segunda-feira, 18 de abril de 2011

DO BAÚ DO FERNANDO LAPAGESSE - I RALLYE DAS ESMERALDAS

O Rallye das Esmeraldas foi o primeiro a ser realizado no Planalto Central, em 28 de maio de 1968, com largada  as sete horas de sábado, na Torre de Televisão, passando por Goiânia com chegada na cidade histórica de Goiás Velho, contando com um nº recorde de inscritos, cerca de 100 participantes, já que a organização do Rallye limitou neste nº de participantes.

O segundo Rallye a ser realizado foi o "Rallye das Estalactites", com percurso de Brasília à Sete Lagoas. Segundo o Fernandinho Lapagesse, foi o único Rally que perdeu a referência de velocidade para se transformar em uma prova de velocidade de quase 700 km pela BR 040. Mas será assunto de um post futuro.

                                

O "Rallye das Esmeraldas", o percurso foi coberto sem maiores incidentes – o único caso registrado foi uma batida em Goiânia – e a passagem pelos postos secretos foi o que mais contribuiu para a vitória dos que vinham mantendo a média desejada pelos organizadores, cerca de 70 km/h.

Em Goiás Velho, a acolhida por parte da população foi das mais calorosas possíveis e muitos já ficaram para o Baile das Debutantes, realizado naquela noite, com direito a churrasco oferecido pelo Departamento de Turismo da cidade no Balneário Praia Grande.

O “Team Fertoni” foi o grande vencedor  do I Rallye das Esperaldas, já que conseguiu classificar 2 carros nos primeiros lugares

Troféu Júnior, de melhor Equipe do Rallye das Esmeraldas e o Troféu de Vencedor do "I Rallye das Esmeraldas"

Esta é uma raríssima foto dos componentes do "Team Fertoni" (Equipe para Rallyes).
Para competição de velocidade era outra, com outros pilotos e outros carros.
Agachados: Luiz Nardelli, Luiz Fernando Lapagesse, Mario Vaz, Luiz Sócrates. Em pé: José Augusto Lage Ribeiro, Antônio Carlos Braga, Euclides Vaz e Pedro Alexandre Vieira dos Santos.
Troféu Júnior, de melhor Equipe do Rallye das Esmeraldas e o Troféu de Vencedor do "I Rallye das Esmeraldas"

Participaram desde Gordinis, Teimoso, fuscas, Fissori e até uma Kombi com o numeral 15 pilotada pelo Arnaldo Galvão e Ruth Freitas e o Alex Dias Ribeiro com o fusca vermelho da equipe Camber,  fazendo dupla com o Lucio Ferreira.
A polícia  Rodoviária deu assistência ao Rallye, tentando inibir qualquer tentativa dos mais afoitos acelerarem mais forte.

CLASSIFICAÇÃO
Foi a seguinte a classificação oficial, fornecida pelo ACB.
1º lugar – carro 47 – Luiz Fernando Lapagesse e Antônio Carlos Braga– Renault Fertoni, com apenas 422 pontos perdidos.
2º lugar – carro 5 – Pedro e Antônio Santa Rosa – Renault – 446 pontos perdidos.
3º lugar – carro 48 – José Augusto Lage Ribeiro e Newton Santana – Renault Fertoni – 463 pontos perdidos.
4º - VW 95 – Luiz Alberto e Trajano Augusto – 502 pontos.
5º - Teimoso 40 – Nelson dos Santos e José Gervásio – 534 pontos.
6º - Teimoso 44 – Rogério Pimenta e José Márcio – 581 pontos.
7º - Gordini 6 – Carlos Fernando e Edilson Oliveira – 600 pontos.
8º - Gordini 11 – Vitor Giovanini e Fábio Fuscaldi – 603 pontos.
9º - Gordini 28 – José Prado e Hugo Antônio – 604 pontos.
10º - Kombi 15 – Arnaldo Galvão e Ruth Freitas – 613 pontos.
11º - VW 93 – Rubens Rocha e Paulo de Tarso – 617 pontos.
12º - Fissore 7 – Vanderley e Clemente – 623 pontos.
13º - Gordini 49 – Neomar Costa e Luiz Humberto – 629 pontos.
14º - Gordini 42 – Fernando La Rocque e Jales Antônio – 651 pontos.
15º - VW 17 – Equipe Camber – Lúcio Ferreira e Alex Ribeiro – 652 pontos.
O Gordini de Fernando Lapagesse no Rallye das Esmeraldas
Abaixo, mais fotos do Fernando Lapagesse, estas de provas de corridas de velocidades disputadas em Anápolis e Goiânia.


Esta prova foi em 1968, em Anápolis - o protótipo DKW é do Marcos Jardim (numa visão da traseira dele que eu ainda não tinha visto), Waldir Lomazzi e Dirceu Bernardon de Renault Rabo Quente e o Lapagesse de Gordini nº 47.


Aqui, as 200 milhas de Goiânia de 1969, disputada no Circuito do Setor Universitário. Na frente, Lapagesse e seu Renault Gordini seguido pelo DKW nº 14 do Romulo Consorte, o Minho, de Goiânia e o Fusca nº 11 da dupla Paulo Guaraciaba e Waldir Lomazzi.

A foto acima é do Carlos Zarur, que também participou do Rallye das Esmeraldas.
(Fotos, acervo do Fernando Lapagesse)

18 comentários:

  1. Jovino,

    Maravilhosas fotos de um tempo fantástico no automobilismo do Planalto.

    No DKW #14 não sei dizer se era o Dezinho (Neuder Mota) ao volante, mas o carro pertencia ao Romulo Consorte, o Minho, de Goiânia.

    Abs.

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  2. Joaquim, fiz a correção lá, mas como você mesmo disse, tanto pode ser o Dezinho como o Romulo Consorte.
    Jovino

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  3. Jovino,
    Esse Euclides Vaz, na 1ª foto o 2º de pé à direita, deve ser irmão gêmeo do Zé Catanha, é a cara dele...
    Abs,
    Hamilton.

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  4. Baixou o espírito do Luiz Pereira Bueno no Lapagesse, certamente inspirado pelo numeral 47 do Gordini (ou seria Teimoso: a roda dianteira é de Teimoso, ou Dauphine, mas a luz de placa é de Gordini)

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  5. Cesar, o Fernandinho é um menino custoso. Está aqui em Brasília só aprontando. Ontem levei ele no nosso encontro de pilotos que temos toda terça.
    Sábado iremos no VCC. Só falta ele trazer o Lorena GTL para Brasília.
    Exportei a nossa pumeira musa do nosso clube para o Rio de Janeiro. Logo ela procurará vocês.
    Jovino

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  6. Jovino, meu blogueiro diário...

    Custoso eu???

    Lembre-se de que estava de "muleta" para apoiar-me e compareci a esse Encontro do "Your's", quando me reencontrei com o Paulo Afonso e Piquet, dentre outros, rindo bastante e me divertindo idem...

    Sábado espero abandonar as muletas e comparecer com as MULATAS me apoiando no Encontro do Veteran Car
    Clube. Irei de Puma GTE 1980 todo garboso...

    (César, não acredita na fofoca de que sou custoso...rsrsrs)

    Abraços.

    Luiz Fernando

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  7. Além deste houve mais dois que participei num fusca 1300 azul real numero 43 Rally dos Namorados tendo minha irmã Jeannette Costea como pilôto , eu Rodolfo Miguel(Michelzinho) Costea de navegador ( ainda não tinha habilitação) e o Paulinho Holtz como contra pêso e depois veio o Rally à Cidade de Goiânia com o mesmo fusquinha numeral 6 neste eu de pilôto, o Paulinho de navegador e minha irmã "rebaixada para contra pêso" vou ver se encontro fotos, pois naquela época tirar fotos era algo quase que impossível os valor eram altissímo da máquina, do filme e da revelação. Ganhamos uma medalhinha de participação neste último, o dos namorados foi patrocinado pelas Águas Indaiá e o Rally foi até uma chacará perto da cachoeira que tem uma queda de água bem grande que não me lembro o nome.Bons tempos, muitas saudades....Rodolfo.

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  8. Fernandinho, você foi mais cedo para casa e perdeu o poli dance lá na casa do PA.
    Rodolfo, obrigado pelo seu depoimento.
    Jovino

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  9. Lembrei o nome da cachoeira...ITIQUIRA.

    Sempre é uma satisfação ler os artigos, os depoimentos e quando da um que participei ou vivenciei vou sempre colaborar.

    Rodolfo.

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  10. Jovino,
    Essa prova de 1968 foi a 1ª corrida de carros de Anápolis e Waldir Lomazzi com o Renault rabo quente correu sozinho, pois o percurso era muito truncado e a prova de curta duração. A rua onde ficavam os boxes era estreita e não oferecia segurança aos mecânicos e pilotos.
    Paulo César Lopes, se não me falha a memória, participou dessa prova com uma Berlineta e teve uma grande performance.
    Faça contato com ele , creio que possua um rico acervo das provas dessa época.
    Abs,
    Hamilton.

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  11. Hamilton,
    Já tive vários contatos com o PC e ele ficou de ver o que ele tem lá, mas anda sumido.
    Mas ando recebendo material de muitos pilotos e que vou postando aos poucos aqui. Agora, recebi material do Evandro Dantas e do Flávio Palma Lima.
    Jovino

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  12. Jovino, sabe quem deve ter muitas fotos é o Flávio Castro, corria com o Gordini branco gêlo geralmente numeral 2.
    abs.

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  13. Imagino a madrugada de vocês fazendo "Pole" com o Paulo Afonso...
    Esse grid deve ter sido concorridíssimo...
    Ficarei como Fiscal de Pista na outra...
    Fica para a próxima.

    Abraços.

    Luiz Fernando Lapagesse

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  14. Rodolfo, não me lembro do Flávio Castro.
    Fernandinho, você fugiu do poli dance. Teria feito sucesso.
    Jovino

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  15. Jovino o Flávio Castro corria de Gordini geralmente numero 2, tem o Robero Farias ( eu comprei a Berlinetta dele na época ) que vez por outra fazia dupla com George Pappas é uma fonte boa de fotos e matérias...vou me lembrando da turma e te passando quem sabe você não consegue contato com eles. Rodolfo.

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  16. Jovino, acredito que o "Castro" a que se refere o Rodolfo seja "Palma Lima", cuja foto mandei para você com o mesmo Gordini #2, e que era meu vizinho na SQS 107.
    Não me recordo de outro que tenha corrido com esse #2, a não ser o Flávio "Caninha"...rsrsrs
    Abraços,

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  17. Avisa à Musa que neste sábado (7/5) vamos ter reunião do Puma Clube do Rio!

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  18. Avisarei Cesar, mas o puminha dela ficou aqui. Cuide bem dela. É uma boa menina. O Encontro é onde mesmo?
    Jovino

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