domingo, 8 de setembro de 2019

WALDIR LOMAZZI NOS DEIXOU


Faleceu Waldir Lomazzi, piloto e construtor de carros de corridas e que participou do cenário automobilístico brasiliense e brasileiro no final dos anos 60 e início de 70 e que fez parte da primeira geração de pilotos de Brasilia.

Além de piloto e construtor de carros de corridas, era também um esportista, que atuou no futebol como goleiro do Goias, Palmeiras e do W3 de Brasília, além, de, nas horas de lazer, se dedicar a uma outra grande paixão: a música, e fazia parte de um grupo de chorinho tocando bandolim com o amigo Dionísio Coqueiro (como mostra o vídeo mais abaixo).

ELGAR GT 104

No automobilismo, foi um dos construtores juntamente com Ênio Garcia de um dos mais belos carros de corridas do final dos anos 60, o Elgar GT 104,  (como mostra matéria que fiz com ele há alguns anos e publicado aqui no Mocambo Blog) resgatando a história do Elgar GT 104, mostrando toda a construção deste protótipo.


Construído com mecânica VW e com motor entre-eixos traseiro com chassi tubular e carroceria em fibra de vidro.

Lomazzi testando a posição do banco
O carro foi esculpido por Lomazzi atraves da soldagem das treliças de arames e que deu forma ao designe do carro sob a orientação e projeto de Ênio Garcia.

O belo protótipo em ação nos 500 km de Fortaleza de 1969.


Aqui a única vitória deste protótipo os 500 km de Brasília de 1969 pilotado por Toninho Martins e Luis Claudio Nasser.

PROTÓTIPO JIRIPOCA 

Também construiu o Jiripoca (apelido), protótipo construído em chassi tubular, carroceria em chapa de alumínio, mecânica Ford Corcel, concebido e construído por Waldir Lomazzi e Bernardo Baessa na Oficina de Automóveis “Mecânica São Bernardo”, que à época funcionava na entre quadra 404/403, em Brasília – DF. Participou de 4 corridas no Circuito do Pelezão em Brasília – DF, terminando em 8º, 9º, 5º e 3º lugares, sempre pilotado pela dupla de construtores.


Waldir Lomazzi acelerando o protótipo Jiripoca no autódromo improvisado do Pelezão em 1972.


Lomazzi com o Renault Rabo quente em Brasília.

Abaixo, Lomazzi tocando bandolim com o seu parceiro Dionísio Coqueiro e amigos.



17 comentários:

  1. Tive o grd privilegio de conhece-lo e tb a familia maravilhosa. Morei mtos anos na 103 Sul, mesmo predio deles. Ser humano maravilhoso. Que ja esteja descansando em paz e que Deus conforte os corações de todos da familia. Meus sentimentos pela irreparavel perda à familia dele. Leda

    ResponderExcluir
  2. Nossa que bela trajetória de vida....Deus deu para o Sr. Valdir uma família maravilhosa e dons espetaculares entre eles tocar bandolim..
    O toque vai lá no fundo do coração lindo demais impossível não se emocionar ouvindo...que Deus receba o Sr. Valdir de braços abertos ....e a seus familiares e amigos fica a saudade mas uma certeza da missão que foi confiada a ele cumprida.

    ResponderExcluir
  3. Jovino,
    Os meus cumprimentos pela matéria.
    Uma forma de se fazer uma homenagem justa ao nosso amigo Waldir Lomazzi que, pela humildade, pautou a sua vida no anonimato.
    Waldir Lomazzi viveu bem, curtiu muito a vida com a família e amigos com muita música.
    Perdemos um seresteiro e um grande amigo.
    Vai fazer muita falta.

    ResponderExcluir
  4. Meus sinceros sentimentos, Grande Waldir.

    ResponderExcluir
  5. Meus sentimentos. Uma linda e merecida homenagem.

    ResponderExcluir
  6. O meu tio sempre foi um homem bom e admirável, dedicado à família, aos amigos e ao trabalho. Fez a diferença no mundo compartilhando o bem. Deixa, com a sua partida, grande tristeza e muitas saudades.

    ResponderExcluir
  7. Grande homem íntegro e trabalhador, admirável agora descansa nos braços do pai.
    Meus sentimentos aos familiares

    ResponderExcluir
  8. Triste, que deus reserve um pódio bem bonito para esse grande homem e companheiro.

    ResponderExcluir
  9. Waldir Lomazzi estará sempre em nossos corações 💗 sentiremos saudades da sua emoção ao tocar e cantar músicas sempre tão profundas e belas✨ Deus esteja contigo em paz✨🙏🏼✨
    Abraço na família 💛
    Deus conforte a todos neste momento✨
    Deborah

    ResponderExcluir
  10. Deixo aqui um grande abraço para a família desse grande amigo que também fez parte de minha vida e pai de um grande amigo. Seu filho.

    ResponderExcluir
  11. Não o conhecia pessoalmente mais sempre assistia seus vídeos no YouTube e tenho uma grande admiração, que Deus possa confortar o coração de toda a sua família em especial meu amigo Junior lomazzi

    ResponderExcluir
  12. Além de tudo, grande pescador. Meu dileto amigo de pescarias e noites inesquecíveis no Araguaia. Saudades

    ResponderExcluir
  13. Conheci o Waldir e sua família na época que trabalhava no Coqueiro. Inclusive o Roberto era seu colega na oficina. Meu pai, Francisco Sousa era muito amigo de todos. Meu nome Camilo Lustosa de Sousa. Que Deus conforte à família. .

    ResponderExcluir
  14. Meu exemplo de homem virtuoso, honesto, musico maravilhoso. Que os anjos e o meu Senhor o receba em teus braços no grande Coral do Céu.
    Meu padrinho.
    Sua afilhada: Veronica Espindola

    ResponderExcluir
  15. Pessoa de ilibada conduta, amigo, irreparada perda, que os anjos digam amem!!!


    ResponderExcluir
  16. Waldir Lomazzi,
    Construiu a sua história com honradez em tudo que fêz.
    No esporte como goleiro e piloto de corrida, como profissional na qualidade de mecânico e, principalmente, naquilo que com paixão mais tempo fêz na vida: Seresteiro, tocava bandolim e cantava com alma.
    Vai fazer muita falta!

    ResponderExcluir
  17. The global Telemedicine Market size was estimated at USD 55.9 billion in 2020 and is expected to expand at a compound annual growth rate (CAGR) of 22.4% from 2021 to 2028. The market holds many opportunities to grow during the forecast period owing to the lack of access to care and rising provider adoption of telemedicine, rising consumer demand and patient acceptance, and enhanced quality of care. Telemedicine has been extensively used during the COVID-19 pandemic as it aids in decreasing contact with healthcare facilities, healthcare staff, and patients, in order to minimize the risk of COVID-19.

    ResponderExcluir