domingo, 31 de julho de 2011

MOTOR DKW DE 6 CILINDROS EM LINHA!

Acredito que muitos já ouviram falar no motor de 6 cilindros em V que a DKW iria lançar para os seus carros, se não me falha a memória, a partir de 1967. Mas com a descontinuação da fábrica este motor foi produzido, mas não, pelo o que eu saiba, chegou a ser comercializado, embora exista exemplar dele montado em algum DKW.

Mas e este motor que o meu amigo Umaras me passou que está sendo desenvolvimento pelo projetista Graciano e que já foi dado o start por amigo seu.

Gosto destes projetos assim ousados, isto lembra os anos 60 e 70 quando a imaginação era bem aflorada e pelo que mostra a foto, ele deve ter unido dois motores em linha, com seis bobinas de campo. Que carburação ele está usando? E a distribuição? Quantos HPs devem desenvolver este motorzão?

Mais abaixo, um video com o ronco do Motor DKW de 6 cilindros em linha.

Clique na foto para ampliá-la

Motor DKW 6 cilindros em Linhas do construído pelo Graciano


Motor  V6 desenvolvido pela DKW
Veja o video abaixo com o Ronco do Motor DKW de 6 cilindrosem linha.

7 comentários:

  1. jovino,
    este nunca vi, mas a saab tentou coisa igual.
    não sei qual a pretensão, mas a superação tecnológica, garroteará a produção de cavalos. será coisa para produzir honestos 70, 75 cv / litro, ou 140, 150 cv em 2.000 cm3, nada excepcional.
    problema destes motores não era a potência específica, razoável para a sua época, mas o torque pequeno e em limitadíssima faixa. tivesse unido dois 1,2 litros, o resultado seria muito diferente.
    aguardemos o produto do esforço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é lógico. Qto mais cc, mais torque, teoricamente. Mas não entendi o pq do seu comentário sobre "limitadíssima faixa". As rotações desse motor original está na faixa de um VW ar, o que é baixo, claro, mas não tão baixo pra causar espanto..
      Eu creio que a intenção do Graciano seja mais ter montado esse motor para mostrar que é possível. Não para tentar montar em algum carro, o que daria muito trabalho de adaptação, de corte da parede de fogo do cofre, adaptação de caixa de câmbio... Salvo se for pra colocar em algum protótipo. Sei lá, acho eu.

      Excluir
  2. Nasser, eu não sei como se instalaria um motor deste comprimento dentro do cofre de um DKW, mas deve atingir uma boa potência.
    Jovino

    ResponderExcluir
  3. com certeza excelente motor pena que polui muito, mas se soubesse de alguem vendendo um compraria para montar um trake e colocaria uma redução, aumentando seu torke

    ResponderExcluir
  4. Imagina o inferno que seria ajustar os platinados desse V6 dps de trocá-los? Pior ainda desse 6 em linha do vídeo se usar só 1 distribuidor...

    ResponderExcluir