Meu amigo, Marcio Cozzolino, Coronel do Exército Brasileiro e pumeiro nas horas vagas, está na França desenvolvendo um hilicóptero entre os governos brasileiro e francês.
Nas suas horas vagas, ele vai aos museus de carros antigos, de corridas e tudo que movimenta.
Neste final de semana ele esteve em Paul Ricard, que fica ao lado de onde ele trabalha e assistiu à provas de carros históricos. Lá estavam alguns carros bem conhecidos dos automobilistas brasileiros, as duas Lolas T 70 MK IIIB que foram pilotadas por vários pilotos brasileiros, entre eles, Antonio Carlos Avallone, Marcio e Marcelo De Paoli, Norman Casari... carros estes que foram totalmente destruídos em acidentes durante provas nos anos 70. A Lola abaixo, quando treinava para os 500 Km de Interlagos de 1971, Norman Casari sofreu um acidente na antiga Curva Três. Ao sair do carro, esqueceu-se de desligar a bomba de combustível elétrica, o que deu início a um incêndio no carro. Com tanques ainda cheios e grande parte do carro feito em magnésio, o fogo logo se tornou incontrolável, apesar dos esforços dos que o tentaram salvar. Para piorar a situação, os bombeiros, quando chegaram ainda jogaram água sobre o magnésio, aumentando ainda mais o fogo sobre os restos do Lola T-70.
Pouca coisa se salvou daquele carro, tendo os “restos mortais” ficado guardados com Norman Casari em sua casa em Petrópolis e o que sobrou do Lola T-70 Brahma foi enviado para os EUA onde iniciou-se o processo de restauração do carro, aproveitando-se parte do monocoque original de alumínio e poucas peças da suspensão, a fim de manter a sua autenticidade.
O restante do carro foi completado com peças e carroceria originais da Lola Cars, através de seu programa Lola Heritage – que constrói Lolas T-70 com cetificação e numeração de fábrica.
A outra Lola que pertenceu ao Avallone também sofreu grave acidente e foi totalmente destruída.
Mas eles apareceram no autódromo de Paul Ricardo e participaram da prova de históricos juntamente com um monte de outras lendas do automobilismo mundial, como o Porsche 917 nas cores do que venceu Le mans em 1970, Ferrari 512, entre outros carros de corridas.
Mas veja (na última foto) quem está lá no retrato em uma sala.
Os pilotos que pilotaram a referida Lola T 70 antes e depois de chegar ao Brasil
Cozzolino e a Lola nas cores em que correu com Casari e foi acidentada e destruída.
Acima, veja o que sobrou da Lola pilotada por Norman Casari depois do acidente em Interlagos. Estas foram algumas das partes que foram aproveitadas para a contrução da nova Lola (foto acima) e com o certificado e numeração originais de fábrica.
Porsche 917. Para mim, é o mais belo e mais importante carro de Sport Protótipos construído em todos os tempos e presente em Paul Ricard.
Porsche Martini, bicho papão da época
Veja o retrovisor lá no teto.
Outra Lola T 70, entre tantos outros carros
E o Nerson lá no retrato.
(fotos e fonte, Marcio Cozzolino e pesquisa na Internet)
Jovino, ótima matéria!
ResponderExcluirA T70 pilotada por Marinho Antunes, bateu bem na minha frente, vi a agonia do Marinho para sair do carro, e quando saiu atrás do capacete seu cabelo chamuscava. A Lola Cars fez uma bela homenagem ao Baixinho, amigo saudoso, mostrando esse carro reconstruído no aniversário da marca!
Depois te envio as fotos que recebi do Cadù Avallone.
Um abraço
Valeu Rui. Agradeço desde já o envio das fotos. A Lola T 70 é uma das minhas paixões. Jovino
ResponderExcluirQue belo evento Jovino, realmente só carros dos sonhos e as Lolas são lindas!!! E tinha que ter uma foto do Nelsão...Parabéns pela postagem!!!
ResponderExcluirJovino, aqui em meu blog aparecem novas postagens suas e ao entrar vejo sempre essa.
ResponderExcluirUm abraço
Rui
Oi Rui.
ResponderExcluirRealmente, estou tendo problemas sérios para fazer postagens.
Agora consigui fazer uma postagem e se você puder me informar como saiu aí, agradeço.
Mas não estou conseguindo postar os posts que estavam como rascunhos, eles estão desaparecendo quando tendo postar.
Se puder ajudar, agradeceria.
Jovino