quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

DO BAÚ DO FERNANDO RAMOS

ELES MANDAVAM NO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO
Estes eram os homens que mandavam no automobilismo brasileiro do final da década de 60 e início de 70. Um dos personagens mais importantes da história do automobilismo brasileiro foi o Ramon Buggenhout, considerado na época, como uma figura polêmica e contraditória, falava vários idiomas e tinha livre trânsito junto às autoridades da FIA daquela época.
Outro personagem importante foi o Mauro Salles, que vemos nas fotos abaixo juntamente com outras personalidades, como o Leonel Brizola, o piloto Bird Clemente e outros que não consegui identificar.
Os caras faziam acontecer naquela época.

O terceiro da esquerda para direita é RAMON BUGGENHOUT, que era o Secretário Geral da CBA e o homem que mandava no automobilismo brasileiro daquela época , o quinto da esqueda para a direita é o Leonel Brizola e o segundo da direita para a esqueda é o grande Chico Landi.


Ramon e Bird Clemente

Mauro Salles e Ramon


Reunião da CBA


Sede do Automóvel Clube de Brasilia que ficava na 307 sul onde foram realizadas muitas destas reuniões.

(Fotos, acervo do Fernando Ramos, gentilmente cedidas para este blog)

6 comentários:

  1. Jovino
    Na primeira foto o segundo da direita para a esquerda é o grande Chico Landi.

    ResponderExcluir
  2. É isto mesmo Sidney, vou identificá-lo lá no post. Obrigado.
    Jovino

    ResponderExcluir
  3. Jovino,

    Essa última foto presumo ser de 1968 e deve ser na sede do Automóvel Clube de Brasilia, onde também funcionava a secretaria geral da CBA.

    O mais curioso é o traçado desenhado a giz no quadro negro: trata-se do primeiro circuito de Anápolis, conhecido como "Circuito da Avenida Tiradentes".

    Lá foi realizada a Prova Prefeito Raul Balduino, em 28 de julho de 1968 e vencida pelo Enio Garcia no fusca da Brasal/Cascão.

    Que coincidência, não...?

    ResponderExcluir
  4. Joaquim, você tem razão e vou colocar uma foto do automóvel clube de Brasilia que ficava na 307 sul, onde foram realizadas muitas destas reuniões.
    Jovino

    ResponderExcluir
  5. Jovino,

    Olhando a foto melhor e ampliando a parte de cima do circuito anapolino não bate com o que foi usado na corrida. Sei disso pois reconheço o nome das ruas e cansei de fazer este circuito em pegas na madrugada e usando a picape Chevrolet C-14 de meu pai.

    Provavelmente, este foi um estudo preliminar, pois se me lembro bem o circuito da Tiradentes tinha mais de dois mil metros de estexnsão e este apenas 1.700 como registra a foto.

    Abs

    ResponderExcluir
  6. Acho que está havendo uma confusão de endereço: O ACB ficava na 311 sul

    ResponderExcluir