terça-feira, 3 de julho de 2012

LOS HERMANOS - SPORT PROTÓTIPOS ARGENTINOS

Raríssimas fotos do "Campeonato de Sport Prototipos da Argentina", entre 1969 e 1973. Usinas V8 com mais de 400 hp, 4,2 litros no autódromo de Rafaela.
Sei que um ou outro veio carrer aqui no Brasil, inclusive, tem um deles jogado numa oficina em São Paulo.
Não existe quase que nada de literatura disponível sobre a categoria.

(As fotos em preto e branco são do acervo do meu amigo Fernando Ramos que me as disponibilizou há algum tempo e as coloridas tiradas da Internet).


Repare nos pneus fincados na grama. Era uma característica de alguns autódromos dos anos 60


Os carros feiosos com um visual bem agressivos


Norberto Pauloni e o Mavicapache-Chevrolet




Carlos Ruesch - Mk2B-Tornado (Equipe Campeã de 1969
Este protótipo, se não me engano, construído pelo argentino Orestes Berta, está hoje em algum museu em Buenos Aires. Veja o teto um pouco esquisito, mais alto. Seria alguma imposição esdrúxula do regulamento argentino na época como os impostos pela FIA para a Formula 1 de hoje com o ridículo degráu? 1969 - piloto Carlos Reutemann - Huayra Ford
 1970 - Carlos Marincovich - Numa Dodge - San Juan
 1970 - Numa Tornado - Jorge Ternengo
 1971 - Norberto Pauloni - Mavipache Chevrolet
1971 o 1970? -Norberto Pauloni - Mavipache Chevrolet

9 comentários:

  1. Jovino,

    fotos sensacionais....

    parabéns...

    e pelo visual dos carros, a disputa deveria ser acirrada mesmo...

    abs...

    ResponderExcluir
  2. Os protótipos nacionais Divisão 4 eram mais bonitos, mas gostei dos aerofólios estilo Can-Am.

    ResponderExcluir
  3. Até hoje as provas de turismo carretera levam um grande numero de público aos autódromos argentinos. Concordo com você Francisco, sou mais os nossos protótipos da Divisão 4.
    Jovino

    ResponderExcluir
  4. Fabiani C Gargioni #274 de julho de 2012 às 22:06

    Legal Jovino, tudo que vem do automobilismo Argentino é muito bem vindo,pois na minha humilde opinião eles tem o melhor automobilismo do mundo, gostei das fotos tinha até protótipo com motor dianteiro ao que me parece e os carros bonitos, menos aquele do teto arredondado do BERTA!!!

    ResponderExcluir
  5. Hermosas fotos de los autos de la mejor categoría que ha existido en la historia del automovilismo argentino: los Sport Prototipos.
    Gracias por mostrarlas Jovino.
    Abrazos!

    ResponderExcluir
  6. Juan,
    Concordo com você. Embora não conheça a fundo o automobilismo Argentino que admiro muito, os Sports Protótipos em qualquer parte do mundo sempre me fascinaram. As fotos foram tiradas pelo meu amigo Fernando Ramos.
    Se tiver algum material desta categoria ou outro antiga Argentina e quiser me mandar, eu as publicarei aqui.
    Gracias.
    Jovino

    ResponderExcluir
  7. HOLA AMIGOS BRAZILIANOS!!

    Disfruten de mi optimo reporte (con notas técnicas) sobre el Sport Prototype ARGENTINO con Motor Traseiro (porque antes era diantero)

    164 fotografías hermosas.,
    OLHAR ISSO:
    http://www.facebook.com/media/set/?set=a.1168833596901.20028.1709810577&type=3

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. WARNING!!

    o carro Huayra-Ford V8 NAO era do Berta., su construtor foi HERIBERTO PRONELLO, da cidade de Villa María.,

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Eu posso postar suas fotos no meu site, com atribuição? Obrigado.
    Se você quiser visitar:

    http://www.facebook.com/pages/SaloTeca/214706928540457

    ResponderExcluir