Os Big Bangers estão de volta em Hochenheim para o "Jim Clark Revival" realizado em 2006 com os Can Am Supersports.
Mas antes, um resumo do que foi a Can-Am:
"A Canadian - American Cup Challenge" ou Can - Am, foi um campeonato realizado nos Estados Unidos e Canadá com carros Sports Protótipos entre 1966 e 1974, com uma pequena parada entre 1975 e 1976 e voltando entre 1977 e 1986, mas sem o mesmo brilho de antes.
Seu primeiro ano foi com duas corridas no Canadá e quatro nos EUA, com carros do Grupo 7 - FIA - e com cilindrada livre. O regulamento era bem aberto, permitindo várias motorizações bem como turbos e Supercharge. Praticamente foi nos EUA que os Grupos 7 deram inicio, mas em 1960, já se aventuravam na Inglaterra.
Com ótimos prêmios e promoções, tornou-se um mercado muito bom para pilotos e patrocinadores. Os carros usavam grandes apêndices aerodinâmicos e cavalagem absurdas, com 750, 1.000 e até 1.500hp.
Dentre os muitos pilotos e carros que passaram pela categoria, destaco, os quase imbatíveis Maclarens alaranjados pilotados por Denny Hulme e Bruce McLaren, Jim Hall e o seu Chaparral com suas asas voadoras, Lola T-70 com John Surtees, o primeiro campeão do Torneio, os outros modelos, T-160, T-163 e T-260 com Jachie Stewart; os UOP Shadows, os Corvos, Porsches 908, 917PA/10 e em 1972 o 917/10K com turbo -Charged de 900 HP e 5 litros, pilotados por Phil Hill, Mark Donohue, Chris Amon, Dan Gurney, Peter Revson, Charlie Kemp entre muitos outros.
Vejam a relação de carros que participam do "Jim Clarck Revival de 2006" e o vídeo mais abaixo:
March Chevron Osella Lola
McLaren M8C
Piper, Richard
McLaren M8F
Wünsch, Gerd
Lola T222
BRM P154
Grant, John
McLaren M8C/D
March 707
Elfin ME 5
Bradley, Frank
Bell, Don
Lola T163
McLaren M8F
McLaren M6B
Lola T70 Mk III
Martin BM 9/10
Chevron B21/23
Chevron B19
Lola T212
Chevron B21
Sauber C5
TOJ SC204
Osella PA4
Kalb, Silvio
March 76S
Lola T296
March 75S
Lola T294
Lola T292
Vale a pena ver os belíssinmos carros da Can Am e o som inconfundível e grave dos motores e suas cavalarias absurdas para a época.
Outro video interessante da Can Am em 1972.
Um bom final de semana para todos com muito sol.
(Vide, You Tube)
Belos carros,bons tempos,belo video.
ResponderExcluirDiversidade.E' o que falta hoje em dia.Pena.
Estes Revivals são muito bacanas e os pilotos aceleram mesmo, mas tudo dentro de um bom senso, pois ninguém quer estragar uma preciosidade destas.
ResponderExcluirJovino
Teve um piloto chamado Lothar Motschenbacher que pilotou a McLaren M8B Low Wing #11.
ResponderExcluirBelo firme, belos carros e belos roncos. Senti muito prazer em reviver isso.
ResponderExcluir