Com a presença de um grande público encerrou-se a temporada automobilística do DF, que marcou história no automobilismo candango. Na prova de encerramento, a programação incluiu cinco categorias que fizeram o público vibrar, sendo que na TFL, a vitória foi do piloto Moacyr Neto, o que entretanto, não tirou o título do primeiro campeonato da categoria das mãos do veterano Catanha.
Catanha quando liderava a segunda bateria na prova de 5 de outubro de 1981
Num clima de muito nervosismo foi dada a largada para a décima e última etapa do campeonato do Distrito Federal. José Laurindo era o pole, mas na curva do Colégio Militar, Moacyr Peró, assumiu a ponta para não mais perder, cumprindo o que seu preparador Marcus comentara. No final da reta oposta acontecia um acidente com quatro carros: Raad nº 12, Celsão nº 14, Wilson Cruz nº 6 e Antero nº 44. Somente Wilson voltou à pista. Os três restantes abandonaram a corrida. O maior duelo aconteceu entre Catanha e Nelson Lacerda, que brigavam ainda pelo título. No final José Catanhede levou a melhor, terminando em quarto, com Nelson em quinto.
O opalão nº 59 do Catanha campeão da TFL de 1981
Na segunda bateria novamente Moacyr assume a ponta, com Laurindo em segundo e logo atrás vinha Gabira, que mais uma vez deu um verdadeiro espetáculo, buscando várias posições na primeira e na segunda bateria. No seu vácuo sempre esteve o Catanha carro nº 59, com Nelson bem distante, seguido por Ronaldo, Linhares e Edinir.
Moacyr foi primeiro, com Laurindo em segundo e Gabira em terceiro. Catanha com a quarta colocação, "ganhou seu primeiro título de sua carreira", com todos os méritos.
O Resultado do Campeonato da Turismo Força Livre Classe B: 1º Catanha carro nº 59, Campeão com 73 pontos, 2º Nelson Bola Lacerda carro nº 3, Vice Campeão com 66 pontos, 3º Edinir Alves Mesquita carro nº 7, com 47 pontos, 4º José Laurindo carro nº 39 com 43 pontos, 5º Paulo Roberto Nista carro nº 96 com 36 pontos, Marcelo Robson Lima Lobo carro nº 17.
E O PAU ROLOU NUMA CENA LAMENTÁVEL QUE EU MESMO PRESENCIEI DENTRO DOS BOXES.
Entre os carros que não eram máquinas mais potentes como os opalas e os mavericks, destacanvam-se na TFL, o fusca Hot do Ricardinho Nhen Nhen Nhen que andava lá no meio e o endiabrado Fiat da Eldorado Veículos pilotado pelo Ruyter Pacheco que sempre estava ali entre os 4, 5 primeiros colocados e perturbando a vida dos opalas e mavericks, máquinas muito mais potentes.
Este era o Fiat da Eldorado Veículos pilotado pelo Ruyter Pacheco. Depois da panca, ele nunca mais foi o mesmo.
Este carro era o capeta temido pelos pilotos dos opalas Stocks e Mavericks, pois o carrinho andava uma barbaridade. Muito bem conduzido pelo Ruyter que tocava muito e foi motivo até de pancadaria após o encerramento do campeonato quanto fizeram um festival do chopp e distribuíram canecas para o pessoal comemorar e os ânimos afloraram e muitas canecas de chopps foram quebradas no quebra pau que aconteceu ao lado dos boxes quando integrantes da equipe da Eldorado Veículos partiram para cima do piloto Raad Massouf. O motivo foi que o piloto Rad Massouf, um dos grandes pilotos da stock de Brasília naquela época, "teria dado uma fechada de propósito" no Ruyter lá na bruxa, quando deu o lado de fora para o Ruyter ultrapassar e o Fiat se espatifou no guard Rail.
A foto é inédita (Correio Brasiliense), retratando o momento exato em que Raad "teria jogado o opala de propósito para tirar o Ruyter da prova"
Para quem não conhece o autódromo de Brasília, e, principalmente, naquela época, em que não havia ainda a área de escape que existe hoje, é a parte do circuito mais perigosa quando os carros descem de pé embaixo e fazem a curva da bruxa com o Guard Rail bem junto à pista.
Esta foi uma das melhores épocas do automobilismo brasiliense, pois a quantidade de carros era grande e os pegas eram bem acirrados.
CURIOSIDADE
Este é o certificado que a FADF deu para o campeão da TFL de 1981, o piloto José Carlos Cantanhede, o Catanha.
Jovino, o "nosso" blog é uma autêntica Máquina do Tempo...
ResponderExcluirVolto a morar em Brasília, volto a frequentar o autódromo, volto, enfim, a um tempo que era muito gostoso de conviver com todos os "personagens do Blog do Mocambo".
Um abraço e novamente meus parabéns.
Valeu Fernandinho. Quando tiver a data do encontro em Saquarema, nos comunique.
ResponderExcluirJovino
Os caras da Eldorado foram mexer com quem não conheciam e levaram o que pediram ....... kkkkk
ResponderExcluirE ele acabou se tornando Deputado Distrital e cassado:
ResponderExcluirFonte Correio Braziliense - Deputado Raad Massouh (PPL) é cassado por 18 votos na Câmara Legislativa
Massouh é acusado de desviar recursos públicos de uma emenda liberada por ele em 2010
Publicação: 30/10/2013 19:38 Atualização: 30/10/2013 20:26
Deputado Raad Massouh durante sessão na CLDF há duas semanas
Que maravilha reviver essas histórias. Eu era vizinho do Moacir Peró, foi um grande piloto que Brasilia teve, mas o Catanha era o cara.
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