Faltavam apenas 8 minutos para o final das 12 horas de Interlagos, prova realizada em abril de 67. O KG Porsche nº 2 da Equipe Dacon, pilotado por José Carlos Pace (Mocco) e Anísio Campos, parou na curva da Ferradura com coroa e pinhão quebrados, quatro voltas à frente do segundo colocado. Mesmo assim, ele seria campeão se permanecesse parado onde estava.
Repare o desespero do piloto do KG Porsche com a quebra da coroa e pintão. Ao lado passam a Carretera 18 de Camilo/Celidônio e Alpine de Luisinho Pereira Bueno.
Mas aí apareceu o Renault Rabo quente 1093 de Élvio Ringel que deu uma mãozinha ao KG/Porsche e acabou sendo desclassificado pela Comissão de Corridas, que acolheu ainda, na pista, protesto de Camilo/Celidônio e atribuiu a vitória à sua carretera 18.
Mas essa decisão da Comissão, punindo irregularidade flagrante, somente foi tomada depois de enorme confusão, agravada pela primeira deliberação que dera a vitória ao KG/Porsche. O clima de bagunça criado pela insegurança da Comissão de Corridas completou-se a noite, na sede da FPA, quando ela decidiu considerar de novo a Dacon vencedora, contra o voto de Eloi Gogliano, que se demitiu da presidência da FPA. No meio dessa balbúrdia, Camilo, que já quisera desistir da discussão, colocou no bolso o protesto que assinara e saiu da sala, dizendo que não haveria mais motivo para briga. Essa atitude dele fez a Comissão se acomodar e confirmar a vitória ao KG/Porsche.
A famosa Carretera 18 da dupla Camilo/Celidônio que fizeram o protesto.
Um ótimo final de semana para todos.
Jovino, este KG é aquele que hj em dia está no mueseu do automobilismo brasileiro lá em Passo Fundo RGS aos cuidados do Sr Paulo Trevisan, não é mesmo???
ResponderExcluirFabiani, eu não sei lhe informar. Mas sei que um deles está com algum colecionador, se não me engano, em São Paulo. Acredito que o que está com o Trevisan possa ser uma recriação. Mas quem poderá tirar esta dúvida é o Mestre Joca. Vamos ver se ele aparece por aqui.
ResponderExcluirJovino
Caro Fabiani
ResponderExcluirEste Karmann-Ghia está hoje com o Maurício Marx em SP.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEs increíble los hermosos autos que corrían en esos años.
ResponderExcluirEse Porsche es precioso.
Abrazos!
Brasilzao! Pais onde o poste mija no cachorro.
ResponderExcluirVale a pena mirar a roda traseira do Rabo Quente (o meu, de 68 , já tinha aro 13 e talas 6" do Interlagos) e a roda dianteira da carretera. Aqueles caras guiavam muito.
ResponderExcluir