sexta-feira, 16 de setembro de 2011

QUIZZZ HISTÓRICO

Largada para os Mil quilômetros de Brasília.

Vemos no gride vários carros que participavam do cenário automobilístico naquela época, mas o Brasinca é uma novidade para mim e largando na frente!!

Quem é o piloto do Brasinca e dos outros carros e que Mil quilômetros é este?


A fotos me foram encaminhadas pelo meu amigo Carlinhos "Lapa" Pontual e foram cedidas dos arquivos do Paulinho Miranda.

Então vamos aos esclarecimentos:

O gride de largada foi este abaixo encamainhado pelo Rodolfo do http://plasticostea.blogspot.com/:

BERLINETA 68: GRAZIELA FERNANDES E LUIZ C. FAGUNDES
BRASINCA 88: WALTER HAHN E EXPEDITO MARAZI
BERLINETA 84: PEDRO V.DELAMARE E LUDOVICO PEREZ
BRASINCA 4: AIRTON VARANDA E JOÃO VARANDA
MALZONI 92: NEWTON ALVES E CELSO L. GERGASSI
BERLINETA 75; LAIR CARVALHO E GILBERTO AUGUSTO
PRT. ALFA 65: MARIO OLIVETTI E CELSO BRAVO
ALFA ZAGATO 77: EMERSON FITTIPALDI E J.C.PACE
ALFA JJULIA 23 PIERO GANCIA E MARIVALDO FERNANDES
SIMCA 64: ANTÔNIO MARTINS E ÊNIO GARCIA
1093 60: ALFREDO L. PRAÇA E ACÁCIO F. ROCHA
GORDINI 46: ANDRÉ DE SOUZA E PAULO CESAR
GORDINI 28: PAULO GUARACIABA E ALADINO BORGES
1093 8: ARIBERTO IASI E ADALBERTO IASI
1093 11: MAURÍCIO CHULAN E GILBERTO KAMINITZER
1093 111: ZOROASTRO AVON E CARLOS WITAQUER
GORDINI 2 : FLÁVIO CASTRO E AMAURI CASTRO
GORDINI 100: JOSÉ MUHANA E NILSON
DKW VEMAG (TAXI) 7: JAQUES LIMA E JAURO RIBEIRO
FIAT ABARTH 45: FELIPE ALBERTINI E LULA GANCIA
1093 27 : ANTÔNIO pINTO E FERNANDES BARCELOS
DKW VEMAG 50 : WANDERLEY MARTZ E LUIZ FELIPE ABRÃO
DKW VEMAG 3 : ROBERTO FARIAS E JORGE PAPAS


Na foto superior o Alfa dos vencedore Piero Gancia/Marivaldo Fernandes. Na outra o carro com que o Emerson Fittipaldi/José Carlos Pace em que eles lideraram por grande parte até o momento do acidente.

Segundo o Walter Hahn, houve também outro Brasinca, dos Varanda que ele pouco acompanhou, ele se lembra somente que quando chegou em Brasilia com o Expedito , eles estavam inscritos .

Largaram logo atraz do carro dele, mas teve problemas de motor no inicio , me parece uma quebra forte, mas ele não sabe precisar o que aconteceu.

Em Brasilia o seu carro andou muito, mas ficou sem freio totalmente, era o grande problema do carro, "só resolvido quando o seu Chico me cedeu os freios á disco Campanhol , assim mesmo , só com o cambio 4 marchas a coisa ficou boa" .

Houve também a participação da Graziela Fernandes que correu o Mil Km de Brasília de 1966 em dupla e com a Berlineta do “Tigrão” da Torke (Luiz Carlos Fagundes), mas foi a Equipe Willys que preparou o carro.

Na prova realizada em 1966, os Mil Quilômetros de Brasília, valeu como prova de abertura do primeiro campeonato brasileiro de automobilismo, numa disputa na qual a vitória ficou para a dupla Piero Gancia/Marivaldo Fernandes, que se revezou na condução de um Alfa Romeu Giulia TIS de 1600 cc, recebendo a bandeirada a frente do Alfa Romeu equipado com motor de 2.600 cc que foi pilotada pelo carioca Mário Olivetti, que desta vez formou dupla com o seu conterrâneo Carlos Bravo. A corrida contou com a participação da dupla Emerson Fittipaldi/José Carlos Pace, que na pilotagem de um Alfa Romeu GTZ liderou a maior parte da disputa, até ser obrigada a abandonar após um acidente, mas o traçado de disputa dos mil quilômetros de Brasília foi altarado, com largada acontecendo no Eixo Monumental, sentido Burity-Esplanada dos ministérios, debaixo da Rodoviária, como vemos na foto. Dali os carros contornavam o curvão da Rodoviária, seguiam pelo Eixão Norte até o viaduto que dá acesso ao Eixinho Oeste. Depois de subirem o viaduto, os concorrentes se dirigiam para onde é hoje o Conjunto Nacional, faziam um retorno à direita e se dirigiam para, também, onde é hoje o Liberty Mall, até atingirem a W3 Norte, fazendo o sentido inverso, ou seja, pela contra-mão.
 Como na época não havia a ligação entre a W3 norte e Sul, os carros seguiam em direção à Torre de Televisão, faziam um retorno usado nas edições da prova de 1966, 1967, 1968, 1969 até a última  em 1970.

Um bom final de semana para todos.

(Fonte e foto da alfa, o mago Napoleão Ribeiro, o gride de largada foi encaminhado pelo Rodolfodo Plastiscotea)

9 comentários:

  1. Jovino, acho que quem pilotava a Brasinca #88 era o Walter Hahn e a Alfa #77 logo atrás era o Emerson Fittipalidi. Tudo chute e as outras baratas não sei de quem é.

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  2. Mauricio,
    Também acho que o piloto do Brasinca é o Walter Hahn e Rigoberto Soler. Mas tem muito mais carros e confesso que comecei a acompanhar corridas aqui em Brasília a partir de 1968
    Jovino

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  3. Qual o ano disso?
    66?
    Quem ganhou a prova?

    Fala aí Jovino...
    Fala logo Pontual... rrsrssss

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  4. Olá Jovino anota aí A POSIÇÃO DA LARGADA:

    BERLINETA 68: GRAZIELA FERNANDES E LUIZ C. FAGUNDES
    BRASINCA: WALTER HAHN E EXPEDITO MARAZI
    BERLINETA 84: PEDRO V.DELAMARE E LUDOVICO PEREZ
    BRASINCA 4: AIRTON VARANDA E JOÃO VARANDA
    MALZONI 92: NEWTON ALVES E CELSO L. GERGASSI
    BERLINETA 75; LAIR CARVALHO E GILBERTO AUGUSTO
    PRT. ALFA 65: MARIO OLIVETTI E CELSO BRAVO
    ALFA ZAGATO 77: EMERSON FITTIPALDI E J.C.PACE
    ALFA JJULIA 23 PIERO GANCIA E MARIVALDO FERNANDES
    SIMCA 64: ANTÔNIO MARTINS E ÊNIO GARCIA
    1093 60: ALFREDO L. PRAÇA E ACÁCIO F. ROCHA
    GORDINI 46: ANDRÉ DE SOUZA E PAULO CESAR
    GORDINI 28: PAULO GUARACIABA E ALADINO BORGES
    1093 8: ARIBERTO IASI E ADALBERTO IASI
    1093 11: MAURÍCIO CHULAN E GILBERTO KAMINITZER
    1093 111: ZOROASTRO AVON E CARLOS WITAQUER
    GORDINI 2 : FLÁVIO CASTRO E AMAURI CASTRO
    GORDINI 100: JOSÉ MUHANA E NILSON
    DKW VEMAG (TAXI) 7: JAQUES LIMA E JAURO RIBEIRO
    FIAT ABARTH 45: FELIPE ALBERTINI E LULA GANCIA
    1093 27 : ANTÔNIO pINTO E FERNANDES BARCELOS
    DKW VEMAG 50 : WANDERLEY MARTZ E LUIZ FELIPE ABRÃO
    DKW VEMAG 3 : ROBERTO FARIAS E JORGE PAPAS

    __________________________________

    Classificação final vai só o numeral...:
    23
    65
    84
    92
    45
    28
    64
    46
    27
    75
    11
    3
    100
    2
    50

    os demais não se classificaram....

    espero ter colaborado.

    Abs.

    Rodolfo.

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  5. Valeu Rodolfo. Vou colocar lá no texto do post. Jovino

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  6. Se quiser mais algo interessante da corrida a fonte que tenho é a revista Auto Esporte Junho de 1966 que comprei na época...Rodolfo.

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  7. Rodolfo, coloquei o seu link lá no texto do blog. É que do trabalho não dá para entrar em blogs.
    Jovino

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  8. Pequena correção: Aylton Varanda, ao invés de Airton Varanda.

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