Mais um piloto que disponibilizou o seu acervo de fotos para o Mocambo Blog.
Trata-se do amigo Renato Malcotti, um dos maiores colecionadores de carros antigos de Brasília e grande bota pilotando DKWs em campeonatos cariocas e brasileiros no final da década de 60 e início de 70.
Começou sua participação em provas no início de 1966 e já no Primeiro Festival de Marcas da Guanabara, quando foi inaugurado o autódromo Internacional do Rio de Janeiro em 10 de julho de 1966, venceu a prova destinada aos DKWs, percorrendo 10 voltas no anel externo, prova esta que foi patrocinada pela Associação dos Reporteres e Fotógrafos do Rio de Janeiro.
Além desta prova foram realizadas também mais duas provas, uma para Volkswagens e a outra prova destinada somente para Gordinis.
Em 1º de outubro de 1966 já participava de provas profissionais quando pilotando o DKW nº 19 ficou em quarto lugar na geral e segundo na categoria.
O DKW 19, ao fundo o famoso boneco da Esso, um dos patrocinadores das provas
Mais uma corrida com disputa emocionante entre ele e o piloto Mauro Sá Mota aconteceu em 15 de outubro do mesmo ano, quando ele chegou na sexta posição na geral, segundo os jornais da época, com atuações em destaque e se tornando a sensação das provas com uma tocada firme e elegante, sacrando-se campeão antecipado em dezembro de 1966 na categoria até 1300cc.
O DKW nº 19 do Malcotti, seguido pelo KG-Porsche do Jiquica Varanda e mais atrás o Espingarda, mas pelo numeral acho que pilotado ou pelo Carlos Bravo ou o Abelardo Aguiar.
Campeonato Brasileiro de Subida de Montanha em 1967 realizado entre Teresópolis e Petrópolis, chegando em 2º na geral e em 1º na categoria de 850cc a 1300cc. Aliás, belíssima foto, o Belcar é uma de minhas paixões e ele rebaixado assim, é tudo de bom. Imagina o sucesso que não fazia naquela época.
30 nov 66 . O DKW não pegou e ele teve que empurrar o seu carro para largar, mas durante a prova teve problemas no câmbio e um pistão furado. Na última volta parou na curva da chegada por falta de combustível, mas acabou empurrando o seu DKW até a bandeirada, sendo ovacinado e chegando na terceira colocação na categoria e mantendo a liderança do campeonato.
Aqui sendo perseguido por uma Alfa.
Prova com grandes feras e as melhores máquinas da época, Malzoni, Berlinetas Interlagos, Karman Guia, Alfas... Segundo o Sidney Cardoso, "a da largada desta prova foi em 10-12-1967. Lembro-me bem e também tenho umas fotos dela. Meu irmão estava liderando com o Karman-Ghia do Aylton Varanda. O mecânico do Aylton, o “Passarinho”, de Petrópolis, após trabalhar a noite toda, já estafado, deu uma bobeada e não prendeu bem o motor, de modo que lá pro meio da corrida, na curva da Ferradura, numa das boas aceleradas do Sérgio, o motor soltou-se, andou pra trás esticando o cabo do acelerador e ele saiu da pista naquela curva caindo o barranco e com isso não terminou a corrida".
Comprovante de inscrição de uma prova de estreantes em abril de 66
Abaixo, vejam o resultado final do campeonato de 1966. Vencedor do grupo V
(Clique da foto para ampliá-la)
O Renato Malcotti foi campeão carioca de 1966 e 1967 e também escolhido pela imprensa especializada como o melhor piloto do grupo V.
O amigo e adversário Norman Casari que foi campeão carioca do grupo VI e trofeu Volante de Prata. Segundo o meu amigo Sidney Cardoso, "nesta foto, quem aparece ao lado do Norman Casari é o Albino Brentar que era sócio do Aloísio Lemos na "Lemos & Brentar", revendedora de Pumas e depois também representante da DACON que ficava no Jardim Botânico, quase em frente a ABBR".
Um bom final de semana para todos.
Olá Jovino, olhando estas fotos tive que aumentar a dosagem de Captopril...Rodolfo.
ResponderExcluirJá miniaturalizei o 19 azul marinho e o bege com teto branco...foi uma honra para mim ele ter-me dado esta tarefa.Rodolfo.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirJovino
ResponderExcluirExcelente acervo de nosso amigo Renato Malcotti. Vendo as fotos lembrei-me de muitos fatos e senti uma saudade enorme do Autódromo antigo do Rio.
Olha que coisa coincidência desagradável: o Mauro Sá Motta que aparece aí nos resultados e que também corria de DKW, anos mais tarde casou-se com a ex-noiva de meu irmão Sérgio Cardoso e teve um acidente de madrugada batendo com seu carro num ônibus no Bairro Jardim Botânico, vindo a falecer.
A Laís ficou tão traumatizada com esses dois acidentes o do Sérgio e o do Mauro que achou que era karma e decidiu nunca mais casar.
A oitava foto de cima para baixo, a da largada, foi em 10-12-1967. Lembro-me bem e também tenho umas fotos dela. Meu irmão estava liderando com o Karman-Ghia do Aylton Varanda. O mecânico do Aylton, o “Passarinho”, de Petrópolis, após trabalhar a noite toda, já estafado, deu uma bobeada e não prendeu bem o motor, de modo que lá pro meio da corrida, na curva da Ferradura, numa das boas aceleradas do Sérgio, o motor soltou-se, andou pra trás esticando o cabo do acelerador e ele saiu da pista naquela curva caindo o barranco e com isso não terminou a corrida.
Nesse ano 1966 meu irmão está em 15lugar no campeonato porque só fez uma corrida de pilotos: a Quinta Etapa realizada em 11-12-1966. Ele acabara de se sagrar Campeão de Estreantes e aí trocou os pneus da Alfa, pôs gasolina e participou pela primeira vez da corrida de pilotos, pois como acabara naquela hora o campeonato de estreantes ele já podia correr como piloto.
Nessa corrida ele vinha com a Alfa em segundo lugar e aí dechapou um pneu e foi tomar um banho no lago na curva do S.
Na última foto quem aparece ao lado do Norman Casari é o Albino Brentar que era sócio do Aloísio Lemos na "Lemos & Brentar", revendedora de Pumas e depois também representante da DACON que ficava no Jardim Botânico, quase em frente a ABBR.
Pronto, estão aí minhas pequenas contribuições.
Transmita, por favor, meu abraço ao Renato.
Sidney, obrigado mais uma vez pela colaboração. Inseri as suas informações lá no post. Sempre digo que blog é um somatório de informações, cada um puxando pela memória e fazendo a sua contribuição e assim, a história do automobilismo brasileiro vai sendo contada.
ResponderExcluirJovino
Jovino
ResponderExcluirConcordo contigo, pois também acho que blog é como você falou: "um somatório de informações, cada um puxando pela memória e fazendo sua contribuição"...
Sempre que posso contribuo. Quando não sei fico esperando a opinião de quem sabe.
Abração.
Grande olho do Sidney , reconhecendo o Albino (sem barba!!!) .
ResponderExcluirSo uma correção , A Lemos & Brentar não era o revendedor da Puma , sim o representante da marca no Rio de Janeiro. Isto devido a grande amizade do Albino com seu tutor o Jorge Lettri que o chamava carinhosamente de "Pinga Oleo" . E também representante da Fitti V (os Formulas W) fabricados pelos irmaos Fittipaldi , sendo assim o ponto de apoio para muitos pilotos (equipes) paulista no Rio e também ponto de encontro da turma do Rio e onde sempre havia cafe durante o dia e whisky quando as portas fechavao.
Grandes lembranças destes tempos , com o patio interno da Lemos & Brentar lotado de carros de corrida , e quando se preparava motores com os kit´s da Dacon e também da Puma ..
O Albino faleceu em 2001 e eu perdi rastro do Norman a alguns anos. O Albino considerava o Normam como um dos melhores pilotos desta geração.
Leonardo
Esqueceram de mencionar o grande mecânico , Geraldo gueGue . Ele que fez todas as regulagens e transformações necessárias , para que o piloto Renato Malcotti , que por sinal é meu padrinho . E claro que o melhor mecânico era o meu pai .Geraldo Couto Guedes !!!!! O melhor dos melhores !!!! Saudades eternas ...🔝🌹
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