"Era um garoto que como eu amava os Beatles e o Rolling Stones", mas também amávamos Jimi Hendrix e tantos outros artistas que marcaram o final da década de 60 e início de 70.
Apesar de seu talento sobrenatural com a guitarra, James Marshall Hendrix não era ninguém até desembarcar em Londres, em 24 de setembro de 1966. Quem o levou para a Inglaterra foi Chas Chandler — ex-baixista dos Animals — que descobriu o guitarrista num inferninho de Nova Iorque. Jimi levava uma vida miserável e sem perspectivas na América, e quando Chandler se ofereceu para ser empresário, ele apenas perguntou: “Você pode me apresentar a Jeff Beck e Eric Clapton?”.
Hendrix chegou em Londres quando a cidade estava no auge de sua efervescência cultural. Ainda um simples desconhecido, faz uma Jam com o Cream — a maior sensação musical da cidade, na época — e toca o terror na mais alta aristocracia do rock inglês. No dia seguinte, começam a circular os boatos: “Um negro subiu pra improvisar com o Cream e superou Clapton. Ele matou Deus!”.
Rapidamente Hendrix conquista a Inglaterra. Forma um power trio e com Noel Redding no baixo e Mitch Mitchell na bateria — não por acaso, uma formação semelhante ao Cream — e começa a lançar compactos que atingem altas posições nas paradas de sucesso.
Em maio de 1967 o primeiro LP é lançado. Não é por acaso que Are You Experienced? superou a prova do tempo como “melhor e mais impressionante disco de estréia do rock”. Ele é recheado de hits que se converteram em hinos do gênero, a ponto de assombrar a banda de forma que expurgassem algumas faixas do repertório de shows. Ali está Fire, Foxy Lady, Manic Depression, entre outras. O título é tão rico musicalmente que denota cisões entre rock psicodélico e acid rock (levantando a questão: será que tais estilos são realmente tão distintos?) e lança bases fundamentais do hard rock.
No mês seguinte, Hendrix volta ao seu país de origem para se apresentar no Monterey Pop Festival. A partir desse show lendário — em que incendeia a guitarra — ele não só se consagra nos EUA, como ganha repercussão internacional. Em dois meses, seu disco de estréia é prensado também na sua terra natal.
A versão americana de Are You Experienced? é diferente da inglesa, a começar pela capa, mais colorida, psicodélica e bonita. Mas a distinção mais substancial é realmente a lista das músicas. A ordem das faixas foi trocada, sendo que várias músicas foram substituídas por gravações de compactos que fizeram sucesso na Inglaterra, mas que não haviam entrado no álbum: Purple Haze, Hey Joe, The Wind Cries Mary.
Depois de cinco dias de carnaval, e carnaval não é muito a minha praia, ouçam "Hey Joe", uma das mais belas músicas de Jimi Hendrix, num video raríssimo, que só nos é permitido porque graças a Deus existe o você tuba.
Boa musica!
ResponderExcluirLenda viva...hoje levando meu filho mais novo (20 anos) pro trabalho ele sintonizou e falava..."olha o Hendrix pai" !
ResponderExcluirLenda viva !!!
É isso aí Primo. É a nova geração sendo bem influenciada e de bom gosto.
ResponderExcluirJovino
Hey Joe vino,bom demais esse post.
ResponderExcluir