sábado, 14 de janeiro de 2012

NOTICIA TRISTE - MORREU PEDRO VIRGILIO


Faleceu esta noite o piloto e projetista cearense Pedro Virgilio, um apaixonado por automobilismo, criador do Proton que deu origem ao Espron BMW que tanto sucesso fez no automobilismo brasiliense e brasileiro entre outros carros.



O Mago Pedro Virgínio. 

A Proton Design nasceu em 1980 do sonho de um engenheiro, projetista e piloto. Irrequieto, Pedro Virgínio Onofre Barbosa. Sua primeira criação foi o Búzio – um buggy com mecânica Volkswagen. O carro ganhou rapidamente o reconhecimento de todos e teve até participação em novela da TV Globo. Depois veio o primeiro carro esportivo: o Cucaracha, um sonho naqueles tempos onde era raro um importado em nossas ruas. Pedro continuou criando seus buggys e surgiram o Tatuí e o Tatuí 2 e o novo P2 com motor AP 1.8 turbo.


Pedro Virgilio nas diversas categorias que participou como piloto

São criações da Proton os carros de competições da CTM 2000, e os da Super Turismo, o ST 1.6 e além dos carros de turismo e de carros de passeio, a inventividade deste incansável das pistas e dos boxes e oficinas não tem limites. Depois do sucesso do ESPRON no final dos anos 90 e anos seguintes, Pedro também criou um novo protótipo. O “JB” foi desenvolvido pelo engenheiro e projetista e conhecimentos de aerodinâmica foram aplicados tanto na carroceria como nos dutos de ar interior do veículo. A mecânica usa câmbio Hewland e motor AP 2000 com álcool combustível. A suspensão é do tipo link push Road, os radiadores laterais e fundo tipo asa. O “JB” é considerado o projeto mais completo de Pedro, uma verdadeira obra prima!

Vejam abaixo as incríveis criações deste grande cearense.
As fotos foram surrupiadas do "Planeta Fusca".

Buzio

Cucaracha
Tatui
Tatui 2

Proton 1000

Proton 1600

Proton 1600 2

CTM 2000

Espron BMW

Jaguaribe

JB

Super Turismo

Porsche

ST 2000

P 2

Muita paz no andar de cima e todo o conforto para os seus familiares.

(Fotos e Fontes, Planeta Fusca e  Nobres do Grid)

5 comentários:

  1. Tomei conhecimento hoje cedo.
    Menos um entusiasta competente e dedicado ao esporte que tanto apreciamos.
    Que receba a paz e que se "ajunte" aos demais companheiros contemporâneos que lá estão.
    À Família Barbosa o nossos sentimentos e nossa esperança que superem esse momento de dor.

    ResponderExcluir
  2. Um cara admirável, que realizou bastante para o automobilismo mesmo estando longe do eixo rio-são paulo.
    A fase mais prazeirosa que passei no automobilismo de competição foi justamente os anos da Espron-BMW de 1997 a 2000, categoria fantástica com um custo benefício jamais visto. Tivemos o prazer de estar juntos no maior grid da Espron, em Interlagos 1998, preliminar da F1... 30 caros disputaram aquela corrida, e o interessante é que no sorteio para a largada, ele, o próprio Pedro foi sorteado com a pole position, e apesar da primeira posição não ter durado nem meia volta rrrrsssss, foi uma bela homenagem.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Fui babá em um apartamento do pedro por volta de 1978 eu cuidava do filho dele Igor na aldeota, ele era uma pessoa muito simpática, ele ainda era novo lembro que ele queria ser piloto de carro e ele realizou o sonho dele estou muito, triste com essa noticia

    ResponderExcluir