É com grande satisfação que recebo e repasso para vocês, notícia que me foi encaminhada pelo meu amigo Paulo Mostardeiro, que, juntamente com o seu filho Daniel, engenheiro de produção da Ford do Brasil, representaram o Tom Villas Boas, que não pode comparecer por ter assumido compromisso anteriormente, para participarem, em Las Vegas, do Sema Show, quando eles acompanharam o Fúria Alfa que foi exposto nesta que é considerada a maior feira de Tunning do mundo.
A sua participação neste evento foi um prêmio da "Meguiars", quando o Fúria Alfa foi escolhido no início deste ano, em Águas de Lindóias, como o carro "The Best".
Segundo artigo de um jornalista americano especializado neste tipo de evento que considerou o Fúria Alfa, como um dos 10 melhores carros expostos no Sema Show.
Este carro foi esculpido pelo artista Tony Bianco, e faz parte de uma das 5 unidades produzidas por ele.
O Fúria foi adquirido, na época, pelo ex-piloto Olavo Pires que participou de algumas provas com ele juntamente com outros pilotos aqui de Brasília.
Mas a sua história quase se perdeu no tempo, porque ele foi abandonado por muito tempo aqui em Brasília e o Detran o apreendeu, e, posteriormente, fez um leilão dele e ele foi arrematado por um ex-piloto aqui da cidade que o manteve e modificou a sua frente e instalando motor Alfa Romeu de 6 ilindros, inclusive, participou de um Mil quilômetros aqui em Brasília, se não me falha a memória, em 2001.
O Fúria Alfa com Motor de 6 cilindros com a frente modificada
e que participou dos Mil quilômetros de Brasília de 2001.
O Tom Villas Boas o comprou e fez a sua restauração completa instalando motor Alfa Romeu de 4 cilindros de 2 litros com 180 cavalos.
Interessante, é que, a maioria dos protótipos brasileiros construídos nas décadas de 60 e 70 e que fizeram a história do automobilismo brasileiro, se perderam no tempo ou foram destruídos e acabaram desaparecidos.
Parabéns ao Tom Villas Boas que resgatou-o à vida e agora recebe o reconhecimento mais do que merecido por sua dedicação à preservação da história do automobilista brasileiro.
Como a incorporação não está disponível, abaixo, o link com a matéria do jornalista americano mostrando os dez melhores carros so Sema Show 2011.
http://www.insideline.com/features/top-10-vehicles-of-the-2011-sema-show.html
http://www.insideline.com/features/top-10-vehicles-of-the-2011-sema-show.html
Esse carro devia ir agora para Pebble Beach, Amelia Island e outros concursos pelo mundo.
ResponderExcluirJovino
ResponderExcluirRealmente o Tom Villas Boas está de parabéns em ter restaurado esse carro.
Na minha modesta opinião ele foi um dos mais bonitos protótipos construídos aqui e não é cópia de nenhum outro carro.
Sidney, concordo com você: foi e ainda é um dos mais bonitos protótipos brasileiros construídos no Brasil e você tem razão quando diz que ele não foi copiado de nenhum outro protótimpo famoso, como aconteceu por exemplo com o Fitti Porsche e o próprio Elgar GT 104.
ResponderExcluirIncluí uma foto com a sua frente modificada.
Jovino
Jovino,
ResponderExcluirPostei no meu blog!
Muito bom o resultado e melhor ainda a notícia!
http://robertopcosta.blogspot.com/2011/11/furia-entre-os-dez-maiores-do-sema-show.html
A pessoa que arrematou no Detran-DF o Furia n° 2 - carro desta materia - foi o Calisto. Eu estava com ele no leilao! Ficamos atras desse carro durante muito tempo, tentando compra-lo da familia Pires, enquanto estava completo. O carro foi desmontado na oficina do Bada, no SOF-Sul.
ResponderExcluirO Calisto o arrematou no leilao do Detran-DF; depois de anos, vendeu o carro para Vicente da Rotorauto e este o vendeu para o Dr. Antonio Vilas Boas, cujas negociacoes de compra e venda foram por mim efetuadas.
Blanco.