terça-feira, 5 de abril de 2011

PROTÓTIPOS OU QUASE PROTÓTIPOS

Alguns dizem que ele nunca existiu, ninguém o conhecia ou duvidavam da existência dele. O tão comentado e criticado Penta Volks, protótipo construído pelo ex piloto Ricardo Penta com o apoio da Ideal e Induspina, realmente existiu, como mostra matéria do Correio Brasiliense de 17.07.1974, assinada pelo José Roberto Nasser.


O Penta Volks é oriundo de uma das duas unidades do mais belo protótipo já concebido em Brasília, o Elgar GT 104, construídos pelo piloto Ênio Lourenço Garcia, e que foi comprado pelo Ricardo Penta quando ele  usou o seu chassi com motor Volkswagem a ar entre-eixos e fez uma carroceria de fibra de vidro. O protótipo tinha um cambio de 6 marchas desenvolvido pelo Waltinho Ferrari e Osmar, desenvolvido a partir de uma Caixa 3 Puma, com mais duas marchas e com encurtamento do diferencial a fim de o adequar a cada circuito.

A motorização era VW de 2.000 cc, montado sobre um virabrequim roletado, comando de 300 graus de abertura, alimentado por dois Weber 46 duplos, verticais. Segundo a matéria, o conjunto seria capaz de desenvolver em torno de 150 HP. Na realidade, este carro nunca correu.


Na foto acima, o "Nelson Piket" é quem o estava testando e, provavelmente, seria um dos pilotos, sendo que o piloto oficial seria o Aray Xavier, homenageado num post anterior. Segundo o próprio Penta, ele construiu três unidades, que nunca chegaram a correr, mas com o fim da Divisão 4 em 1976, o carro ficou guardado e se perdeu no tempo, como aconteceu com a maioria dos protótipos brasileiros.

(fotos arquivo Aray Xavier)

Nenhum comentário:

Postar um comentário