É com pesar que comunico o falecimento de um dos maiores pilotos brasileiros, o Ênio Garcia, Gaúcho de nascimento e radicado em Brasília desde o início da década de 60.
Piloto e construtor de um dos mais belos protótipos brasileiros, o Elgar GT 104, teve participação importante na história do automobilismo brasiliense. Para saber mais sobre sua história, clique Aqui.
Que descanse em paz.
CONFIRMADO:
O velório será no Cemitério Campo da Esperança capela nº 1 das 14h às 19h. O corpo será cremado amanhã e as cinzas serão espalhadas no autódromo Internacional Nelson Piquet, como seu desejo.
Ênio Garcia, Catanha e Jovino, num encontro no Bar da Lapa no ano passado quando eu passei para ele a revista 4 rodas em que o Elgar GT 104 foi testado pela revista. |
O Poster do Elgar GT 104 foi feito pelo Ilustrador Mauricio morais
A foto acima é inédita e que me foi gentilmente cedida pelo meu amigo Sidney Cardoso e retrata os Mil Quilômetros do Rio de 1969. Na frente o Malzoni do Marinho (ou seria o Alfazone?) e o Elgar GT 104 da dupla Ênio Garcia e Toninho Martins.
A foto acima me foi gentilmente cedida pelo Napoleão Ribeiro
Mensagem do Marcos Sacoman encaminhado para o meu email:
ResponderExcluir'Grande perda !
Até hoje lembro com que simpatia o Enio nos recebia em BSB, franqueando a Brasal aos amigos !
Vai deixar saudades ! Que descanse em paz."
Mensagem do Helinho de Freitas encaminhado para o meu email:
ResponderExcluir"Jovino, nossos sentimentos, era uma grande pessoa.
Ab
Hélinho de Freitas"
Mensagem do Bob Sharp encaminhado para o meu email:
ResponderExcluir"Caro Jovino,
Foi com grande pesar que acabei de ler a notícia da passagem do Ênio.
Lembro-me muito da presença dele e do companheiro Toninho no nosso ambiente aí em Brasília, pessoas afáveis e amigas e sempre em destaque nas várias provas em que corri aí, especialmente com o belo e rápido Elgar GT.
Uma grande perda para o automobilismo brasileiro.
Descanse ele em paz.
Grande abraço
Bob Sharp"
Tristeza e comoção pessoal.
ResponderExcluirEstou preparando, mesmo que homenagem póstuma, ouma réplica do VW da Equipe Brasal, pilotado pela dupla Ênio e Toninho Martins.
Estava em entendimentos pessoais com o Ênio para "recriar" o ELGAR GT 104, mas todos os dados do projeto não me foram passados a tempo.
Seria como voltar ao Gama, mais precisamente à Indústria Castaldelli, e recordar aquele monte de aramados sobre o chassi, dando forma ao que viria a ser o mais belo protótipo de Brasília.
Que Deus o acolha e que a Luz Divina o ilumine, neste momento.
Perdemos todos.
Luiz Fernando Lapagesse
É com muito pêsar que tomo conhecimento do falecimento do grande Pilôto Pioneiro de Brasília ÊNIO GARCIA!
ResponderExcluirQue a família enlutada receba os meus mais profuntos sentimentos.
"ÊNIO GARCIA NOS DEIXOU, MAS SE TORNARÁ UMA LENDA DO AUTOMOBILISMO BRASILIENSE!"
Rodolfo Miguel Costea.
Florianópolis-SC.
Meus pêsames à família!
ResponderExcluirPois é Jovino, é inexorável.
ResponderExcluirno entanto, sempre existe a esperança de renovação.
no automobilismo plastificado de hoje, especialmente aqui no brasil, cada um que se vai, é um a menos para defender o forte.
0s índios estão levando a melhor.
Um abraço solidário a familia
O Ênio fez parte de uma era muito importante para o automobilismo brasileiro, quando ele, com todo o amadorismo que existia, levava muita gente às provas e era de muita criatividade.
ResponderExcluirEm conversa com o Napoleão Ribeiro agora a pouco no velório do Ênio, é provável que os Mil Quilômetros de Brasília a ser disputado em outubro próximo levará o nome do Ênio Gargia.
Acredito que será uma bela homenagem.
Sonhamos ano passado em construir uma unidade do Elgar GT 104 e apesar de ter conseguido profissionais para executar a obra, o sonho se foi por falta de patrocíios.
Seria uma bela homenagem para o Ênio eem vida.
Jovino
Caro Jovino
ResponderExcluirRecebi seu e-mail e vim aqui deixar meus pêsames, mas como vi que você estava transcrevendo os e-mails, resolvi não escrever nada e esperar a transcrição dos que nós trocamos.
Diante de tantas coisas estranhas pra mim, arrepiei-me todo, fiquei perplexo, não me contive e os transcrevi lá no blog do mestre Joca onde ele transmite essa triste notícia.
Só me resta desejar que o Ênio descanse em paz e meus pêsames à família. Tenho certeza de que será muito bem recebido lá em cima.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirJovino
ResponderExcluirVocê sabe a que horas ele faleceu?
Sidney,
ResponderExcluirO Ênio faleceu na madrugada de sexta feira.
Replico aqui o comentário que fiz lá no Mestre Joca em resposta ao seu comentário:
Sidney,
Ddfícil de explicar.
Mas tem mais coisas.
Temos um grande amigo aqui e que é um dos grandes amigos do Ênio também. Ele, como o Ênio tem problemas com o tabagismo e andou internado na UTI de um hospital aqui. Ele é quem organiza a mais de 40 anos o encontro de ex pilotos e da primeira geração de jovens brasilienses que chegaram lá pelos idos de 60 à capital federal.
Pois bem, ele sumiu por uns quatro meses em função de seus problemas de saúde e na quarta ele me ligou, pois queria, apesar de ainda não estar totalmente recuperado, ir ao lapa rever os amigos. E assim nos encontramos lá, falando, principalmente da saúde do Ênio.
E não é que no dia seguinte ele me liga dando a triste notícia do falecimento do Ênio.
Mais uma vez obrigado. As fotos vieram na hora certa.
Jovino
Jovino
ResponderExcluirPoi é essas coincidências nos deixam meio intrigados.Eu nem sabia que o Ênio estava doente. Nosso assunto ali era o Renato Malcotti e o Fúria.
Interessante que na hora de enviar as outras fotos me lembrei que já havia visto umas fotos do Elgar GT no seu blog e senti uma vontade de te enviar. Achei outra coincidência porque assim que acabei de te enviar passei no blog do Maurício e fui ver o que tinham escrito lá. Aí li seu comentário que falava do Elgar GT. Na hora pensei: Que coincidência. Senti vontade de enviar as fotos do Elgar GT e agora o Jovino está falando justamente nele. Legal, quando ele abrir o e-mail vai gostar.
Quando chego no PC na noite do dia seguinte aí tomo conhecimento por você dessa triste notícia.
E agora essa também do outro seu amigo. Talvez um dia iremos saber. Ou - como costuma dizer Caetano Veloso - ou não.
Forte abraço.
Grande perda!
ResponderExcluir