Descobri
a foto abaixo há alguns meses atrás. É de um Simca Tufão que eu tive no início
dos anos 80 quando ele ainda era Chumbo metálico. Depois, o pintei de preto
Cadilac. No retrato, o meu amigo de infância "Toin" (aliás, nem sei o seu verdadeiro nome) no
estacionamento do Bar que frequentávamos naquela época na comercial da 312/313 norte.
Ali
atrás está a Planalto de
Automóveis, revenda Ford onde corria o piloto brasiliense Paulo Cesar Lopes, o PC (motivo do post abaixo), com o Mavecão azul
pavão. Este era um ponto de encontro da nossa galera, principalmente, na época
em que corríamos na Hot Dodge
(tínhamos uma turma de amigos de uns 10 pilotos) e depois dos treinos e
corridas íamos para lá tomar umas e outras e jogar conversa fora.
Postei
esta foto no face book e me lembrei do problema de amortecedores dianteiros que
eu tive e não conseguia resolver. Até que um amigo me sugeriu que eu escrevesse
para o "Clube da Simca" para que eles me ajudassem.
O
cara me respondeu dizendo que não era "Clube
da Simca" e sim "Clube do
Simca".
Legal,
aprendi mais uma sobre "o" Simca, mas a ajuda que eu queria, ele não
me deu.
Na
época, o ministro da Justiça era o tão festejado Paulo Brossard, ferrenho
crítico dos governos anteriores e muito cultuado pelos pseudos esquerdistas
brasileiros.
Mas
quando assumiu este ministério, veio com um discurso mais conservador e ficou
muito conhecido porque usava um chapéu tipo "Al Capone" e alguns
engraçadinhos encheram o seu chapéu de moedinhas quando ele foi a uma festa e o
deixou em cima de uma mesa.
Eu dando uma saída para um rolé na cidade
Eu
já estava puto da vida porque o Clube do
Simca nunca respondia às minhas cartas (naquela época era carta mesmo) e aí
um amigo teve a brilhante ideia de fazer uma brincadeira com eles: mandou uma carta
com o seu sobrenome de "Brossard" para ver como eles reagiriam à um
sobrenome importante do governo brasileiro e, para a minha surpresa, não é que eles
responderam prontamente, inclusive, se oferecendo para levar os meus
amortecedores para o conserto! Logicamente que eu nunca mais correspondi com
eles.
Motor do Opala 6 bocas com diferencial do Dodge
E AS HISTÓRIAS DAS BLITZ:
Um
outro acontecimento foi quando eu estava subindo o eixinho norte para ir à uma
festa quando peguei uma blitz logo à minha frente. Tinha, na época, um Santana
cupê prata e rebaixado com rodas de liga leve. Pararam-me e logo o
guarda me pediu a minha habilitação e o documento do carro. Conferiu tudo, mas
aí começou a implicar com as rodas e pelo fato do carro estar rebaixado e foi
intransigente dizendo que o carro teria que ser recolhido ao depósito do DETRAN.
E
eu tentando argumentar para que ele não levasse o carro preso até que apareceu
o oficial que estava comandando a operação da blitz e pegou os meus documentos,
os conferiu, e chamou o guarda no canto e falou para ele baixinho alguma coisa
que eu não consegui ouvir. O guardinha retornou meio sem graça e me perguntou o
que eu era do "Major
Benevenuto" (o mesmo sobrenome meu) e eu agilmente
respondi para ele com uma pergunta: o titio Bené!!! Você conhece o titio Bené?
Então
o guardinha voltou ao seu chefe e ele disse: “libera o cara, libera logo”. E ele voltou e me devolveu os meus
documentos.
Enfim,
fiquei sabendo que o "Major
Benevenuto" era comandante ou alguém importante dentro da
PM do Distrito Federal e eu fui liderado por este motivo, possivelmente, um
parente distante ou não.
PUMEIROS AUTORIDADES DO DETRAN
O vídeo com o GT Malzoni na ponte JK e o toró que pegamos (repare, nas imagens on board do video, a minha camiseta amarela e preta semlhante à do DETRAN).PUMEIROS AUTORIDADES DO DETRAN
Recentemente,
em 2011, havia tomados umas cervejas lá na sede do VCC e eu peguei o meu puminha e
saí para ir para casa. No início do Eixão Sul, uma blitz (nunca tinha visto uma
blitz naquele lugar) e um PM sinalizou para que eu parasse o carro e o
estacionasse ali do lado. Veio meio ríspido e me pediu a minha carteira de
habilitação e os documentos do carro.
Dei-lhe
os documentos, ele começou a conferir a documentação e começou a fazer
perguntas a respeito do carro (geralmente eles gostam do carro e ficam nos
perguntando pela curiosidade da raridade) e eu já estava ansioso e com medo que
ele me pedisse para soprar o bafômetro até que ele curvou o corpo e me viu
melhor dentro do carro e disse: Ah, pode ir, tudo bem!.
Desde
então eu fiquei encucado do porque daquele PM ter me liberado assim
derrepentemente sem pedir para que eu soprasse o bafômetro. Passou algumas
semanas e nós estávamos no Pontão do Lago Sul fazendo um pré-encontro do
Encontro Nacional de Pumas que faríamos em outubro daquele ano.
Na
carreata, o antigomobilista, Renato Malcotti, para a minha felicidade, cedeu-me
o seu raríssimo GT Malzoni para que eu liderasse a pumeata que faríamos nos
pontos turísticos de Brasília com direito a gravação de um vídeo para ser
exibido a nível nacional.
Os GTs Malzonis: o branquinho é o de Renato Malcotti e o Amarelo é de Roberto Nasser que participaram da pumeata.
Parada da pumeata no estacionamento do STF. (lá na frente está o prédio do Congresso Nacional)
Ao
final da pumeata, eu e o pumeiro Ernestinho (veja no vídeo abaixo) fomos
devolver o GT Malzoni para o Malcotti lá na residência dele no lago sul.
Pegamos o maior toró no início da ponte JK e que foi complicada ainda mais
porque o limpador de para-brisa do GT Malzoni insistia em não funcionar.
Chegamos
à residência do Renato e devolvemos a preciosidade e ele chamou um taxi para
nos levar de volta ao Pontão.
Quando
entramos no taxi (eu e o Ernestinho com camisetas do clube, amarelo e preto), o
motorista do taxi perguntou se nós éramos do DETRAN é aí a fixa caiu do porque
que o PM me liberou da exigência de soprar o bafômetro: a nossa camiseta é
quase que igual à camisa do DETRAN, diferenciando apenas no logotipo.
Enfim,
depois que descobri que era "otoridade" do Departamento de Trânsito
do DF, passei a usar mais a minha camiseta amarelo e preto, deixando a
branco e preto de lado.
Obs: iria escrever apenas a história dos amortecedores do meu Simca, e ela puxou as outras.
Jovino,
ResponderExcluirVocê sabe onde está esse Simca hoje? Pergunto porque de vez em quando vejo um preto com rodas pretas e escape mais livre na 211 Sul.
Marcos, eu acredito que não porque este eu o vendi para um cara de taguatinga que o pintou de vinho e muitos anos deopis eu o vi em uma exposição do VCC lá no Terraço Shopping. Depois contatei este dono do Simca e ele me falou que o vendeu para Belém do Pará. Mas quando o vi, ele já estava todo desfigurado. Jovino
ResponderExcluirJovino,
ResponderExcluirbelo texto e fotos, com relação " A SIMCA" ja ouvi muitas outras por aí.
A BMW
A MERCEDES
A CARAVAN
Tem alguns que chegam a falar " A OPALA "
Não sou uma maravilha em Portugues mas acho que está tudo errado, afinal todos são " UM AUTOMOVEL " e não " UMA AUTOMOVEL ".
Continue a nos brindar com seus relatos e fotos.
Abraço,
Pepe
PS: ainda não consegui os numeros de telefone que voce me pediu.
Bela(o) o teu(a) SIMCA Jovino!!!
ResponderExcluirValeu Pepe. Fico no aguardo. Vamos reunir a nossa turma das Hot Dodge. Jovino
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