segunda-feira, 29 de julho de 2013

TÚNEL DO TEMPO - GP IV CENTENÁRIO DO RIO DE JANEIRO

Filme realizado por Omar Ferreira em 1965 , resgatado por José Carlos Tardio e telecinado por Paulo Faria e Célio Guedes em 2008.

GT Malzoni, BMW, Simcas, Simcas Abarts, DKWs, Fuscas, Gordinis, Berlinetas Interlagos, Alipnes, Simca Tempestade e a Alfa Zagatto. Dois Alpines, da equipe Greco, o de nº 46 pilotado por Luisinho Pereira Bueno, o de nº 47 pilotado por Wilsinho Fittipaldi, que dá um show de pilotagem, a Berlineta nº 22 pilotada por José Carlos Pace e a nº 21 pilotada por Bird Clemente, e um Simca Abarth acidentado, o nº 83. Teve até uma Ferrari GTO pilotada por Camilo Christófaro e que foi o vencedor da prova depois que o Simca Abarth de Jaime Silva(nº 26), que liderava a prova, teve um pneu furado, sendo a única derrota da passagem deste carro pelo Brasil.

E por falar da passagem dos Simcas Abarths pelo Brasil, foram importados três unidades e em regime de importação temporária e eles deveriam serem retornados para a Europa quando venceram este prazo.
Mas aí veio a lenda de que estes carros foram jogados ao mar. Pesquisadores e historiadores afirmaram que os Simcas Abarths ficaram num armazém alfandegário italiano de onde foram arrematados por um colecionador europeu e vendidas uma para Suíça e a outra para os EUA e não estão, como muitos pensam, repousando no fundo do mar.
 
Abaixo, fotos que me foram cedidas pelo Rui Amaral e que foram publicadas em seu blog.
Camilo Cristófaro e a Ferrari 250 GTO Drago, seguem Jaime Silva e Ciro Cayres ambos em Simca-Abarth .
Rodada de Lolli com o Simca Tempestade , José Carlos Pace de Berlineta deve ter levado um susto .
Piero Gancia empurra a Alfa Zagato , até empurrando o carro ele era elegante .
Na rodada do Tempestade de Lolli , nota-se o publico apavorado .
 Bird , Zambelo e Piero Gancia na bela Alfa Zagato .
Bird Clemente de Berlineta numa bela entortada , outra Berlineta nº 35 é de Carlos Erymá, a frente Zambelo de Alfa Giulia e lá na frente a Ferrari

5 comentários:

  1. Parabéns aos José Carlos.
    Uma bela corrida lindo ver as Berlinettas vindo de lado, as Simca Abarth, a Zagato de Piero Gancia e por fim a vencedora a Ferrari 250 GT de Camilão! Essa corrida terminou em confusão pois seu Chico Landi pediu a desclassificação do sobrinho Camilo Christofaro pois a Ferrari na verdade era uma GT transformada na Drogo italiana em GTO - GT Omologatta- algo que nem ele e muito menos Enzo aceitavam!
    Lá em meu blog tenho as fotos que guardo desde a época e que mostram um pouco da corrida.

    Boa Jovino!

    ResponderExcluir
  2. Oi Rui, Já inseri as fotos do seu blog aqui e fiz algumas correções que me foram passadas pelo Napoleão Ribeiro. A Ferrari é mesmo a 250 GTO Drago. Jovino

    ResponderExcluir
  3. Ótimo Jovino, vou corrigir alguns erros em meu blog, obrigado. Outra coisa que esqueci, na minha coleção de Autosprint vi uma Simca Abarth para vender com o #26, acredito que no ano de 1980, e era um dos carros "brasileiros" pena que dei a coleção à um amigo e agora vai ser dureza procurar!

    Rui

    ResponderExcluir
  4. Muito mais prazeroso correr naquele tempo... sem dúvida nenhuma.

    ResponderExcluir