Largada para os Mil quilômetros de Brasília.
Vemos no gride vários carros que participavam do cenário automobilístico naquela época, mas o Brasinca é uma novidade para mim e largando na frente!!
Quem é o piloto do Brasinca e dos outros carros e que Mil quilômetros é este?
A fotos me foram encaminhadas pelo meu amigo Carlinhos "Lapa" Pontual e foram cedidas dos arquivos do Paulinho Miranda.
Então vamos aos esclarecimentos:
O gride de largada foi este abaixo encamainhado pelo Rodolfo do http://plasticostea.blogspot.com/:
BERLINETA 68: GRAZIELA FERNANDES E LUIZ C. FAGUNDES
BRASINCA 88: WALTER HAHN E EXPEDITO MARAZI
BERLINETA 84: PEDRO V.DELAMARE E LUDOVICO PEREZ
BRASINCA 4: AIRTON VARANDA E JOÃO VARANDA
MALZONI 92: NEWTON ALVES E CELSO L. GERGASSI
BERLINETA 75; LAIR CARVALHO E GILBERTO AUGUSTO
PRT. ALFA 65: MARIO OLIVETTI E CELSO BRAVO
ALFA ZAGATO 77: EMERSON FITTIPALDI E J.C.PACE
ALFA JJULIA 23 PIERO GANCIA E MARIVALDO FERNANDES
SIMCA 64: ANTÔNIO MARTINS E ÊNIO GARCIA
1093 60: ALFREDO L. PRAÇA E ACÁCIO F. ROCHA
GORDINI 46: ANDRÉ DE SOUZA E PAULO CESAR
GORDINI 28: PAULO GUARACIABA E ALADINO BORGES
1093 8: ARIBERTO IASI E ADALBERTO IASI
1093 11: MAURÍCIO CHULAN E GILBERTO KAMINITZER
1093 111: ZOROASTRO AVON E CARLOS WITAQUER
GORDINI 2 : FLÁVIO CASTRO E AMAURI CASTRO
GORDINI 100: JOSÉ MUHANA E NILSON
DKW VEMAG (TAXI) 7: JAQUES LIMA E JAURO RIBEIRO
FIAT ABARTH 45: FELIPE ALBERTINI E LULA GANCIA
1093 27 : ANTÔNIO pINTO E FERNANDES BARCELOS
DKW VEMAG 50 : WANDERLEY MARTZ E LUIZ FELIPE ABRÃO
DKW VEMAG 3 : ROBERTO FARIAS E JORGE PAPAS
O gride de largada foi este abaixo encamainhado pelo Rodolfo do http://plasticostea.blogspot.com/:
BERLINETA 68: GRAZIELA FERNANDES E LUIZ C. FAGUNDES
BRASINCA 88: WALTER HAHN E EXPEDITO MARAZI
BERLINETA 84: PEDRO V.DELAMARE E LUDOVICO PEREZ
BRASINCA 4: AIRTON VARANDA E JOÃO VARANDA
MALZONI 92: NEWTON ALVES E CELSO L. GERGASSI
BERLINETA 75; LAIR CARVALHO E GILBERTO AUGUSTO
PRT. ALFA 65: MARIO OLIVETTI E CELSO BRAVO
ALFA ZAGATO 77: EMERSON FITTIPALDI E J.C.PACE
ALFA JJULIA 23 PIERO GANCIA E MARIVALDO FERNANDES
SIMCA 64: ANTÔNIO MARTINS E ÊNIO GARCIA
1093 60: ALFREDO L. PRAÇA E ACÁCIO F. ROCHA
GORDINI 46: ANDRÉ DE SOUZA E PAULO CESAR
GORDINI 28: PAULO GUARACIABA E ALADINO BORGES
1093 8: ARIBERTO IASI E ADALBERTO IASI
1093 11: MAURÍCIO CHULAN E GILBERTO KAMINITZER
1093 111: ZOROASTRO AVON E CARLOS WITAQUER
GORDINI 2 : FLÁVIO CASTRO E AMAURI CASTRO
GORDINI 100: JOSÉ MUHANA E NILSON
DKW VEMAG (TAXI) 7: JAQUES LIMA E JAURO RIBEIRO
FIAT ABARTH 45: FELIPE ALBERTINI E LULA GANCIA
1093 27 : ANTÔNIO pINTO E FERNANDES BARCELOS
DKW VEMAG 50 : WANDERLEY MARTZ E LUIZ FELIPE ABRÃO
DKW VEMAG 3 : ROBERTO FARIAS E JORGE PAPAS
Na foto superior o Alfa dos vencedore Piero Gancia/Marivaldo Fernandes. Na outra o carro com que o Emerson Fittipaldi/José Carlos Pace em que eles lideraram por grande parte até o momento do acidente.
Segundo o Walter Hahn, houve também outro Brasinca, dos Varanda que ele pouco acompanhou, ele se lembra somente que quando chegou em Brasilia com o Expedito , eles estavam inscritos .
Largaram logo atraz do carro dele, mas teve problemas de motor no inicio , me parece uma quebra forte, mas ele não sabe precisar o que aconteceu.
Em Brasilia o seu carro andou muito, mas ficou sem freio totalmente, era o grande problema do carro, "só resolvido quando o seu Chico me cedeu os freios á disco Campanhol , assim mesmo , só com o cambio 4 marchas a coisa ficou boa" .
Largaram logo atraz do carro dele, mas teve problemas de motor no inicio , me parece uma quebra forte, mas ele não sabe precisar o que aconteceu.
Em Brasilia o seu carro andou muito, mas ficou sem freio totalmente, era o grande problema do carro, "só resolvido quando o seu Chico me cedeu os freios á disco Campanhol , assim mesmo , só com o cambio 4 marchas a coisa ficou boa" .
Houve também a participação da Graziela Fernandes que correu o Mil Km de Brasília de 1966 em dupla e com a Berlineta do “Tigrão” da Torke (Luiz Carlos Fagundes), mas foi a Equipe Willys que preparou o carro.
Na prova realizada em 1966, os Mil Quilômetros de Brasília, valeu como prova de abertura do primeiro campeonato brasileiro de automobilismo, numa disputa na qual a vitória ficou para a dupla Piero Gancia/Marivaldo Fernandes, que se revezou na condução de um Alfa Romeu Giulia TIS de 1600 cc, recebendo a bandeirada a frente do Alfa Romeu equipado com motor de 2.600 cc que foi pilotada pelo carioca Mário Olivetti, que desta vez formou dupla com o seu conterrâneo Carlos Bravo. A corrida contou com a participação da dupla Emerson Fittipaldi/José Carlos Pace, que na pilotagem de um Alfa Romeu GTZ liderou a maior parte da disputa, até ser obrigada a abandonar após um acidente, mas o traçado de disputa dos mil quilômetros de Brasília foi altarado, com largada acontecendo no Eixo Monumental, sentido Burity-Esplanada dos ministérios, debaixo da Rodoviária, como vemos na foto. Dali os carros contornavam o curvão da Rodoviária, seguiam pelo Eixão Norte até o viaduto que dá acesso ao Eixinho Oeste. Depois de subirem o viaduto, os concorrentes se dirigiam para onde é hoje o Conjunto Nacional, faziam um retorno à direita e se dirigiam para, também, onde é hoje o Liberty Mall, até atingirem a W3 Norte, fazendo o sentido inverso, ou seja, pela contra-mão.
Como na época não havia a ligação entre a W3 norte e Sul, os carros seguiam em direção à Torre de Televisão, faziam um retorno usado nas edições da prova de 1966, 1967, 1968, 1969 até a última em 1970.
Um bom final de semana para todos.
(Fonte e foto da alfa, o mago Napoleão Ribeiro, o gride de largada foi encaminhado pelo Rodolfodo Plastiscotea)
Jovino, acho que quem pilotava a Brasinca #88 era o Walter Hahn e a Alfa #77 logo atrás era o Emerson Fittipalidi. Tudo chute e as outras baratas não sei de quem é.
ResponderExcluirMauricio,
ResponderExcluirTambém acho que o piloto do Brasinca é o Walter Hahn e Rigoberto Soler. Mas tem muito mais carros e confesso que comecei a acompanhar corridas aqui em Brasília a partir de 1968
Jovino
Qual o ano disso?
ResponderExcluir66?
Quem ganhou a prova?
Fala aí Jovino...
Fala logo Pontual... rrsrssss
Olá Jovino anota aí A POSIÇÃO DA LARGADA:
ResponderExcluirBERLINETA 68: GRAZIELA FERNANDES E LUIZ C. FAGUNDES
BRASINCA: WALTER HAHN E EXPEDITO MARAZI
BERLINETA 84: PEDRO V.DELAMARE E LUDOVICO PEREZ
BRASINCA 4: AIRTON VARANDA E JOÃO VARANDA
MALZONI 92: NEWTON ALVES E CELSO L. GERGASSI
BERLINETA 75; LAIR CARVALHO E GILBERTO AUGUSTO
PRT. ALFA 65: MARIO OLIVETTI E CELSO BRAVO
ALFA ZAGATO 77: EMERSON FITTIPALDI E J.C.PACE
ALFA JJULIA 23 PIERO GANCIA E MARIVALDO FERNANDES
SIMCA 64: ANTÔNIO MARTINS E ÊNIO GARCIA
1093 60: ALFREDO L. PRAÇA E ACÁCIO F. ROCHA
GORDINI 46: ANDRÉ DE SOUZA E PAULO CESAR
GORDINI 28: PAULO GUARACIABA E ALADINO BORGES
1093 8: ARIBERTO IASI E ADALBERTO IASI
1093 11: MAURÍCIO CHULAN E GILBERTO KAMINITZER
1093 111: ZOROASTRO AVON E CARLOS WITAQUER
GORDINI 2 : FLÁVIO CASTRO E AMAURI CASTRO
GORDINI 100: JOSÉ MUHANA E NILSON
DKW VEMAG (TAXI) 7: JAQUES LIMA E JAURO RIBEIRO
FIAT ABARTH 45: FELIPE ALBERTINI E LULA GANCIA
1093 27 : ANTÔNIO pINTO E FERNANDES BARCELOS
DKW VEMAG 50 : WANDERLEY MARTZ E LUIZ FELIPE ABRÃO
DKW VEMAG 3 : ROBERTO FARIAS E JORGE PAPAS
__________________________________
Classificação final vai só o numeral...:
23
65
84
92
45
28
64
46
27
75
11
3
100
2
50
os demais não se classificaram....
espero ter colaborado.
Abs.
Rodolfo.
Valeu Rodolfo. Vou colocar lá no texto do post. Jovino
ResponderExcluirSe quiser mais algo interessante da corrida a fonte que tenho é a revista Auto Esporte Junho de 1966 que comprei na época...Rodolfo.
ResponderExcluirGrato por recomendar meu Blog...
ResponderExcluirRodolfo, coloquei o seu link lá no texto do blog. É que do trabalho não dá para entrar em blogs.
ResponderExcluirJovino
Pequena correção: Aylton Varanda, ao invés de Airton Varanda.
ResponderExcluirLegal ver esta matéria onde meu pai (Adalberto Iasi)e meu tio parteciparam. Vcs tem mais alguma noticia ou foto da época? Papai faleceu em outubro....Obrigada
ResponderExcluir