É
apenas o começo de uma idéia que já está ganhando força entre pilotos e
apaixonados por automobilismo antigo aqui em Brasília: o da criação de uma
categoria que trará de volta carros de competições que se consagraram nas
pistas brasileiras nas décadas de 60 à 80. Passats, Pumas, Fuscas, Chevetes, Mavericks,
Opalas, Karmann Ghias, Gordinis, Porsches, Alfas, DKWs, entre tantos outros que
fizeram parte do automobilismo brasileiro desta época.
Clay
Lopes, Rogério Braga e Jovino Benevenuto, já estão com alguns carros prontos e
a pretensão, no momento, é ir inserindo estes carros nos Track Days de Carros
Antigos que estão sendo realizados em conjunto com a Copa do Centro Oeste de
Marcas e Pilotos para divulgação e incentivar outros pilotos a fazerem carros
para criarmos ano que vem a categoria aqui em Brasília.
A
Classic Cup Brasiliense vem resgatar um automobilismo romântico quando os
carros eram construídos em pequenas oficinas e até em garagens improvisadas, como
acontecia naqueles velhos e bons tempos e os carros serão praticamente originais de fábrica:
(Grupo N) com pequenas alterações em sua preparação para as pistas, como a instalação
de Santo Antônio, amortecedores originais retrabalhados, rebaixamento da
suspensão, carburadores originais e retrabalhados, aumento da taxa de compressão e
pneus radiais originais.
Tudo
isto é para que a categoria tenha um custo baixo e acessível para aqueles que, por exemplo,
que brincam no Track Day, possam, com pequenas modificações, participarem futuramente
desta categoria que é sucesso em todo o mundo.
O próximo Track Day de Carros Antigos e a Copa do Centro Oeste de Marcas e Pilotos está marcado para o início de agosto.
Quem tiver um carro antigo com mais de 25 anos de uso e quiser participar, é só nos procurar.
Algumas parcerias já foram firmadas e já nos estão apoiando:
M2 Design Gráfico/Impressos, Old Design Acessórios para Autos Antigos, Reforcel Escapamentos, Cromagem Manzi, Sulam Blindagens e Bancos de Competição, Pneulândia, ARTGRAFH, http://www.aparenciadocarro.com/, Veteran Car Clube de Brasília e Mocambo Blog.
Rogério Braga, piloto com experiência em categorias de turismo e Espron BMW e Clay Lopes, piloto de Kart Vintage e da Formula Vee Paulistana, estão preparando o Passatinho TS já para o próximo Track Day.
O carro deverá ir para a lanternagem e pintura esta semana
É o modelo de Passat mais bonito de todos eles
E o Mocambo Blog e o VCC de Brasília estarão presentes nesta empreitada
Motores 1.6 originais com pequenas alterações
Eu estarei presente com este puminha que já está sendo preparado já para o próximo Track Day (com o novo Lay Out)
Eu estarei presente com este puminha que já está sendo preparado já para o próximo Track Day (com o novo Lay Out)
A idéia é termos um gride cheio como este do Track Day deste ano com este visual aí da foto
OBS: estou precisando da confecção de um "Santo Antônio" e outros acessórios para o meu Puma. Se alguém quiser fazer uma parceria eu publicarei propaganda da empresa no blog e no meu carro. O meu contato é: 61-96543486
Estou na torcida e vai ser bom rever vários amigos das antigas ........ Boa sorte na empreitada.
ResponderExcluirValeu Marco. A semente está lançada, agora vamos à luta. Jovino
ResponderExcluirJovino, esta categoria é muito bonita sendo sucesso garantido, só não pode adotar a formula que acabou com outras categorias ou seja, depois de um inicio brilhante começar a liberar itens que vão encarecer a preparação tais como pneus slick, motores caríssimos, suspensão importada etc....
ResponderExcluirTenho um Dodge Polara e a mão já ficou coçando.
Abraço,
Pepe
A melhor notícia de 2013 Jovino, que legal estou à disposição pra ajudar no que for preciso(pena que estou longe),mas fico muito feliz em ver o resgate das nossas pistas cada vez mais ganhando força e concordo com o Pepe,valeu e parabéns à todos os envolvidos!!!
ResponderExcluirObs: Lembra que uma vez eu te falei do teu Puminha preparado com santo antônio etc ia ser sucesso??? Pau na máquina, vcs tem tudo aí em Brasília, até um Tri Campeão Mundial de F1, garanto que ele tbém vai andar!!!
Valeu Fabiani. Lembro sim. Pepe, ficamos feliz com você também se animando. A nossa pretensão é esta mesma: a de incentivar os pilotos que estão parados a fazerem um carro para brincarem. Isto mesmo, brincarem. Ninquém tem mais idade para ficar naquelas disputas acirradas. Se ganharmos mais pilotos nesta causa, acredito que em pouco tempo teremos um bom nº de carros para começarmos a nossa categoria. E pode ficar tranquilo porque a pretensão é a de uma categoria barata, mais ou menos nos moldes que eu descrevi no post. Abs. Jovino
ResponderExcluirGostei daquele pé de bicicleta no fundo do quintal. Será que tem semente pra vender?
ResponderExcluirMui bom Jovino, parabéns pelas fotos
ResponderExcluirMui bom Jovino, parabéns pelas fotos
ResponderExcluirÉ um começo...como o Alex Dias que tem na garagem de Brasília sua barata guardada! E poderíamos ver réplicas dos fuscas que apavoravam as pistas de Jacarepaguá, as Alfas e etc...acho que o Nelson vai nessa tb! abs
ResponderExcluirSaloma, o Patinho Feio do ALex está em Brasília terminando as filmagens do filme sobre a camber. Em Brasília tem muitos carros prontos e poderiam participar da categoria. Aliás, estamos com novo presidente da FADF, é o Dione Rodrigues.
ResponderExcluirBela iniciativa Jovinoe creio tem tudo para dar certo, mas o Pepe tocou num ponto importantissimo tambem..
ResponderExcluirabs
Helio Mendonça
Divulga o regulamento pra blogaiada!
ResponderExcluirParabens ,,,muito boa ideia,,,
ResponderExcluirRoberto, o regulamento está sendo elaborado. Valeu Águia. Jovino
ResponderExcluirBuenas, pessoal! Sou Niltão Amaral, um dos coordenadores da Copa Classic do Rio Grande do Sul, único estado onde hoje existe Classic, fora São Paulo.
ResponderExcluirGostaria de louvar a iniciativa de vocês e desde já coloco-me à disposição de vocês para o que for preciso. Gostaria de deixar uma opinião, desde já: ter uma categoria na competição que permita o uso de pneu slick não encarece nem diminui grid, creio que isso seja um mito. Aqui na Classic Riograndense sempre tivemos categoria onde é permitido o uso de aerodinâmica e pneus slick, e nosso grid pulou de 12 carros, quando assumimos a categoria, no final de 2010, para 33 carros na última prova de 2012.
Devemos pensar que existem muitos carros D3 de época que ficarão excluídos se vetarem os slicks. Além do que é possível achar slicks usados com bastante borracha por preço mais acessível do que um radial novo. Buenas, é só uma opinião a partir da observação aqui do nosso certame. As categorias FL1 e FL2, que permitem slick, tem mais grid que as categorias A, B e C (onde só pode radial).
Acesse http://www.copaclassic.com.br e http://blogdopassatao.blogspot.com e mantenham-se informado! Em breve noticiarei essa sensacional iniciativa de vocês. No Paraná o pessoal está se mexendo, também.
Forte abraço,
Niltão Amaral.
Niltão, obrigado pelo apoio.
ResponderExcluirVi o site de vocês e o vídeo que já conhecia. Realmente a Copa Classic do RGS já está bastante consolidada e agradecemos a colaboração que iremos precisar mesmo.
A princípio, para a criação da categoria aqui em Brasília, estamos pretendendo fazê-la nos moldes descritos no post para incentivar-mos os pilotos que estão parados a voltarem a fazer carros e participarem da categoria, o que não impede futuramente, a criarmos uma categoria de força livre e que pegaria carros mais preparados como os que participam da Copa Classic gaúcha.
Estou querendo fazer um post com a Copa Clssic de vocês e gostaria de usar algumas fotos do site de vocês. Vocês autoriam?
Vi que vocês tem disponibilizado no site de vocês o regulamento e vamos nos basear nele para fazermos o nosso.
Desde já, agradecemos a sua colaboração e parabens a vocês.
Jovino
Grande apoio Jovino em se tratando do Niltão, a classic deles é um sucesso, só que ele esqueceu da TCC(Turismo Clássico Catarinense)que tbém é uma categoria de clássicos e é federada e fora de São Paulo só que é disputada em pistas de terra em nosso estado, valeu!!!
ResponderExcluirShow de roda!!! A notícia é EXCELENTE e desejo boa sorte!
ResponderExcluirSe eu puder ajudar em alguma coisa, estou a disposição!
Abraços empoeirados
Valeu Francis. Se quiser indicar algum clássico aí que esteja parado para venda, é só me contatar. Jovino
ResponderExcluirJovino, voce tem algum regulamento técnico para que eu possa me orientar para montar um Chevette?
ResponderExcluir