O Projeto do SP-3 foi abandonado pela Volkswagen quando da descontinuação do SP-2, e, assim, a Dacon S/A, revendedor Volkswagen/Porsche, passou a desenvolver o projeto do SP-3, independentemente da fábrica, que, praticamente, criou um novo carro.
O projeto Dacon partiu de um SP-2 original, além do motor, inclui várias modificações em suas linhas, que mantém apenas os traços básicos originais. Sua carroceria foi toda alisada nos lados, perdendo os frisos e as grandes tomadas de ar laterais, que passaram a ficar no rebaixo da janela traseira, de forma bem discreta. Na traseira, a grade que cobria o escapamento foi eliminada e substituída por uma chapa que faz parte integrante da carroceria.
Na frente foi colocada uma grade inspirada na do Passat TS, com frisos horizontais e em preto-fosco, que toma praticamente toda a frente do SP-3 envolvendo os quatro faróis de iodo.
Na parte inferior, foi instalado um spoiller, para melhorar a sua estabilidade.
O interior foi modificado. O painel permanece o original, tendo apenas sua parte central pintada em preto-fosco e outros pequenos detalhes modificados no interior do carro, como volante substituído por um importado, de couro, e todo o estofamento, nas laterais das portas e bancos, também são de couro.
A parte mecânica foi a que sofreu mais modificações, principalmente, na traseira, onde o motor, mais alto que o original, não cabia no compartimento – que precisou ser todo levantado.
Na frente foram colocados o radiador de águas do motor, junto com o ventilador elétrico de refrigeração e o radiador de ar condicionado.
Com isso, além da abertura na frente do carro para a ventilação, o porta malas teve que ser alterado. O estepe foi retirado de sua posição original e colocado horizontalmente, e o tanque de gasolina, redesenhado, passou para a parte traseira do porta-malas.
O SP-3 da Dacon é um carro bem confortável, principalmente, pelo uso de ar condicionado e maior conforto dos bancos, além de gostoso de dirigir pelo desempenho que oferece.
Continua, porém, ainda no estágio de protótipo e a série de carros desse tipo que a Dacon pretendia fazer não foi mais possível por causa da paralisação da construção do SP-2 pela Volkswagen. Mas mesmo assim, a Dacon, na época, não afastou a ideia da transformação por parte de quem desejasse, de um SP-2 para um SP-3.
Ficha Técnica:
Motor – De quatro cilindros em linha, traseiro, refrigerado a água: diâmetro total de 1.752 cm³, taxa de compressão de 8,51:1, comando de válvulas no cabeçote; potência máxima de 100cv a 6.000 rpm; alimentado por um carburador duplo corpo de 36 mm; gasolina indicada.
Transmissão – Câmbio de quatro marchas à frene e uma à ré; carroceria de aço; chassi tipo plataforma.
Suspensão: Dianteira, independente com barras de torção e barra estabilizadora; traseira, independente, semieixos oscilantes, barras de torção e barra estabilizadora.
Freios – A disco na frente e a tambor atrás.
Rodas, pneus – Rodas em aço, de aro 13 e tala de seis polegadas.
A frente também mudou bastante, com a colocação de grade do radiador inspirada na do Passat TS e de um spoiler, sob o pára-choque.
Acima as novas entradas de ar do motor
Colocação na traseira, o motor original do Passat TS, com cilindrada aumentada para 1800 cm³, cabeçote trabalhado e taxa de compressão de 8,5:1, tem cerca de 100CV e pode atingir 180 km/h.
Abandonado pela Volkswagem, o projeto de um SP-2 com motor Passat foi realizado pela Dacon, uma de suas concessionárias.
((Fonte, revista Quatro rodas)
Que matéria maravilhosa, será que existe algum rodando? O carro ficou lindo e a forma vale ouro.
ResponderExcluirAbraços
Alvinho
Valeu Alvinho. Acredito que eles fizeram apenas 1 carro. Mas hoje, não seria difícil fazer um nos moldes concebidos pela Dacon.
ResponderExcluirJovino
Lembro da reportagem na época, causando frenesi entre os amantes de carros. Detalhes interessantes: o "TKR" cara preta no painel, clássico nos anos 70 e 80 (como também o Sony TC 25, 26 e 30) e os arinhos nas rodas, que davam um toque muito especial... Bela recordação.
ResponderExcluirAbraços,
rp
Instrumentos herdados do Passat TS. Lindo carro!!!
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