domingo, 26 de fevereiro de 2012

O BELO PROTÓTIPO SP-3 DA DACON

O Projeto do SP-3 foi abandonado pela Volkswagen quando da descontinuação do SP-2, e, assim, a Dacon S/A, revendedor Volkswagen/Porsche, passou a desenvolver o projeto do SP-3, independentemente da fábrica, que, praticamente, criou um novo carro.

O projeto Dacon partiu de um SP-2 original, além do motor, inclui várias modificações em suas linhas, que mantém apenas os traços básicos originais. Sua carroceria foi toda alisada nos lados, perdendo os frisos e as grandes tomadas de ar laterais, que passaram a ficar no rebaixo da janela traseira, de forma bem discreta. Na traseira, a grade que cobria o escapamento foi eliminada e substituída por uma chapa que faz parte integrante da carroceria.
Na frente foi colocada uma grade inspirada na do Passat TS, com frisos horizontais e em preto-fosco, que toma praticamente toda a frente do SP-3 envolvendo os quatro faróis de iodo.
Na parte inferior, foi instalado um spoiller, para melhorar a sua estabilidade.
O interior foi modificado. O painel permanece o original, tendo apenas sua parte central pintada em preto-fosco e outros pequenos detalhes modificados no interior do carro, como volante substituído por um importado, de couro, e todo o estofamento, nas laterais das portas e bancos, também são de couro. 
A parte mecânica foi a que sofreu mais modificações, principalmente, na traseira, onde o motor, mais alto que o original, não cabia no compartimento – que precisou ser todo levantado.
Na frente foram colocados o radiador de águas do motor, junto com o ventilador elétrico de refrigeração e o radiador de ar condicionado.
Com isso, além da abertura na frente do carro para a ventilação, o porta malas teve que ser alterado. O estepe foi retirado de sua posição original e colocado horizontalmente, e o tanque de gasolina, redesenhado, passou para  a parte traseira do porta-malas. 
O SP-3 da Dacon é um carro bem confortável, principalmente, pelo uso de ar condicionado e maior conforto dos bancos, além de gostoso de dirigir pelo desempenho que oferece.
Continua, porém, ainda no estágio de protótipo e a série de carros desse tipo que a Dacon pretendia fazer não foi mais possível por causa da paralisação da construção do SP-2 pela Volkswagen. Mas mesmo assim, a Dacon, na época, não afastou a ideia da  transformação por parte de quem  desejasse, de um SP-2 para um SP-3.
Ficha Técnica:
Motor – De quatro cilindros em linha, traseiro, refrigerado a água: diâmetro total de 1.752 cm³, taxa de compressão de 8,51:1, comando de válvulas no cabeçote;  potência máxima de 100cv a 6.000 rpm;  alimentado por um carburador  duplo corpo de 36 mm; gasolina indicada.
Transmissão – Câmbio de quatro marchas à frene e uma à ré; carroceria de aço;  chassi tipo plataforma.
Suspensão: Dianteira, independente com barras de torção e barra estabilizadora;  traseira, independente, semieixos oscilantes, barras de torção e barra estabilizadora.
Freios – A disco na frente e a tambor atrás.
Rodas, pneus – Rodas em aço, de aro 13 e tala de seis polegadas.

A frente também mudou bastante, com a colocação de grade do radiador inspirada na do Passat TS e de um spoiler, sob o pára-choque.


Para abrigar o novo motor, a traseira foi levantada e ganhou novas linhas, sem a antiga grade protetora do escapamento que efeiava o SP2.


O painel é o original do SP-2, mas pintado de preto-fosco e com novos instrumentos. O volante é importado e revistido de couro, mesmo material usado nos bancos (com desenho dos Porsches) e laterais.


Acima as novas entradas de ar do motor


As rodas são de aço, aro 13 e tala seis.

Colocação na traseira, o motor original do Passat TS, com cilindrada aumentada para 1800 cm³, cabeçote trabalhado e taxa de compressão de 8,5:1, tem cerca de 100CV e pode atingir 180 km/h.

Abandonado pela Volkswagem, o projeto de um SP-2 com motor Passat foi realizado pela Dacon, uma de suas concessionárias.

((Fonte, revista Quatro rodas)

4 comentários:

  1. Que matéria maravilhosa, será que existe algum rodando? O carro ficou lindo e a forma vale ouro.
    Abraços
    Alvinho

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  2. Valeu Alvinho. Acredito que eles fizeram apenas 1 carro. Mas hoje, não seria difícil fazer um nos moldes concebidos pela Dacon.
    Jovino

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  3. Lembro da reportagem na época, causando frenesi entre os amantes de carros. Detalhes interessantes: o "TKR" cara preta no painel, clássico nos anos 70 e 80 (como também o Sony TC 25, 26 e 30) e os arinhos nas rodas, que davam um toque muito especial... Bela recordação.
    Abraços,
    rp

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  4. Instrumentos herdados do Passat TS. Lindo carro!!!

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