sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

TORNEIO DOS CAMPEÕES - 1975 - MAVERICK 4 CILINDROS

"O Torneio dos Campeões de Mavericks 4 cilindros reuniu reuniu pilotos de vários países sul-americanos, muitos brasileiros de categoria e até mesmo o italiano Vittorio Brambilla, que acabara de vencer o Grande Prêmio da Áustria, em um torneio de duas provas, realizado em 14 e 21 de setembro de 1975, em Interlagos e Brasília. A simpática iniciativa da Ford trouxera para o Brasil, pela primeira vez,  pilotos de países como Equador e Peru, além de uruguaios, paraguaios, chilenos, venezuelanos e...argentinos, muitos argentinos!
 

Os carros eram sorteados entre os participantes, assim não tinha como favorecer fulano ou sicrano. O número indicava a posição de largada na primeira bateria, que era invertida na segunda, proporcionando assim boas possibilidades de recuperação.  
 
O vencedor do Torneio acabou sendo José Carlos Pace, sem dúvida o melhor piloto elencado, embora alguns argentinos tenham dado trabalho, principalmente Carlos Garro, campeão da categoria turismo na Argentina. Garro deu verdadeiro show em Brasília. Largou no 31° lugar, na primeira bateria, e chegou na 5a. posição. Na segunda bateria caiu para o último lugar, após receber uma batida de Newton Pereira, e ainda assim conseguiu galgar posições e chegar em terceiro. Seu nome deveria ser Carlos “Garra”! Outros argentinos, como Esteban Fernandino, Ricardo Zunino, que eventualmente chegaria à Fórmula 1, Jorge Recalde, Luiz di Palma também demonstraram categoria, embora alguns dos outros sul-americanos teriam feito melhor se ficassem em casa. Mas havia representantes de muitos países do continente. Havia um peruano, Henry Bradley, os uruguaios Daniel Luzardo, Alberto Branda e Pedro Kent, os chilenos Santiago Bengolea e Rodrigo Gama, o venezuelano Ernesto Souto e Edgard Soares, os paraguaios Roberto Bittar e Hector Risso, o equatoriano Franklin Perez, de forma que foi uma verdadeira, e rara,  celebração sul-americana. 


 
Outros convidados da Fórmula 1, como Jody Scheckter e Ronnie Peterson, acabaram não vindo, e seus lugares foram ocupados por Ricardo Lenz e Camilo Christofaro, respectivamente. Este último não esteve bem: só correu em Interlagos e fez uma corrida burocrática. De fato, alguns bons pilotos brasileiros não tiveram boas atuações no torneio: Clovis de Moraes correu de forma conservadora, Norman Casari fez pouca coisa, Arthur Bragantini teve mal desempenho, pois teve azar no sorteio de carros, e Luis Pereira Bueno e Jayme Silva tiveram quebra do motor em Interlagos, e não correram em Brasília. Alex Dias Ribeiro continuou com a sua onda de colisões, capotando em Interlagos. Brambilla, também conhecido por amar os guard-rails, também teve uma colisão, que tirou da prova de Interlagos Fabio Crespi, Cairo Fontes e Norman Casari. Brambilla não correu em Brasília.
 

O critério para escolha de pilotos brasileiros foi curioso, pois alguns pilotos famosos ficaram de fora, e outros não tão famosos, foram chamados. Por exemplo, diversas figuras carimbadas da Super-Vê ficaram de fora...Lameirão, Piquet, Celidônio, Chateaubriand, Troncon. Para que dar doce na boca do concorrente, né? A Ford tentou chamar pilotos de diversas regiões do Brasil, e não concentrar somente em pilotos paulistas. Assim foram chamados Cairo Fontes, Paulo Guaraciaba, Jose Carlos Catanhade e Paulo César Lopes, todos do Planalto Central. Pedro Muffato representou o Paraná, e chegou em 7° na primeira corrida.
 
Bob Sharp e Aluisio Andrade Filho tiveram excelente performance entre os brasileiros, com Sharp chegando em 6° lugar, atrás de Pace e quatro argentinos, e Aluisio chegando em 7°. Aluisio chegou em 4° em São Paulo, e 19° em, Brasília, ao passo que Bob Sharp conseguiu um 8° lugar em Interlagos, e 4° em Brasília.
 

Curiosamente, o piloto Edgard Mello Filho, que ajudara a Ford a acertar os carros, e sabia quais eram porcarias, acabou ficando com um carro fraco no sorteio. Chegou em 9° em Interlagos e 22° em Brasília.
 
A corrida de Interlagos teve 24 voltas, em duas baterias de 12. Carlos Garro ganhou, seguido de Pace, Esteban Fernandino, Aluisio, Ricardo Lenz e Jorge Recalde. O paulista Newton Pereira, um dos pilotos mais ativos da época, chegou em 10° lugar, marcando um pontinho no torneio.  A melhor volta fora de Carlos Garro, em 4m04,93s. Para ter uma idéia, os Maverick V8 D-1 rodavam em Interlagos em aproximadamente 3m45s.   
 

Na prova de Brasília, Pace prevaleceu, seguido de Zunino, Garro, Bob Sharp, Jorge Recalde, Esteban Fernandino e Paulo Gomes, que chegou a liderar diversas voltas, mas teve que parar nos boxes para corrigir um problema no cano de escapamento. Paulão foi o Chris Amon do torneio, pois em Interlagos teve problemas mecânicos e um pneu furado. 

 
Moco salvou a honra do Brasil, levando mais este caneco para a sua grande coleção. Uma grande forma de terminar um excelente ano, onde ganhara seu primeiro Grande Prêmio e diversas corridas de Divisão um, com Maverick de Gente Grande, o Vê-Oitão.
 
Nunca mais se viu o Maverick 4 clindros nas pistas".

(Fotos, revista Auto Esporte, texto de Carlos de Paula)

4 comentários:

  1. Mensagem do Valnei encaminhado para o meu email:
    "Bom dia! Referente a materia dos mavericks 4 cilindros na pista, eu participo com um 4 cilindros na Copa Classic RS.

    Abraços

    Valnei"

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  2. Jovino, meu caro,

    simplesmente sensacional este post sobre os Mavericks 4cc...

    não tinha conhecimento dessas duas provas (Interlagos e BSB)... e além dos pilotos que participaram...

    se não me engano, em meados de 1974 a Ford Brasil lançou o motor 4cc para o Maverick, feito na recém-inaugurada fábrica de motores em Taubaté/SP...

    E as provas serviram para dar visibilidade ao novo motor...

    uma grande matéria...

    parabéns...

    abs...

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  3. Estou procurando faz tempo o vídeo dessa corrida que foi sensacional, pois os pilotos, em vista da baixa velocidade (para eles, acostumados a altas performances)"brincavam" como se estivessem num bate-bate de um parque de diversões, fazendo "trenzinhos"(as fotos falam...), empurrando uns aos outros, enfim, tenho a mania de gostar de assistir corridas de motos (aquela do Valentino no "saca-rolha",hem?)e de todas as categorias e me sinto seguro de dizer que foi uma das mais entusiasmantes corridas. Se alguém tiver os vídeos, poste, por favor. Parabéns e obrigado Jovino, por divulgar esse evento da Ford

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  4. Estive nesta corrida em Interlagos, sensacional!! Destruíram um Maverick 4 cilindros engatando um ré a 80 Km por hora. Era uma fumaceira só. Teve também demonstração com dragster na reta dos boxes! Diziam na arquibancada que também estava correndo a Lella Lombardi (pilota da fórmula 1), porém nunca pude confirmar isso! José Carlos Pace era o nosso maior piloto dá época! Coisa linda lembrar aqueles tempos!!

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