Retrato de uma tragédia anunciada.
Que lugar é este? O retrato é da largada de uma corrida que marcou para sempre o automobilismo brasileiro.
Quem são os personagens desta corrida e o que aconteceu?
(clique na foto para ampliá-la)
(Foto, Captada da Internet)
Petrópolis, 1968.
ResponderExcluirAli morreram Sérgio Cardoso nos treinos ao volante de uma Alfa Ti Super e o luisinho Pereira Bueno atropelou o Cacaio, com o Bino Mark II.
Também se acidentaram o carol Figueiredo (Willys Mark I) e Aloisio Kreischer com uma Alfa GTA. A corrida só teve três voltas
Vou de carona com o Joca. A triste corrida de Petrópolis.
ResponderExcluirpetropolis - narrada no livro do Omelete Jan Balder
ResponderExcluirLuiz Pedone
É, o Joaquim já disse tudo. O incrível desta foto é vermos como era o automobilismo naquela época. Coisa de doido mesmo. O circuito passava dentro de Petrópolis numa enorme reta ao lado das casas e prédios, além de ter parte do circuito feito de Paralelepípedos que não dava nenhuma aderência para a prática automobilística. Correto estava o Wilsinho Fittipaldi que se recusou a participar da prova e aparou o Bino Mark I, na terceira volta, quando Carol Figueiredo escapa na mesma curva em que Sergio Cardoso se acidentou. O Bino Mark I ficou destruído, sendo que o traçado da prova nas ruas da cidade serrana, a princípio, seria no sentido horário, mas acabou sendo invertido antes dos treinos. Ele bateu e saiu escorregando pela pista. Às vezes todos nós somos acometidos de uma alucinação coletiva e o bom senso não prevaleceu desde o acidente de Sergio Cardoso, no sábado a tarde, e que o vitimou durante a noite. Mas a prova tinha que ser realizada e deu no que deu. Mais vítimas e a prova encerrada depois de 3 voltas, quando a tragédia anunciada já havia acontecido. Jovino
ResponderExcluirA foto é da corrida de Petrópolis, mas do ano anterior ao acidente que matou o Sergio e o Cacaio. Leve-se em consideração que na época havia poucos autódromos no Brasil e a maioria das corridas era na rua mesmo. De mais a mais, mortos em automobilismo, seja nacional ou internacional eram considerados comuns...
ResponderExcluirPS: o Mark I, com o qual Carol se acidentou, não é Bino. O Mark II, que atropelou o Cacaio é o Bino Mark II
Cesar, as informações eu colhi lá no blog Nobres do Gride.
ResponderExcluirJovino
Cesar, segundo o Site Nobres do Gride, o Luis Pereira Bueno pilotava o Bino Mark II e o Carol Figueiredo se acidentou com o Bino Mark I nº 21 e a foto é exatamente antes da largada da trágica prova.
ResponderExcluirJovino
Sobre a foto, sei que ela é de algum ano anterior, pelo sentido da pista. No ano dos acidentes inverteram o sentido. Já sobre o Mark I ser Bino, ou não, é um êrro comum. Os Mark I eram aqueles dois Alpines A110, importados pela Willys, modificados pelo Tony Bianco (eu acho que ficaram mais bonitos). Já o Bino Mark II era um carro conceito feito pela Willys para o Salão do Automóvel. Quando foram colocar o bicho na pista, descobriram que por causa do entre-eixos muito pequeno o carro tinha problemas de dirigibilidade. Novamente Tony Bianco foi chamado e resolveu o problema.
ResponderExcluir