sexta-feira, 1 de julho de 2011

AUTOMOBILISMO BRASILIENSE - O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM O NOSSO AUTOMOBILISMO?

O automobilismo brasiliense sempre foi bastante ativo nas décadas de 60/70/80 e 90. Há alguns anos o nosso automobilismo anda meio para baixo e os profissionais da área estão bastante desmotivados, pois não existe um campeonato que motive os pilotos a voltarem às pistas e não consigo entender o porquê desta falta de apoio para o esporte que mais levava público nas décadas citadas acima.

Sei que existe muitos carros, pilotos e equipes parados e que, se houvesse mais organização, união por parte de todos, acredito que poderíamos ter novamente grandes campeonatos de diversas categorias.

Conversando com o Presidente da Federação automobilística do Distrito Federal, Napoleão Ribeiro, ele me falou que existem muitos Esprons BMWs (categoria criada pelo Nelson Piquet) e que daria para reunir um bom número para se criar um campeonato novamente, fora os protótipos diversos também parados, entre tantos outros carros que estão nas garagens à espera de uma maior motivação por parte de quem gosta realmente de automobilismo.

Em São Paulo existe a Classic Cup, organizada pelo Alfredo Gehre e que faz muito sucesso.

São carros construídos até 1985 e que fizeram muito sucesso no passado, como os Passats, fuscas, Karmann Ghias, Gordinis, DKWs, TLs, Pumas, opalas, Chevetes, Bianco, BMW, entre tantos outros, alguns com mecânicas mais modernas, mas preservando o aspecto físico dos carros.

Esta é uma categoria que faria muito sucesso aqui em Brasília. Então porque não criarmos uma categoria destas?

Abaixo, algumas fotos que me foram gentilmente cedidas pelo meu amigo Juarez Cordeiro, que retratam muito bem quando o nosso automobilismo alinhavam muitos carros e levavam um grande número de público ao autódromo.

Vejam a variedade de carros.

Podemos ver, opala, fusca, passat, chevete, TL, Brasilia, etc.


Juarez Cordeiro e seu opalão em provas de turismo


Sempre se dava um jeito para se arrumar algum patrocinio que ilustravam os carros

Quem seriam os personagens desta foto? O segundo da esquerda para a direito é o Luizinho Gladstone, agora identificado pelo meu amigo Carlinhos Pontual e o  Juarez. E o primeiro?
Abaixo, vídeo com a primeira etapa da Classic Cup em São Paulo. Vejam as belíssimas imagens do único autódromo brasileiro que é bem cuidado e a a variedade de carros e cores.

 Vale a pena ver o video.

7 comentários:

  1. Comentário do Miguel VW Boxer encaminhado para o meu email:
    "Maravilhoso esse toque que voce deu...nossa época era maravilhosa tenho pena da juventude de hoje...Muito legal essa fotos, se bobiar
    eu estou ali no morro...kkkkkkkkkkk
    Parabéns Amigo e continue com essa qualidade que o Blog do Mocambo tem...VWaleu e Abraços"

    ResponderExcluir
  2. Jovino, infezmente essa falta de motivação para fazer Automobilismo parece ser uma "praga" nacional.
    Se analisarmos com um pouco mais de cuidado e critério, "nosso" Automobilismo está nas mãos dos pilotos e das equipes que tem tesão em fazê-lo. Se esses saem, acabou tudo.
    A CBA só é lembrada por causa das taxas que cobra e dos escândalos.
    Não se trata de querer só esculachar com a "entidade-mor", é que infelizmente essa é a realidade.
    Mesmo que a gente queira e faça força, é praticamente impossível achar um ponto positivo pra ser elogiado quando o assunto é a CBA.
    Abraços empoeirados

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você Francis. Parece-me que a CBA administra o automobilismo para aqueles que tem muito recurso, como a Stock e estas categoria onde só tem os carrões e gente rica para guiá-los.
    Falta realmente categoria de base e mais baratas. Um pouquinho de boa vontade e o nosso automobilismo volta ao que era antes.
    Jovino

    ResponderExcluir
  4. Se fosse só em Brasília daríamos um jeito, aqui em Goiás (afinal estamos tão próximos) a história não é diferente. Temos um presidente de Federação ditador que alega que está na FAUGO "por amor". QUANTO DESAPEGO!!!
    Que dó, que dó, que dó......

    ResponderExcluir
  5. Comentário dos amigos Flávio Palma Lima e Carlinhos Pontual encaminhados para o meu email:

    Estou com vc e não abro... o de óculos escuro é o
    Gladstone, com certeza...
    Em 1 de julho de 2011 11:30,

    Pontual
    escreveu:
    O “Mocambo”, blog do grande Jovino, está querendo saber quem são as peças abaixo. Acho que os óculos escuros da época (em que eu ainda não era nascido) têm a ver com o meu amigo Luizinho Gladstone.
    Abraços !

    ResponderExcluir