pistão: 83mm
Curso do Virabrequim: 69mm
Potência: 52cv@4600RPM (SAE) / 42cv@4000RPM (DIN)
Motores 1600, de 01/69 até...
Prefixo dos motores: BA; BB; BD; BG; BN; BV; BZ; UA; UF; UFA; UG; (gas); BP; BX; UJ; UJA; UK (alc).
Cilindrada:1584cm3
Diâmetro do pistão: 85,5mm
Curso do Virabrequim: 69mm
Potência:
58cv@4400RPM (SAE) / 48cv@4000RPM (DIN) – BA; BZ
60cv@4600RPM (SAE) / 50cv@4200RPM (DIN) – BB
65cv@4600RPM (SAE) / 54cv@4200RPM (DIN) – BD; BG; BN; BV
67cv@4600RPM (SAE) / 56cv@4200RPM (DIN) – BV (só p/ Variant II)
66cv@5000RPM (SAE) / 55cv@4600RPM (DIN) – UA (taxa 7,2:1)
78cv@6100RPM (SAE) / 65cv@5600RPM (DIN) – UA (taxa 8,5:1 até 81)
45cv@4000RPM (DIN) – UF
53cv@4200RPM (DIN) – UFA
56cv@4500RPM (DIN) – UG
62cv@4800RPM (SAE) / 52cv@4400RPM (DIN) – BP
68cv@4800RPM (SAE) / 57cv@4400RPM (DIN) – BX
57cv@4200RPM (DIN) – UJ
58,7cv@4300RPM (DIN) – UJA
62cv@4500RPM (DIN) – UK
Motor 1700, a partir de 06/72 (SP2)
Prefixo dos motores: BL
Cilindrada:1678cm3
Diâmetro do pistão: 88mm
Curso do Virabrequim: 69mm
Potência:
75cv@5000RPM (SAE) / 65cv@4600RPM (DIN)
Os motores 1200, 1500 e 1300 gasolina tem sempre carburador simples.
Os 1300 e 1600 a álcool, assim como o 1700 a gasolina tem dupla carburação.
Os 1600 a gasolina podem ter 1 ou 2 carburadores:
1 carburador : BA; BB; BZ e UF
2 carburadores: BD; BG; BN; BV; UA; UFA e UG.
Nesta tabela os motores torque são os 1600cm3 de prefixos:
UF; UFA; UG; UJ; UJA; UK

O motor torque na realidade é de 84 em diante, e é caracterizado por cabeçotes de 6 aletas no lugar das 8 do antigo, válvulas de escape de menor diâmetro, pistões diferentes com anéis de menor espessura e formato da cabeça diferenciados, taxa de compressão mais alta &,5 contra 7,2 do antigo no gasolina e 11:1 contra 10;1 do antigo no álcool.
Fora isto algumas mudanças de carburação e comando de válvulas com diagrama mais agressivo.
Estas mudanças geram melhor curva de torque sem perda de rotação, a não ser nas versões da Kombi, que recebiam carburadores com venturis menores (no gasolina) e comando mais manso, aumentando ainda mais o torque e aí sim perdendo rotações úteis.
Na prática todo motor pós 84 é chamado torque, porém os da Kombi desta época são mais limitados em relação a rotações mais altas.

Meu Fusca 1985 tem motor prefixo UJ e tem 57cv@4200RPM (DIN) e aproximadamente 67cv@4200RPM (SAE)

Tabela de referência de cilindradas de motor


Virabrequim X pistão = Cilindrada (cc)

O Fusca 1985 tem virabrequim 69 X pistão 85,5 = 1585cc (1600)

34 comentários:

  1. minha brasilia é BN, porem o antigo dono deixou-a apenas com um carburador, que originalmente eram dois, nesse caso o que voce me recomenda para aumentar o torque dela. Meu pai tem um fusca 85 e tem um torque bem melhor que a brasilia.

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    1. Oi amigo, você pode colocar um escapamento 4x2 cruzado e dois carburadores .40 mas antes de uma pesquisada no you tube por um cara chamado tonella ele tem ótimas dicas, e parabéns ao blog.

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  2. Bom dia!
    Show curti seu blog e principalmente essas informações que me ajudaram muito.
    Grato pela dedicação do amigo!
    Abraço
    *obs boa recomendação os vídeos do Tonella, também ajudam muito.

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  3. Olá gente boa, fiquei confuso com o motor da minha Brasilia que é original a álcool dupla Solex.
    No bloco tem as letras BK, segundo a tabela acima seria 1300 42 CV, mas no documento está 65 CV.
    Fico agradecido se alguém puder me ajudar com essa dúvida.

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  4. Qual o melhor vw A AR para comprar para uso diário? FUSCA, BRASILIA, VARIANT OU GOL?

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    1. VARIANT sem duvida!Motor a ar mais avançado que a VW fez.

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  5. O MOTOR DO MEU FUSCA TEM AS LETRAS PBH QUE MOTOR É ESSE?

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    1. Não existe tais letras para motor VW.É mais provavel que seja apenas BH, alguem tipou a letra P.

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  6. O MOTOR DO MEU FUSCA TEM AS LETRAS PBH QUE MOTOR É ESSE?

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    1. é BH 1500, você pode ver que a letra "P" inicial é diferente, ela não voga nada!

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  7. Este comentário foi removido pelo autor.

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  8. O motor do meu fusca creio ser 1600 por ter cabeçote de entrada dupla e ter apenas 6 aletas e os prisioneiros serem mais finos que os demais.. Seria um 1600 tork? Ele não tem numeração nenhuma no bloco abaixo do cavalete do alternador.

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  9. tenho um fusca e o motor dele é bk mais eta andando com 1 carburador a gasolina ele bate um pouco de pino ai foi que descobri que bk é um motor 1300 a alcool ele deve ser mais taxado tem como manter 1 carburador e passar pra alcool obs ele tem ignição eletronica

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    1. Amigo..quando vc uzar álcool a taxa de compresao tem ser de 11.1 e a taxa de gasolina entre 7.5 no máximo 8....então não importa números etc...os gigle do carbura álcool pra gasolina São diferente

      No caso se quiseres andar na gasolina...tem que alterar a taxa..para 7.5...o ideal..Abc.

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  10. Meu motor é BP e gostaria de saber mais sobre ele, tem carburaçao simples e é a gasolina, 1600... explica ai porq esta tudo diferente do que diz ali, era de um mecanico

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  11. Olá ,meu motor tem as letras UH o que seria ???

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  12. Olá ,meu motor tem as letras UH o que seria ???

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  13. Boa tarde, estou procurando o código do motor do meu fusca, mas não estou achando. O código que está nele é PBF, mas não consigo encontrar em nenhum site sobre esse código, alguém pode me ajudar?

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  14. Boa tarde, estou procurando o código do motor do meu fusca, mas não estou achando. O código que está nele é PBF, mas não consigo encontrar em nenhum site sobre esse código, alguém pode me ajudar?

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  15. Ola, amigo.

    Adquiri um fusca 1985/1986, o chassis é 9BWZZZ11ZGP002308.

    O motor é um BJ394145. Pelo que pesquisei, esse é um motor 1300.

    A minha dúvida é: saiu Fusca 85/86 com motor 1300 ou esse carro teve o motor alterado?

    Grato.

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  16. ola,meu motor tem as letras UH do que seria ???

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  17. ola,meu motor tem as letras UH do que seria ???

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  18. estou construindo um motor 6 cilindros box com as peças do wv ar vc poderia forneçer as medidas de motor o talves algueim do blog

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  19. Minha kombi tem motor com as letras BU o que seria a cc dele .Se alguem puder me ajudar desde de ja' agradesco pq nao acho esse BU em tabela nenhuma.

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  20. Tenho um motor a AR com numeração RJ 000xxxx Alguem sabe dizer q motor e esse : ano, cc, aplicação...? Desde já grato.

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  21. Tenho um motor a AR com numeração RJ 000xxxx Alguem sabe dizer q motor e esse : ano, cc, aplicação...? Desde já grato.

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    Respostas
    1. Olá, pelo jeito seu motor foi remarcado, as siglas RJ significam o estado onde foi remarcado, o meu quando remarcaram colocaram siglas RS, que corresponde ao meu estado, espero ter ajudado, abraço!

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  22. Boa noite, tenha um VW VARIANT 1977, comigo desde 1979 e 1.8 kit MAHLE, a 20 anos, a gasolina, o resto, tudo original, adaptado ar condicionado, anda igual e gasta mais que o 1.6 original, que me sugere para melhorar? Obrigado.

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