Ele foi um dos grandes pilotos que participou do cenário automobilístico brasiliense e brasileiro no final da década de 60 e início da década de 70.
Pilotou um dos mais belos e famosos protótipos concebidos em Brasília e faleceu aos 52 anos. Um grande bota.
Alguém sabe quem é este piloto do retrado abaixo e qual corrida importante de Brasília de longa duração ele venceu?
(Fotos, do acervo do Fernando Ramos)
Toninho Martins?
ResponderExcluirEstou fazendo em escala reduzida para 1:43 o Elgar GT 104 que ele pilotou junto com Enio Garcia,em breve estará concluída a miniatura.
Saudações Rodolfo.
Rodolfo, ótima notícia, pois é um carro muito importante na história do automobilismo brasiliense. Quando tiver pronto, estou interessado em que você produza um para presentearmos o Ênio Garcia e o Waldir Lomazzi que foram que construíram este carro. Ano passado, tentamos patrocínios para conseguir construir uma unidade do Elgar para homenagear o Ênio, mas o patrocinio não apareceu.
ResponderExcluirQuem sabe ainda poderemos fazer esta homenagem, pois o estado de saúde dele é bem ruim.
Abs.
Jovino
OK manda um e-mail pra mim plasicostea@gmail.com, que eu mando pra vc fotos de como anda o projeto, creio que dentro de um mês já vai estar concluído. Sinto muito pela saúde do Ênio Garcia, ele era amigo do meu pai desde os tempos da Remingtton Rand. O Toninho quando faleceu eu ainda morava em Brasília, morte bem estupida a dele por uma irresponsabilidade de um "imbessíl" de estrada! Em tempo: pergunta pro Lomazzi se o Elgar nas primeiras corridas tinha vidro traseiro, eu acho que não, mas gostaria de uma confirmação positiva. Já vou reservar pra vc duas unidades. Abs. Rodolfo.
ResponderExcluirJovino,
ResponderExcluirÉ Antônio Martins Filho, falecido em meados dos anos 80, vítima de acidente automobilístico com uma Saveiro quando retornava, se não me engano, de Guaraparí.
Quanto ao Elgar GT 104 tinha um 'vidro' galalite na parte traseira.
Abs,
Hamilton
Rodolfo, o Hamilton já respondeu à sua indagação.
ResponderExcluirMas no link abaixo, verás que ele tinha uma janelinha com vidro ou galalite.
Jovino
http://blogdojovino.blogspot.com/2011/04/bastidores-dos-mil-quilometros-de.html
Rodolfo,
ResponderExcluirTô te mandando o email, mas ele está voltando.
O meu email é este: jovino.coelho@mme.gov.br.
Abs.
Jovino
Email do Catanha encaminhado para o meu email:
ResponderExcluir"TONINHO MARTINS, Antonio Martins Filho, devo muito à ele, foi o meu grande incentivador, em 1974 corri no OPALA dele, tendo a oportunidade de conseguir um bom patrocinador, Madeireira São Jorge.
Obg Toninho, vc está sempre na minha lembrança."
Jovino,
ResponderExcluirAfinal, qual foi a prova de longa duração vencida pelo Toninho Martins? 500 KM de Brasília em 69?
Abs,
Hamilton.
Isto Hamilton. Prova vencida pelo Toninho fazendo dupla como Luis Claudio Nasser. Aliás, a única vitória do Elgar GT 104. A novidade é que tem um amigo está fazendo o Elgar em escala e brevemente estará pronto.
ResponderExcluirAbs.
Jovino
Jovino,
ResponderExcluirLí acima que há a intenção de se presentear Ênio Garcia e Waldir Lomazzi com as miniaturas do Elgar GT 104. Vê com o Rodolfo qual a possibilidade e o custo de mais uma unidade, pois tenho interesse na aquisição.
A propósito, ninguém sabe o destino dos Elgar e qual o custo para um novo bólido?
Abs,
Hamilton.
Hamilton, há uns dois anos, eu, o Carlinhos Pontual e outros amigos aqui, tentamos conseguir apoio financeiro para construir uma ou mais unidades do Elgar GT 104 para presentear o Ênio e fazer a homenagem para ele. Mas não conseguimos dinheiro. Eu já tinha até o profissional que faria o carro, mas sem grana, não dá né. Tentamos a Brasal que foi o seu patrocinador no passado, mas o atual administrador do grupo, não teve interesse. Então deixamos para lá. O Rodolfo diz que fará 20 unidades e falarei para ele de seu interesse.
ResponderExcluirJovino