O Projeto do SP-3 foi abandonado pela Volkswagen quando da descontinuação do SP-2, e, assim, a Dacon S/A, revendedor Volkswagen/Porsche, passou a desenvolver o projeto do SP-3, independentemente da fábrica, que, praticamente, criou um novo carro.
O projeto Dacon partiu de um SP-2 original, além do motor, inclui várias modificações em suas linhas, que mantém apenas os traços básicos originais. Sua carroceria foi toda alisada nos lados, perdendo os frisos e as grandes tomadas de ar laterais, que passaram a ficar no rebaixo da janela traseira, de forma bem discreta. Na traseira, a grade que cobria o escapamento foi eliminada e substituída por uma chapa que faz parte integrante da carroceria.
Na frente foi colocada uma grade inspirada na do Passat TS, com frisos horizontais e em preto-fosco, que toma praticamente toda a frente do SP-3 envolvendo os quatro faróis de iodo.
Na parte inferior, foi instalado um spoiller, para melhorar a sua estabilidade.
O interior foi modificado. O painel permanece o original, tendo apenas sua parte central pintada em preto-fosco e outros pequenos detalhes modificados no interior do carro, como volante substituído por um importado, de couro, e todo o estofamento, nas laterais das portas e bancos, também são de couro.
A parte mecânica foi a que sofreu mais modificações, principalmente, na traseira, onde o motor, mais alto que o original, não cabia no compartimento – que precisou ser todo levantado.
Na frente foram colocados o radiador de águas do motor, junto com o ventilador elétrico de refrigeração e o radiador de ar condicionado.
Com isso, além da abertura na frente do carro para a ventilação, o porta malas teve que ser alterado. O estepe foi retirado de sua posição original e colocado horizontalmente, e o tanque de gasolina, redesenhado, passou para a parte traseira do porta-malas.
O SP-3 da Dacon é um carro bem confortável, principalmente, pelo uso de ar condicionado e maior conforto dos bancos, além de gostoso de dirigir pelo desempenho que oferece.
Continua, porém, ainda no estágio de protótipo e a série de carros desse tipo que a Dacon pretendia fazer não foi mais possível por causa da paralisação da construção do SP-2 pela Volkswagen. Mas mesmo assim, a Dacon, na época, não afastou a ideia da transformação por parte de quem desejasse, de um SP-2 para um SP-3.
Ficha Técnica:
Motor – De quatro cilindros em linha, traseiro, refrigerado a água: diâmetro total de 1.752 cm³, taxa de compressão de 8,51:1, comando de válvulas no cabeçote; potência máxima de 100cv a 6.000 rpm; alimentado por um carburador duplo corpo de 36 mm; gasolina indicada.
Transmissão – Câmbio de quatro marchas à frene e uma à ré; carroceria de aço; chassi tipo plataforma.
Suspensão: Dianteira, independente com barras de torção e barra estabilizadora; traseira, independente, semieixos oscilantes, barras de torção e barra estabilizadora.
Freios – A disco na frente e a tambor atrás.
Rodas, pneus – Rodas em aço, de aro 13 e tala de seis polegadas.
A frente também mudou bastante, com a colocação de grade do radiador inspirada na do Passat TS e de um spoiler, sob o pára-choque.
Acima as novas entradas de ar do motor
Colocação na traseira, o motor original do Passat TS, com cilindrada aumentada para 1800 cm³, cabeçote trabalhado e taxa de compressão de 8,5:1, tem cerca de 100CV e pode atingir 180 km/h.
Abandonado pela Volkswagem, o projeto de um SP-2 com motor Passat foi realizado pela Dacon, uma de suas concessionárias.
((Fonte, revista Quatro rodas)
Que matéria maravilhosa, será que existe algum rodando? O carro ficou lindo e a forma vale ouro.
ResponderExcluirAbraços
Alvinho
Valeu Alvinho. Acredito que eles fizeram apenas 1 carro. Mas hoje, não seria difícil fazer um nos moldes concebidos pela Dacon.
ResponderExcluirJovino
Lembro da reportagem na época, causando frenesi entre os amantes de carros. Detalhes interessantes: o "TKR" cara preta no painel, clássico nos anos 70 e 80 (como também o Sony TC 25, 26 e 30) e os arinhos nas rodas, que davam um toque muito especial... Bela recordação.
ResponderExcluirAbraços,
rp
Instrumentos herdados do Passat TS. Lindo carro!!!
ResponderExcluirEsse carro pegou fogo na região de pinheiros, perto da Dacon, durante os usos de teste. Não foi visto posteriormente.
ResponderExcluir