terça-feira, 26 de março de 2013

TÚNEL DO TEMPO - ÁLBUNS DE FIGURINHAS

Assisti um dia destes ao programa Esporte Espetacular da Globo, e, como estamos próximos da Copa das Confederações e da Copa do Mundo de futebol, eles fizeram uma matéria mostrando a copa do mundo de 1966, na Inglaterra, quando o Brasil foi eliminado e um dos grandes jogos, foi exatamente contra os Ingleses.
Na copa seguinte, no México, criou-se novamente, uma grande expectativa do jogo entre as seleções do Brasil e da temida Inglaterra.
Lembro-me que o jogo foi muito nervoso e tenso, pois os Ingleses pegavam forte e davam muitas pancadas nos jogadores brasileiros até que o lateral direito Carlos Alberto Torres, depois que o goleiro Brasileiro Felix, numa dividida contra o atacante Lee, recebeu maldosamente uma pancada no rosto e na próxima jogada o jogador brasileiro retribuiu a gentileza dando um tranco violento no mesmo jogador Inglês e ele quase foi expulso.
Dizem os entendidos, tanto no Brasil, quanto na Inglaterra, que este jogo foi um dos melhores de todos os tempos e deveria ter sido o final da referida copa do mundo no México.
Fiquei até emocionado vendo neste programa lances desta partida e veio-me na mente os álbuns de figurinhas que colecionávamos e que nos fascinavam, pois naquela época, não existia a mídia fabulosa que existe hoje, onde fotos se tornaram coisas vulgares com a digitalização das imagens e as máquinas fotográficas que fazem quase tudo. Mas naquela época para se conseguir completar tais álbuns de figurinhas, era muito difícil e fotos era quase que impossível se consegui-las coloridas.
Mas houve um álbum de figurinhas que distribuíam figurinhas premiadas que davam pôsteres de jogadores da seleção brasileira medindo 20X10 cm e coloridas.
Na época, de tanto ir à banca de jornais da quadra, fiz amizade com o dono dela e na hora do seu almoço eu ficava lá tomando conta da referida banca e descobri que nos pacotinhos de figurinhas haviam algumas que eram de menor tamanho e estas eram as figurinhas premiadas. Aí eu pegava as menores e consegui muitos pôsteres dos jogadores da seleção brasileira até que o dono da banca descobriu a minha malandragem juvenil e passou a esconder as figurinhas premiadas e cortou o meu barato.
Mas consegui guardar até hoje alguns álbuns de figurinhas e um destes álbuns mais cobiçados era o "Equipa 69", que distribuíam estes pôsteres premiados.
Abaixo, fotos destes pôsteres que consegui juntar naquela época e o que representava aquilo que acontecia na vida brasileira.
 
Clique nas fotos para aumentá-las

 
 Este era, em 1969, o objeto dos nossos desejos.
 
Os desejados Pôsteres
 
 
 Scala e Clodoaldo
 Brito e o furacão da Copa e artilheiro Jairzinho
 Pelé e Dirceu Lopes
 O goleiro Feliz Venerando Miele e Dijalma Dias
 Zé Maria e Paulo Cézar Cajú
Everaldo e Rivelino
 
Mas haviam também o que era moda na época como os Reis do Ring e o herói dos fracos e oprimidos, Ted Boy Marino
Os atores de Telenovelas
Os cantores
 
Os grupos musicais
Os comediantes (repare que os Mutantes, gilberto Gil era um dos integrantes da Banda)

E o grande vencedor do Festival de San Remo, na Itália, Roberto Carlos (com a letra da música Canzone per Te)
E a minha grande paixão, o automobilismo. 
 

12 comentários:

  1. ¡Jairzinho!
    Un grande, lo recuerdo como un gran wing izquierdo.
    Abrazos!
    http://juanhracingteam.blogspot.com.ar/

    ResponderExcluir
  2. Juan, na realidade, Jairzinho era um grnade ponta direita. Eu o vi jogar aqui em Brasília em 70 num jogo entre Atlético Mineiro e Botafogo. Aliás, tenho até as imagens deste jogo, mas estão muito ruís. Jovino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ¡Me equivoqué de punta! Hábil como el sólo podía serlo. Años después en Argentina tuvimos a René Hosuseman, otro habilidoso.
      Abrazos!
      http://juanhracingteam.blogspot.com.ar/

      Excluir
  3. Fabiani C Gargioni #2728 de março de 2013 às 10:43

    Legal Jovino, meu pai e minha mãe tem alguns desses...

    ResponderExcluir
  4. Nussa, você não quer me vender esse dos Mutantes? Uau

    ResponderExcluir
  5. parabens por voce ter quardado este album, colecionei tantas figurinhas não guardei nem um.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. tenho figurinhas antigas da década de 20 do futebol carioca. sabe como posso identificá-las saber a qual álbum pertencem e valor?

    ResponderExcluir
  8. tenho figurinhas antigas da década de 20 do futebol carioca. sabe como posso identificá-las saber a qual álbum pertencem e valor?

    ResponderExcluir
  9. https://adrianosilva.000webhostapp.com fiz um album de figurinhas online,

    ResponderExcluir
  10. Esse lutador Souza é meu avô, no entanto faz 50 anos q temos informações sobre ele.....

    ResponderExcluir