Seis carros de Brasília foram premiados no Encontro Paulista de Autos Antigos de 2011, o conhecido Encontro de Águas de Lindóia.
O Fúria Alfa pertence ao Tom Villas Boas e é um carro que fez história no automobilismo brasileiro.
Antes, ele passou nas mãos de outros pilotos, como o Olavo Pires e andou abandonado por muitos anos até que o piloto Vicente o comprou e fez algumas modificações em sua carroceria, mexendo na carenagem dianteira e mudando a sua frente. Ele participou dos Mil Quilômetros de Brasília, se não me flha a memória, em 2002 com mecânica Alfa V6 e andou até bem, mas também não conseguiu concluir a prova. Quando o Tom o restaurou, voltou a sua frente para o que ele era na época de sua construção.
Juarez Cordeiro e seu belo Mini Cooper. A restauração foi concluída quase que em cima da hora.
O belíssimo Fúria Alfa do Tom Villas Boas |
Vi a estreia da primeira unidade aqui no conturbado Mil Quilômetros de Brasília de 1970 debaixo de um grande aguaceiro quando ele largou na primeira fila. Equipado com motor FNM 2150 e pilotado pelo Jaime Silva e Ugo Galina, liderou por algumas horas até ter um problema de vazamento, parar nos boxes, sanar o problema e voltar para a prova chegando na quarta colocação, se não me falha a memória.
Esta unidade premiada em Lingóia, trata-se do chassi nº 2 que pertenceu a Pedro Victor de Lamare e posteriormente ao piloto brasiliense Olavo Pires.
A restauração foi feita pelo Tom Villas Boas e ele instalou motor Alfa de 4 cilindros.
Correção do Blog: segundo o meu amigo Sidney cardoso, o Fúria FNM 2150 estreou nos Mil Quilômetros da Guanabara de 69, portanto, antes dos Mil Quilômetros de Brasília de 1970.
Abaixo a mensagem do grande Sidney Cardoso:
"Jovino e Joaquim
Acho que a memória dos dois está rateando um pouco, pois vi o Fúria com Motor Alfa Romeo 2150 correr os 1000 Kms da Guanabara em 1969. Ele correu com o numeral 81 e seus pilotos foram os mesmos, ou seja, Jaime Silva e Hugo Galina.Tenho certeza disso, tenho inclusive uma foto do Jaime Silva olhando o GT 40 e outras com o Toni Bianco.
É a idade meus amigos. A minha memória também anda rateando, mas como participei dessa corrida e tive um amor à primeira vista com o Fúria não me esqueci".
Valeu Sidney, o Alemão está nos atacando, mas blog é isto mesmo: é um somatório de informações e seja bem vindo novamene à blogosfera.
A restauração foi feita pelo Tom Villas Boas e ele instalou motor Alfa de 4 cilindros.
Correção do Blog: segundo o meu amigo Sidney cardoso, o Fúria FNM 2150 estreou nos Mil Quilômetros da Guanabara de 69, portanto, antes dos Mil Quilômetros de Brasília de 1970.
Abaixo a mensagem do grande Sidney Cardoso:
"Jovino e Joaquim
Acho que a memória dos dois está rateando um pouco, pois vi o Fúria com Motor Alfa Romeo 2150 correr os 1000 Kms da Guanabara em 1969. Ele correu com o numeral 81 e seus pilotos foram os mesmos, ou seja, Jaime Silva e Hugo Galina.Tenho certeza disso, tenho inclusive uma foto do Jaime Silva olhando o GT 40 e outras com o Toni Bianco.
É a idade meus amigos. A minha memória também anda rateando, mas como participei dessa corrida e tive um amor à primeira vista com o Fúria não me esqueci".
Valeu Sidney, o Alemão está nos atacando, mas blog é isto mesmo: é um somatório de informações e seja bem vindo novamene à blogosfera.
O Furia FNM nos Mil Quilômetros de Brasília de 1970 |
Para mim, é um dos mais belos protótipos construídos naquela época romântica do automobilismo brasileiro e fico muito feliz que ele tenha sido premiado. É um prêmio para aqueles que labutam para a preservação da história do nosso automobilismo.
Juarez Cordeiro e seu belo Mini Cooper. A restauração foi concluída quase que em cima da hora.
Antes, ele tinha as rodas de liga leve aro 10 e com os bancos em xadrez e o verde do carro era mais claro.O grande barato deste Mini Cooper ou Mini Morris é o volante do lado direito, como o usado lá na Inglaterra.
Este Volvo premiado pertence ao Renato Malcotti e o estado dele é impecável. O Renato é um dos grandes colecionadores aqui de Brasília e sempre está sendo premiado em diversos eventos.
O Belíssimo BMW conversível é do colecionador Fernando Marques
Este Willys Interlagos cupê 1965 pertence ao colecionador Tom Villas Boas e foi restaurado pelo Paulo Mostardeiro de quem o Tom o comprou.
Olha que belezura de puma Spider do Paulo Mostardeiro premiado em Lindóia que faz parte do Puma Clube de Brasília.
Abaixo um pequeno video mostrando como foi o encontro de Lindoia 2011.
Abaixo um pequeno video mostrando como foi o encontro de Lindoia 2011.
Então, parabens aos nossos antigomobilistas.
(O video do You Tube e as fotos me foram encaminados pelo meu amigo Barata.)
(O video do You Tube e as fotos me foram encaminados pelo meu amigo Barata.)
PARABÉNS aos colecionadores de Brasília.
ResponderExcluirFico feliz e triste ao mesmo tempo!
Feliz por mostrar que Brasília possui muitos apaixonados pelo antigomobilistmos e automobilistmo em geral e que aqui há carros de alta qualidade, como mostrado pelo Jovino.
Triste devido a, salvo o puma, não conhecer esses carros... participo de alguns eventos, levando meu humilde fusquinha e em alguns eventos apenas como admirador e jamais presenciei ao vivo os carros premiados. Temos também que valorizarmos NOSSOS eventos locais!
Parabéns aos Amigos, Tom, Juarez e Mostardeiro. O Tom e o Mostardeiro dispensam cometários, mas o Juju "chegou chegando" hahaha, valeu!
ResponderExcluirMarcelo, concordo com você: nós temos aqui em Brasília um dos ou o melhor lugar para encontros de antigos que é sede do VCC que fica no Museu Vivo da Memória Candanga, mas mesmo assim, num lugar daquele privilegiado, porque faz parte da história de Brasília e do Brasil, muitos dos grandes colecionadores de antigos daqui comparecem lá com os seus carrões modernos e se esquecem de levar os antigos, motivo maior daquele espaço, por isto, muitos destes carros premiados em Lindóia, muitos de nós não os vimos.
ResponderExcluirMas estão todos de parabens.
Jovino
Parabens pelos belos exemplares que os Brasilienses trouxeram para Lindóia.
ResponderExcluirPara mim dois carros eu tinha certeza da premiação. Eram imbatíveis.
O Furia e o Volvo 1800S.
Tanto pela raridade, quanto pela excelente qualidade de restauração e apresentação.
Premiação justíssima.
Romeu
Nardini, concordo com você, o Fúria é Hors Concours e o volvo não fica atrás, mas o Mini do meu amigo Juarez é duca... também.
ResponderExcluirJovino
Jovinjo, acabei de chegar de Águas de Lindóia...
ResponderExcluir"Arrepiante" o evento. Impressionante a qualidade dos antigos expostos no Evento.
Adquiri um Shark e um Adamo GTL-1980 no evento.
Mandarei as fotos que fiz para teu acervo e podes usá-la como tuas...
Abraço e até outubro.
Luiz Fernando Lapagesse
Manda mesmo Fernandinho que a gente divulga aqui.Shark é aquele carro baseado num Lorena?
ResponderExcluirAgite aí o pessoal do Rio para o nosso encontro.
Abs.
Jovino
Jovino,
ResponderExcluirSemq querer ser chato e já sendo. Nos Mil Km de rasilia de 1970 estreou somente o Fúri-FNM com o Jaime Silva-Ugo Galina. O Furia-Chevolet só estreou, se a memória não me falha, nas Seis Horas de Interlagos de 1971, com o Pedro Victor de Lamare ao volante.
O chassi da foto é o #2 sem dúvida, que homenageia na sua restauração a pintura do chassi #1, embora a traseira seja diferente. Mas são opções conscientes feitas pelo seu proprietário.
Abs.
Obrigado Joaquím, é isto mesmo. Farei a correção lá no post.
ResponderExcluirJovino
Jovino e Joaquim
ResponderExcluirAcho que a memória dos dois está rateando um pouco, pois vi o Fúria com Motor Alfa Romeo 2150 correr os 1000 Kms da Guanabara em 1969. Ele correu com o numeral 81 e seus pilotos foram os mesmos, ou seja, Jaime Silva e Hugo Galina.Tenho certeza disso, tenho inclusive uma foto do Jaime Silva olhando o GT 40 e outras com o Toni Bianco.
É a idade meus amigos. A minha memória também anda rateando, mas como participei dessa corrida e tive um amor à primeira vista com o Fúria não me esqueci.
Obrigado Sidney, já fiz a correção lá no texto com o seu depoimento.
ResponderExcluirJovino
Falou amigão.
ResponderExcluirAcho muito legal essa interatividade nos blogs. Cada um vai contando o que sabe e no final fica bem legal.
Forte abraço amigo.