quinta-feira, 26 de abril de 2012

A MÃOZINHA DE DEUS!!!

Faltavam apenas 8 minutos para o final das 12 horas de Interlagos, prova realizada em abril de 67. O KG Porsche nº 2 da Equipe Dacon, pilotado por José Carlos Pace (Mocco) e Anísio Campos, parou na curva da Ferradura com coroa e pinhão quebrados, quatro voltas à frente do segundo colocado. Mesmo assim, ele seria campeão se permanecesse parado onde estava.


 Repare o desespero do piloto do KG Porsche com a quebra da coroa e pintão. Ao lado passam a Carretera 18 de Camilo/Celidônio e Alpine de Luisinho Pereira Bueno.


Mas aí apareceu o Renault Rabo quente 1093 de Élvio Ringel que deu uma mãozinha ao KG/Porsche e acabou sendo desclassificado pela Comissão de Corridas, que acolheu ainda, na pista, protesto de Camilo/Celidônio e atribuiu a vitória à sua carretera 18.


Mas essa decisão da Comissão, punindo irregularidade flagrante, somente foi tomada depois de enorme confusão, agravada pela primeira deliberação que dera a vitória ao KG/Porsche. O clima de bagunça criado pela insegurança da Comissão de Corridas completou-se a noite, na sede da FPA, quando ela decidiu considerar de novo a Dacon vencedora, contra o voto de Eloi Gogliano, que se demitiu da presidência da FPA. No meio dessa balbúrdia, Camilo, que já quisera desistir da discussão, colocou no bolso o protesto que assinara e saiu da sala, dizendo que não haveria mais motivo para briga. Essa atitude dele fez a Comissão se acomodar e confirmar a vitória ao KG/Porsche.


A famosa Carretera 18 da dupla Camilo/Celidônio que fizeram o protesto.

Um ótimo final de semana para todos.

7 comentários:

  1. Jovino, este KG é aquele que hj em dia está no mueseu do automobilismo brasileiro lá em Passo Fundo RGS aos cuidados do Sr Paulo Trevisan, não é mesmo???

    ResponderExcluir
  2. Fabiani, eu não sei lhe informar. Mas sei que um deles está com algum colecionador, se não me engano, em São Paulo. Acredito que o que está com o Trevisan possa ser uma recriação. Mas quem poderá tirar esta dúvida é o Mestre Joca. Vamos ver se ele aparece por aqui.
    Jovino

    ResponderExcluir
  3. Caro Fabiani
    Este Karmann-Ghia está hoje com o Maurício Marx em SP.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Es increíble los hermosos autos que corrían en esos años.
    Ese Porsche es precioso.
    Abrazos!

    ResponderExcluir
  6. Brasilzao! Pais onde o poste mija no cachorro.

    ResponderExcluir
  7. Vale a pena mirar a roda traseira do Rabo Quente (o meu, de 68 , já tinha aro 13 e talas 6" do Interlagos) e a roda dianteira da carretera. Aqueles caras guiavam muito.

    ResponderExcluir