terça-feira, 26 de junho de 2012

GILBERTO GIL - 70 ANOS

Hoje, um dos maiores artistas brasileiros completou 70 anos.

Gilberto Gil nasceu no bairro do Tororó, em Salvador, na Bahia. Seu pai, o médico José Gil Moreira e sua mãe Claudina, em busca de uma vida melhor, mudam do bairro pobre da capital baiana para o interior do Estado, em Ituaçu, à época um lugarejo com cerca de oitocentos habitantes. Ali, Gil passou os primeiros oito anos de vida.

Deste período o artista registra a influência das músicas ouvidas, sobretudo no rádio. Gilberto Gil, começou a sua tragetória juntamente com os "Mutantes", e ao longo dos anos sempre foi um artista completo conseguindo se manter na mídia até hoje e com um trabalho bastante consistente e bem eclético, pois foi buscar o seu som em diversas raízes, desde a nordestina com uma boa pitada do rock e acrescentando elementos novos da música africana, norte-americana e jamaicana (reggae).

Formado em administração de empresas, seu primeiro emprego em São Paulo foi na Gessy Lever. Nos anos 1970,  continuou lançando álbuns como Realce e Refazenda. João Gilberto gravou a canção "Eu Vim da Bahia", de Gil, no clássico LP João Gilberto.

Enfim, seria infinito falar do talento e de toda a sua carreira.

Abaixo, um vídeo com um dos seus maiores sucessos, "Refazenda".

3 comentários:

  1. Fabiani C Gargioni #2726 de junho de 2012 às 21:36

    Jovino, este é para mim um dos maiores nomes da história da nossa MPB, basta escutar REFAZENDA...

    ResponderExcluir
  2. Fabiani, sem dúvida é um dos maiores artistas brasileiros de todos os tempos. Vi vários shows dele aqui em Brasília e uma de suas características é de ser perfeccionista e com grandes músicos.
    Jovino

    ResponderExcluir