A foto abaixo eu roubei lá do blog do Roberto Costa Autos&Máquinas.
A foto é do fotógrafo automobilistico, Claudio Laranjeira, e retrata o GP do Nordeste ou 500 Km de Fortaleza de 1969.
Nesta prova o Ênio fez dupla com o seu costumeiro parceiro, o Toninho Martins ou Toninho Feijão, como era conhecido aqui em Brasília, chegando na 7º colocação. Logo atrás vem o Protótipo Onça 3 (107) de Fortaleza que foi sexto colocado nesta prova pilotado pelo Arialdo Pinho e Carlos Fernando.
O Elgar GT 104 do Ênio Garcia muito mais bem acabado, pois em sua estréia nos 500 km de Brasília de 1969 o carro apresentava uma laminação de sua fibra ainda bem precária devido às pressas que as duas unidades foram preparadas para disputar a prova brasiliense, como podemos ver na foto abaixo na matéria da revista Quatro Rodas quando o Espedito Marazzi fez um teste com ele.
O teste para a revista Quatro Rodas. Repare no mal acabamento da fibra.
Na foto acima, o Elgar GT 104 sendo exposto, se não me falha a memória, em 1970. Lembro-me deste momento, pois foi lá na Concha Acústica quando realizou-se o "Globo Shell Especial" onde houve show histórico com a Rita Lee e os Mutantes quando ela mandou a galera acender um baseado e aí ela foi proibida de se apresentar em Brasília durante mais de 20 anos.
O apresentador era o Miele, como mostra a foto, e o Ênio está ao lado dele.
O Elgar GT 104 recebendo a bandeirada dos 500 Km
de Brasília de 69 quando a dupla Toninho Martins e Luis Claudio Nasser,
irmão do José Roberto Nasser, saíram vencedores.
Abaixo, um filme do tradicional 500 km de Fortaleza realizado em 2008.
Comentário do Tinoco encaminhado para o meu email:
ResponderExcluir"Jovino,
Há alguns anos o Paulo Mostardeiro levantou a possibilidade de se fazer uma réplica do Elgar. Inclusive houve conversas com o Enio, que explicou alguns detalhes. Acho até que o Mostardeiro tinha um modelo em escala do chassis. Fiquei entusiasmado com a idéia. Se um bom grupo entrasse com algum dinheiro e disposição acho que viraria realidade.
Abraço,
Luiz Tinoco"
Tinoco.
ResponderExcluirHá uns dois anos, eu me reuni com o Carlinhos Pontual, o Ênio e um monte de ex pilotos lá no bar da lapa para falarmos exatamente disto, de se fazer uma homenagem para o Ênio construindo uma unidade do Elgar GT 104 para homenageá-lo ainda em vida.
Fiquei de conseguir o profissional para executar o serviço e o consegui, mas tudo foi por águas abaixo, quando não conseguimos patrocínios.
Tentamos o seu ex patrocinador, o Osório Adriano da Brasal, mas segundo o Ricardo Penta, ele já estava aposentado e mandou que a gente falasse com o seu filho, que nem quis ouvir falar nisto.
A pretensão era de se construir o protótipo, fazer a homenagem para o Ênio e depois este carro ficaria com o próprio dono da Brasal e ele ficaria exposto lá.
Então, sem grana, acabamos por deixar prá lá.
Hoje, tem um amigo no Rio de Janeiro que está com o projeto e está pretendendo construir o Elgar.
Poderemos ir atrás dos amigos aqui de Brasília para unirem-se e conseguir a grana para isto.
Só depende da gente.
Abs.
Jovino
Vamos torcer para o ressurgimento do Elgar, justa homenagem ao Ênio e a todos os que participaram dessa história.
ResponderExcluirJovino,
ResponderExcluirO show com Rita Lee/Mutantes e outros artistas, entre eles Wilson Simonal, Elis Regina, Ivan Lins... aconteceu em abril de 1971 por conta da inauguração da filial da Rede Globo em Bsb e fazia parte do projeto 'Som Livre Exportação'.
Abs,
Hamilton.
Jovino use o que quiser do meu Blog, será um prazer!
ResponderExcluirAproveitando gostaria que me enviasse munição sobre o Encontro de Pumas para eu divulgar aqui.
robertopcosta@hotmail.com
Naquela época o acabamento tosco da fibra não era pela pressa. Era porque era ruim mesmo. Me lembro da primeira vez que vi o Fittiporsche ao vivo, o Fusca Bi-motor, o Elgar, o Ôvo de Codorna etc. Era o mesmo acabamento lambão. Bem acabados na época só o Bino, os Mark I (tinha mão do Tony Bianco neles) e o Repe, do Renato Peixoto de Castro, aqui de Petrópolis...
ResponderExcluirBacana essa foto.
ResponderExcluirNunca a tinha visto.O Elgar era muito bonito. Pena o rapaz não ter concordado com a idéia.
Roberto, já mandei para o seu email. Obrigado.
ResponderExcluirSidney, mas é um sonho que estamos batalhando.
Jovino
Jovino até agora não chegou.
ResponderExcluirManda para autonews@terra.com.br
Na foto o Elgar se aproxima da tomad ada Curva do desespero, final da reta do autódromo Virgilio Távora. O protótipo Onça III que o segue também tem uma grande hstória.
ResponderExcluir