sexta-feira, 20 de julho de 2012

SEÇÃO DA TARDE - O SERIADO "OS INTOCÁVEIS"

Os Intocáveis é uma série de televisão americana exibida de 1959 a 1963 pelo canal ABC com histórias baseadas no livro de memórias de título homônimo de 1947 escrito por Eliot Ness  e Oscar Fraley. Ela foi a primeira produção dramática da Desilu  Produtions, estúdio de Desi Arnaz e Lucille Ball, famosos comediantes da televisão americana .

O programa relatava (com alguma ficção) as experiências do agente do Tesouro Americano da vida real Eliot Ness durante o período da Lei Seca, em sua luta contra o crime organizado de Chicago nos anos 30. Eliot contava com a ajuda de uma equipe formada por agentes policiais corajosos e incorruptíveis apelidada de “Os Intocáveis”.  A séria foi adaptada para um filme longa-metragem de 1987, dirigido por Brian de Palma e com roteiro de David Mamet .
A série durou quatro temporadas e totalizou 118 episódios de 50 minutos cada, além de um piloto em duas partes, estreando em 15 de outubro de 1959 e com encerramento em 21 de maio de 1963. A música-tema foi composta por Nelson Riddle.
Tramas
Historicamente situado entre os anos de 1929 e 1935, os episódios mostravam a luta de Ness e equipe contra o “Império de Crimes” de Chicago montado pelo gângster Al Capone, além de vários casos de crimes e criminosos da época da Lei Seca implantada pelo governo americano.
O primeiro episódio foi apresentado em duas partes dentro da programação “Desilu Playhouse” da CBS, em 1959. Eliot Ness enfrentava Al Capone em Chicago, e Neville Brand fez o papel do chefão do crime com Barbara Nichols como sua parceira. O filme, bem violento, fez bastante sucesso e seria mais tarde lançado  nos cinemas.
Curiosidades
O programa exibia de forma pouco simpática os ítalo-americanos e foi criticado por pessoas conhecidas, inclusive Frank Sinatra, por promover o estereótipo de mafiosos e criminosos para esses descendentes. A família Capone processou o programa.
A NBC  tinha lançado uma séria similar denominada “The Lawless Tears” com James Gregory como o protagonista, em episódios de meia-hora  que tratavam sobre crimes nos anos de 20. Ela foi ao ar de 1959 a 1961 e, apesar de anteceder “ Os intocáveis”,  The Lawless Years não obteve a mesma popularidade.
Van Johnson, astro da MGM, estava escalado  para interpretar Eliot Ness mas desistiu por não concordar com o cachê.
Os atores principais eram:
Robert Stack – Eliot Ness
Neville Brand – Al Capone
Walter Winchell – Narrador
Outros “Intocáveis”
Abel Fernandez – Agente William Youngfellow
Nick Georgiade – Agente Enrico “Rico” Rossi
Paul Picerni – Agente Lee Hobson
Steve London – Agente Jack Rossman
Jarry Paris – Agente Martin Flaherty
Chuck Hicks – Agente LaMarr Kane
Anthony George – Agente Cam Allison
Abaixo, um ótimo vídeo com parte de um dos capítulos

6 comentários:

  1. Passava na TV Brasília Canal 6 que ficava na W-3 Sul ao lado do Colégio Dom Bosco aonde estudei entre 1961 até 1965, depois fui pro Caseb, os padres não queriam saber de sala de aulas mistas aí por "motivos maiores" a maioria da garotada foi toda pro Caseb ou Elefante Branco aonde era muito mais agradável estudar em salas mistas...

    ResponderExcluir
  2. Rodolfo, você tem razão. Aliás, um dia destes me encontrei com o Titio Darlan, aquele que tinha um programa na TV Brasília e fazia desenhos contando histórias. O cara não mudou quase nada. Foi ele que criou o Zé Gotinha. Na época, tinha um trenzinho puxado por um jipe que ia nas quadras e pegava a criançada para ir no programa dele de auditório.
    Os intocáveis marcous muito a minha adolescência, principalmente, a música tema.
    Velhos e bons tempos.
    Jovino

    ResponderExcluir
  3. Aliás, consegui acertar a testeira do blog que ficava menor do que o conjunto todo dele. Agora está todo alinhado.
    Jovino

    ResponderExcluir
  4. é verdade o Titio Darlan.. tinha o Nicotina UM CIGARRO QUE ACONSELHAVA AS CRIÃNCINHAS A NÃO FUMAREM também me lembro do bondinho dele e o cara desenhava bem...depois veio outro seriado patrocinado na época pelo Toddy e quem escrevia para o programa era sorteado com o uniforme do Zorro chamava-se A MARCA DO ZORRO, até hoje sou fã de carteirinha...sorteado eu? nunca fui bom pra sorteios...lembram do CARNÊ BANCÁRIO TRIPLO ITABRÁS? TAMBÉM NÃO GANHEI NADA...!

    ResponderExcluir
  5. Fabiani C Gargioni #2722 de julho de 2012 às 16:14

    É Jovino eu assisti o filme "OS INTOCÁVEIS" e acho muito legal já assisti umas 3 vezes!!!

    ResponderExcluir