quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

AUTO UNION - DOCUMENTÁRIO

Se existe um carro de corrida que eu sou literalmente fascinado, este carro é o Auto Union, que fez muito sucesso nas pistas no final da década de 30 em circuitos como Monza, e, principalmente, Avus, pista com super inclinação e que atingiam mais de 350 km/h, uma brutalidade para a época.

Adolf Hitler investiu na construção deste carro e queria com isso impulsionar sua economia e trazer glórias para o povo alemão (ele já vinha fazendo isso deste de 1933). Dai surgiu o motor V16 com 4.36 litros da Auto Union, sendo o primeiro carro da chamada pré-formula 1 a usar o motor traseiro.
Os carros prateados da Auto Union na década de 30, também, eram chamados de Silver Arrows (não só a Mercedes-Benz era assim chamada). Estes carros ganharam 32 das 54 corridas disputadas até o final de 1937 - o maior concorrente eram os carros da Mercedes-Benz. A Auto Union tinha Hans Stuck, Bernd Rosemeyer e Tazio Nuvolari. A maioria esmagadora dos carros que competiram nesta época,foi literalmente destruída, devido a bombardeios feitos em Zwichau, na região de Saxony - fábrica da Auto Union - e onde estavam guardados durante a Segunda Grande Guerra. O que sobrou foram fotos, plantas e documentos e 5 carros originais que estavam fora da fábrica, incluindo, três 12 cilindros Tipo D, um 16 cilindros Tipo C e um "single" 16 cilindros Type C Hillclimb Racing Car - estes carros foram adquiridos pelo museu da Audi AG em 1995, e agora estão em Ingolstadt.
Depois da Segunda Guerra mundial, houve a divisão da Alemanha e a fábrica da Auto Union que era em Zwickau, ficou do lado da Alemanha Oriental (controlada pela então URSS). Um destes carros que sobraram na fábrica que estava desmontado, foi levado para a Rússia com a finalidade de estudos. Em 1976 esse carro que estava na fábrica da ZIL em Moscou seria picado em pedaços para aproveitar aço e alumínio. O presidente do clube de carros antigos da Lituania - Viktors Kulbergs, trouxe o carro para Riga e esse foi enviado para a Inglaterra, sendo restaurado pela empresa Crostwaite & Gardiner, em Buxted e Roach Manufacturing em Ower, ambas na Inglaterra. Está agora em exibição no Riga Motor Museum (Rīgas motormuzejs). A Audi reconstruiu 3 modelos com peças sobressalentes (recriation) - um deles foi o modelo de Hill Climbing, e a pouco tempo foi pilotado pelo filho do Stuck, o Hans Stuck Jr.
Abaixo, um vídeo mostrando este trabalho da montagem deste incrível Auto Union Typ C.

Um ótimo final de semana para todos.

E vejam que interessante: mal acabei fazer este post, vejo no Blog do Gomes  que " em setembro, os organizadores do festival de Goodwood vão reunir pelo menos dez exemplares das Flechas de Prata da Mercedes e da Auto Union dos anos 30. Os maiores carros de corrida da história. E pelo que entendi, a ideia é colocar os caras para andarem rápido", justamente um pouco da história da Auto Union falada neste post.

(Fonte: pesquisa Internet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário