terça-feira, 24 de julho de 2012

FOTOS, O QUE ELAS DIZEM!!!

Costumo dizer que uma foto, às vezes, fala mais do que mil palavras.

Ela nos leva a mil lugares, reviver momentos bons e ruins que vivenciamos ou até mesmo ela pode te incriminar ou te absolver.


Da esquerda para a direita: os meus irmãos Mirson, Graça, Marcio, Jovino, Marcia e Tonho

Nos transportamos em frações de segundos para um mundo distante que fizeram parte da vida da gente. Lembro-me até hoje da foto. Na época, não havia colocado sapatos para o retrato aí: acho que já estava tarde e o retratista estava com muita pressa, então foi assim mesmo. Mas não dá para perceber. Isto é lá em Goiânia onde nascemos, acredito que eu tinha aí uns 4 anos de idade.

Apesar de hoje em dia as fotos estarem até vulgarizadas pelas facilidades que as máquinas digitais e similares nos presenteiam com tanta comodidade e tecnologia, teve uma época em que eu era tão vidrado em fotografia que uma vez, lá pelo final dos anos 70, era um feliz proprietário de um reluzente fusquinha 1500 71 imaculadamente branco. Aí, um amigo, o Ed Play, que estava se aventurando no mundo da fotografia me convidou para conhecer um laboratório de fotografia lá na Vila Planalto e o dono deste laboratório estava querendo se aposentar e o estava vendendo.

Fui lá com a intenção de trocar o meu amado fusquinha pelo laboratório de fotografia. Conheci todos os mecanismo de como se fazia para ser um bom fotógrafo, bem como se revelava os filme e fazia as cópias das fotos e toda a sua alquimia.

Era um processo lento e fascinante e o negócio só não foi concretizado porque, quando caí na real, percebi que não tinha lugar para eu guardar todo aquele equipamento de ampliação, bandejas, biombos, etc, pois morava em apartamento.

Hoje, tudo aquilo não serviria para nada.



A foto acima é bem bucólica: é o piloto Maurice Trintignant em seu Cooper-climax, acredito, pela bela imagem, retornando depois de um grande prêmio ou de um simples treino. Dá a impressão que já é no finalzinho da tarde quando retornava para sua casa e enfrentando todo aquele trânsito complicado.

Lembro-me de ver um programa, comentado pelo Moss, em que ele conta que em SPA os carros ficavam guardados uns 15 km da pista, numa garagem de um ferrarista fanático. Os carros eram dirigidos de ida e volta todos os dias. As vezes pelos mecânicos. 

Mas qual a interpretação que você faria desta foto? A imagem nos leva a muitos lugares.


A imagem da foto acima. A primeira vista, dá a impressão de que o Alonso está armando um belo soco para dar no ingênuo Tião, mas, na realidade, ele está pulando no pódio para comemorar a sua vitória no Grande Prêmio da Alemanha neste final de semana.


Os amigos  Nelson Piquet e Niki Lauda, provavelmente, no início dos anos 80. Bem jovens e ainda com muita estrada pela frente.


Hoje, homens feitos e consagrados se encontraram ano passado quando do grande prêmio Brasil de Formula 1 na comemoração dos 30 anos do primeiro título de Nelson Piquet na F1.

7 comentários:

  1. Na 2ª foto, acredito ser Maurice Trintignant com a P25 passeando nas cercanias de Reins.
    Francês amalucado!

    ResponderExcluir
  2. Oi Rui. Como disse no texto do post, na minha interpretação da foto é mesmo o piloto Maurice Trintignant num Cooper Climax saindo de algum treino ou alguma corrida.
    Jovino

    ResponderExcluir
  3. Fabiani C Gargioni #2725 de julho de 2012 às 20:42

    É mesmo Jovino a arte de fotografar é fascinante!!!

    ResponderExcluir
  4. Jovino,

    a 2ª foto de cima pra baixo vemos o piloto Maurice Trintignant com seu Cooper T51 - motor Maserati L 4, indo ou vindo ao GP dos EUA de 1960 no circuito de Riverside (que fica na localidade de mesmo nome no estado da Califórnia)...

    Na prova Maurice largou da 19ª posição e terminou na 15ª colocação...

    A curiosidade fica por conta de que o piloto levava o carro até a pista pela autovia...

    foto rara e curiosa...

    abs..

    ResponderExcluir
  5. André, esta foto já me intriga há alguns anos quando a descobri e mandei para o blog do Flávio e ele a publicou e gerou muitos comentários na época. Mas bacana o que é a força dos blogs, pois você solucionou uma curiosidade que tinha em relação de que prova era esta. Jovino

    ResponderExcluir
  6. Jovino,

    aproveitando essa foto eu pesquisei mais e fiz o post Off-track no link abaixo:

    http://pordentrodosboxes.blogspot.com.br/2012/07/off-track.html

    confira...

    abs...

    ResponderExcluir
  7. Legal André. Dei uma passada lá e ficou ótimo. Parabens. Jovino

    ResponderExcluir