Ótimos videos da Categoria Stock 5000 de 2009 com os saudosos ômegas 6 cilindros em linha com 5.000 cilindradas com câmera Onboard do Piloto G. Bechtold.
O Vídeo é da 6ª etapa da Stock 5000 no Autódromo Internacional de Curitiba e está dividido em três partes. Vale a pena ouvir o inconfundível ronco dos motores que equipavam os opalas de 6 bocas.
Na Categoria Stock Car, o regulamento admite Automóveis Chevrolet Omega com o motor de Opala até 1992, que estejam em perfeita conformidade com o presente Regulamento Técnico. O deslocamento volumétrico do Motor é Livre, desde que esteja de acordo com todos os itens do atual regulamento técnico.
O objetivo deste regulamento é de que todo de competir tenha condições de igualdade técnica. Para tanto tudo o que não for permitido é expressamente proibido e deve permanecer como fornecido pelo fabricante.
É Permitido o uso de peças Originais fabricadas nos Países do Mercosul, desde que, idênticas às de fabricação Nacional, com procedência comprovada.
MOTOR
Permitido somente o motor 6(seis) cilindros do Opala.
Bloco do Motor: Permitido aplainar o plano superior. Permitido o retrabalho para encaixe de O-ring em substituição ou com a junta convencional. É Permitida adição de material vedador ou solda somente para conserto de trincas ou defeitos, que comprovadamente não afetem formas, sistemas, medidas ou funcionamento Originais. Permitida a Usinagem e/ou encamisamento dos cilindros, unicamente com material Ferro Fundido. Proibido uso de materiais especiais, como Nicasil. Permitido o uso de blocos de motor de Silverado e C20.
Cabeçote: Original do Motor do Opala e ou C20. É Permitido rebaixar (aplainar) o Cabeçote Original com a finalidade única de obtenção de taxa de compressão adequada. A taxa de compressão será Livre. É Proibida qualquer adição que possa modificar formas, medidas ou o funcionamento Original Homologado.
Câmara de Combustão: É Permitida a equalização dos volumes das 6 Câmaras de Combustão.
Dutos: É Permitido retrabalhar os Dutos de Admissão e Escape após a medida mínima de 30 (trinta) mm. a partir das Portas do Cabeçote. Os 30 (trinta) mm. iniciais, bem como as Portas, devem permanecer Originais sem retrabalho.
Válvulas: Válvulas Originais ou similares nacionais e importadas das marcas “Manlley ou Millodon”, mantendo-se as especificações e medidas Originais). É facultativo o uso do defletor de óleo da haste da Válvula, mas se utilizado deverá ser Original sem retrabalho. O ângulo de assento nas Válvulas deverá ser de 45º (quarenta e cinco) com tolerância de + ou – 1º .
Quem conhecer mais sobre esta categoria, quando começou e se ainda existe, é só fazer os comentários lá embaixo que eu transporto para o post.
Um pouco do que é a Stock Car Omega, para participação nas Provas da Copa Pinhais de Marcas e Pilotos para a temporada 2012.
Na Categoria Stock Car, o regulamento admite Automóveis Chevrolet Omega com o motor de Opala até 1992, que estejam em perfeita conformidade com o presente Regulamento Técnico. O deslocamento volumétrico do Motor é Livre, desde que esteja de acordo com todos os itens do atual regulamento técnico.
MODIFICAÇÃO DOS COMPONENTES ORIGINAIS
O objetivo deste regulamento é de que todo de competir tenha condições de igualdade técnica. Para tanto tudo o que não for permitido é expressamente proibido e deve permanecer como fornecido pelo fabricante.
É Permitido o uso de peças Originais fabricadas nos Países do Mercosul, desde que, idênticas às de fabricação Nacional, com procedência comprovada.
MOTOR
Permitido somente o motor 6(seis) cilindros do Opala.
Bloco do Motor: Permitido aplainar o plano superior. Permitido o retrabalho para encaixe de O-ring em substituição ou com a junta convencional. É Permitida adição de material vedador ou solda somente para conserto de trincas ou defeitos, que comprovadamente não afetem formas, sistemas, medidas ou funcionamento Originais. Permitida a Usinagem e/ou encamisamento dos cilindros, unicamente com material Ferro Fundido. Proibido uso de materiais especiais, como Nicasil. Permitido o uso de blocos de motor de Silverado e C20.
Cabeçote: Original do Motor do Opala e ou C20. É Permitido rebaixar (aplainar) o Cabeçote Original com a finalidade única de obtenção de taxa de compressão adequada. A taxa de compressão será Livre. É Proibida qualquer adição que possa modificar formas, medidas ou o funcionamento Original Homologado.
Câmara de Combustão: É Permitida a equalização dos volumes das 6 Câmaras de Combustão.
Dutos: É Permitido retrabalhar os Dutos de Admissão e Escape após a medida mínima de 30 (trinta) mm. a partir das Portas do Cabeçote. Os 30 (trinta) mm. iniciais, bem como as Portas, devem permanecer Originais sem retrabalho.
Válvulas: Válvulas Originais ou similares nacionais e importadas das marcas “Manlley ou Millodon”, mantendo-se as especificações e medidas Originais). É facultativo o uso do defletor de óleo da haste da Válvula, mas se utilizado deverá ser Original sem retrabalho. O ângulo de assento nas Válvulas deverá ser de 45º (quarenta e cinco) com tolerância de + ou – 1º .
Quem conhecer mais sobre esta categoria, quando começou e se ainda existe, é só fazer os comentários lá embaixo que eu transporto para o post.
Parte 1 -
Parte 2 -
Parte 3 -
Jovino, a categoria existe sim e tem mais informações neste site http://www.associacaodepilotos.com.br/
ResponderExcluirAbraço
Valeu Francis. Vou dar uma olhada no site. Abs. Jovino
ResponderExcluirO Francis já respondeu Jovino e até o ano passado muitos destes carros davam show nas nossas pistas de terra, Hj ficaram apenas os opalas e que dariam uma bela postagem aqui!!!
ResponderExcluir