domingo, 10 de junho de 2012

ENCONTRO DE CARROS ANTIGOS DE ARAXÁ

Neste final de semana tive o prazer de comparecer ao Encontro de Carros Antigos de Araxá/MG, que, segundo os entendidos, é o melhor e mais luxuoso encontro de carros antigos do Brasíl onde encontramos os melhores exemplares do antigomobilismo brasileiro.
O encontro é realizado de dois em dois anos na referida cidade mineira, a 600 km de Brasília, e  os carros são expostos no Grande Hotel e Termas de Araxá . Localizado no Parque do Barreiro, cuja construção foi iniciada em 1938 e a inauguração ocorreu em 1944, pelo então presidente Getúlio Vargas e pelo governador mineiro Benedito Valadares.
Os jardins e todo o projeto paisagístico foram criados pelo famoso pintor e paisagista Roberto Burle Marx. O projeto do arquiteto Luiz Signorelli tem estilo arquitetônico semelhante ao encontrado nas antigas construções coloniais da América espanhola, em países como Colômbia e Venezuela. Suas paredes são revestidas com barro avermelhado, simbolizando simplicidade.
Internamente, o Grande Hotel segue o estilo neoclássico, com colunas, capitéis e arcos. O projeto inclui restaurantes, bares, um cinema e um cassino, mas esse último teve as atividades encerradas com a proibição do jogo no Brasil pelo então presidente Eurico Gaspar Dutra, em 1946.
O hotel está integrado as Termas de Araxá por uma galeria suspensa, decorada com afrescos de paisagens e de pontos turísticos do Estado.
A propriedade está sob a responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, que cuida do desenvolvimento econômico do estado de Minas Gerais. O Grupo hoteleiro Tauá assumiu a administração do hotel em 2010 através de concorrência pública por um período de 15 anos, passando o local a ser chamado comercialmente de Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá.
Imagina nos glamourosos anos 30/40 o que não rolava aí com a sociedade mineira e brasileira que freguentavam este cassino. Imagina os Rolls, Cadilacs encostados e a jogativa rolando a torto e direito, mulheres lindas, joias, bebidas, e a esbornia ...
Agradecimento especial ao meu amigo Felipe Sanches que me convidou para encarar os mais de 600 km numa viagem tranquila, serena e onde pude encontrar-me com a nossa turma de Brasília que já se encontravam lá desde quinta feira.

Olha eu aí com os Dodjões no fundo
Vista panorâmica do grande hotel
O hotel parece um castelo pela sua grandeza
Diz a lenda que as águas são medicinais
O fundo do hotel

Muito glamour

Por dentro da entrada do grande hotel
 O interior do restaurante, uma simplicidade luxuosa
 Jaguar e um Mustang
 Bombas de gasolinas bem antigas
Os Tedesco também presentes
 Interessante este Mustang mesa de sinuca

 Dom Giovani Pasini de las Asturias
 A fileira de V8, com a belíssima Kombi lá no fundo
 Mais Dodges
 E por falar na Kombi, olha ela aí. Mas que maravilha
 É uma réplica brasileira com mecânica do Dodge, se não me engano, construído na década de 70
  Uma das décadas que mais gosto de antigos, lá pela final dos anos 30 e início dos 40. E os personagens da foto!!!
 Se não me falha a memória este carro é o Escalibur, ou seria o original americano!!!


 Interessante este carrro. Foi o primeiro grande carro fabricado na américa latina. É um Kaiser Argentino
 Os Cadilacs, muito glamour dos anos 50

 Juarez e o seu Mini Cooper, ou Mini Morris
PA e seu raríssimo JK de corridas

 Mais Cadilacs
 As Ferraris já são bem tradicionais neste encontro
 Mais Italianos, Alfa Giulieta, entre outros
 A belíssima Alfa Giulieta no destaque
 Aston Martin, igual ao que conduziu o principe inglês em seu casamento
 Os Intocáveis
 Fiquei fascinado com os Rolls. São verdadeiras obras de artes. Para mim, os melhores carros do encontro
 Veja a imponência deste Rolls
 The best este Rolls
 Mas o "The best of Show" escolhido pelos juízes do encontro foi este Rolls de Brasília
 Impecável, parece uma joia que tem que ficar bem guardada
 Os Mercedes também presentes
 Um Cadilac de corridas V8 lá da década de 20. Ao lado do Cadilac e de camisa vermelha está Bob Sharp, ex piloto e jornalista.
 Caminhãozinho de leite
 Tinha também um Corcelzinho 74 ou 75
 O Belair 1957 arrematado pelo meu amigo PA. Mais um que virá para Brasília
  Que coisa mais linda é este Fiat 600. Me disseram que ele veio da Itália trazido pela Fiat para este evento
 Esta Ferrari 4 lugares foi arrematada no leilão por R$ 400.000,00. Um amigo chegou a dar R$ 330.000,00. Quando cheguei à Araxá algumas pessoas me falaram que esta Ferrari era feia e eu saí procurando onde tinha uma ferrari feia, e não a achei. Depois descobri que era esta belezura aí.  Feia!!! É ruim hein... Acho que os caras devem entender é de disco voador.
 Agora, este Tatra é algo esquisito, não vou falar que é feio, mas olhando pela traseira, parece uma barata ou aqueles besouros verdes que ficam sucumbidos na terra.
 O mini carro, sei lá se é uma Iseta, mas é muito bonitinha e a mala do lado ficou duc...
 Antes e depois da restauração. Imagina o quanto é trabalhoso restaurar um antigo. Tem que ser apaixonado mesmo e ter um bocado de dinheiro.
 As rabiolas dos Cadilacs
 Bela Alfa

quinta-feira, 7 de junho de 2012

QUEM SE LEMBRA DISTO?

Essa eu não lembrava e acredito que muitos de vocês, também não.

Em 1984, Nürburgring estreava o novo traçado, e, em uma época que os cálculos de combustíveis não eram muito precisos, Michele Alboreto e Nelson Piquet cruzaram a linha de chegada na banguela e disputando a segunda posição da prova. No mínimo, hilário.

Alboreto e Piquet pescando as últimas gotas para ver quem cruzava na frente.

Seus motores começam a cortar ao mesmo tempo, mas Piquet, sendo mais esperto do que Alboreto, começa a balançar o carro para mover o combustível dentro do tanque para pescar as últimas gotas, mas ele não consegue passar Alboreto na linha de chegada e fica na terceira posição.

Um ótimo feriado para todos.


segunda-feira, 4 de junho de 2012

POLÊMICA NA "CURVA DO CAFÉ"

Recebo email do "Comendattore Ceregatti", um grande apaixonado por Interlagos, indignado com mais um "desmando" da CBA quando eles enviaram um ofício (mais abaixo) comunicando com poucas linhas que todas as provas disputadas em Interlagos a partir de agora deverão passar pela tal "Chicane" que foi criada para conter a velocidade das baratas depois de alguns acidentes mortais na chamada "Curva do Café".
O interessante é que a nova medida da CBA só vale para as competições nacionais, mas a Formula 1, não. Porquê será!!!
Com a palavra "Ceregatti".

"Como assim?
Três linhas só?
“…informamos que é obrigatório…”????
Poxa vida, Sr. Pinteiro… Já experimentou contornar aquele arremedo de curva?
Dar na zebra, perder a frente, se espremer na saída e rezar para não alavancar a traseira de frente para o muro, com o carro desequilibrado?
Aquilo não é uma chicane. Nunca foi. É (mais um) erro gigantesco do Autódromo de Interlagos nessa gestão, um equívoco injustificável. Fora mais um estupro de uma pista já mutilada há muito.
De fato é um arremessador de carros, um desequilibrador estático, pronto para punir a pilotaida mais afoita.
De nada serve: reduz de fato a velocidade na aproximação da curva do café (quem inventou esse nome, pô? Por toda a vida foi a subida dos boxes, até isso mudaram…).
E justamente logo após a “nova junção”, detonando todo um trabalho pela pista inteira para preparar uma ultrapassagem lá na frente. Bem no meio, uma brochada… Não tem a menor graça.
Se fizer “na mão” e lançado a junção, na hora de sair de trás do oponente dá de cara com a tal “lamentável chicane demolidora de habilidade”.
No caso do Campeonato Paulista, a coisa piora muito em relação a outros campeonatos com pilotos profissionais, como Stock Car e outros que se utilizam dela.
Noventa e nove por cento ou mais de quem corre no paulista é gentleman driver, que não treina, que não está preparado para reagir a uma chicotada de frente ou de traseira, desequilibrando o conjunto. Além do que afunila tudo ali.
No lugar de se evitar acidentes, proporciona meios para que ocorram.
Não nos esqueçamos que o muro atual é igualzinho da Formula Indy, mais absorvente que OB. Mais macio do que seda. E os pneus que travavam o carro que escapava, agora não estão mais lá, portanto… Tá tudo no jeito para corridas seguras.
Na mutilação do Templo, não sobrou nenhuma curva de alta, como as originais 1, 2, 3, 4, subida do lago, curva do sol, junção e curva dos boxes (que virou café) originais…
Uma que se tornou de média velocidade agora desejam assassinar também? Nenhumazinha curvinha de alta, pô?
Peço encarecidamente que se revogue tal determinação.
Na próxima quinta, dia 7, treinarei novamente no Templo de Formula Vee. Não quero moer a suspensão, nem estressar o chassis para vir tempo, voando sobre uma zebra que é uma verdadeira catapulta. Além de perder a referencia da pole da última prova, Sandro Freitas virando 2.04.615.
Também não quero ver chegar a tal em terceira de cano cheio, ter de levantar o pé, e depois ter uma lenta retomada de velocidade em quarta, com o cambio original VW.
Peço que os pilotos que aqui lêem se manifestem, mandando e-mails diretamente ao Sr. Pinteiro. Você poderia achar e publicar, né não, FG? Assim a gente pede a ele diretamente, sem escalas, tentando sensibilizá-lo.
De minha parte, já liguei pra ele, pedindo e insistindo.
De brinde, aí vai o telefone celular do nosso presidente: (81) 9971-8587
Movam-se, pilotos mudos!
Ou vocês acham que se a gente ficara parado algo cai do céu?
Mexam-se!!!!


Abaixo a opinião do jornalista especiailzado em automobilismo, Flávio Gomes.

"Acho uma merda. Essa chicane nem para Stock e outros serve. As batidas no Café acontecem muito mais por imprudência e imperícia dos pilotos do que pela natureza da curva. No ano passado, quando Sondermann morreu, todos os próceres de Interlagos e do automobilismo brasileiro posaram para fotos onde seria derrubada a arquibancada para a construção de uma área de escape.
Não derrubaram a arquibancada e não fizeram a área de escape, claro. Mas todos saíram nas fotos, com ar compungido".
O Ofício da CBA
Abaixo, fotos da "Curva do Café" desde a sua criação, a trocentos anos atrás.
"Curva do Café". Uma Carreteira, acredito ser na década de 40 ou 50.
"Curva do Café". Década de 60. Me parece Simca ABART do Jaime Silva, Gordini do Lapagesse, entre outros.
"Curva do Café". A trinca dos KGs da equipe DACON, também, no final da década de 60
"Curva do Café". Anos 70. Me parece a a Lola T70 Mk 3  da equipe Brahma disputando a Copa Brasil!
"Curva do Café". Final dos anos 60 e início dos 70. BMW, AC Volkswagem e possivelmente o puminha de Angi Munhoz!!!
"Curva do Café". Também década de 70, Porsches, Lola T 210, Lotus, e outros protótipos.
"Curva do Café" nos anos 70. Heve de Muricio Chulan, o protótipo Camber de Alex e Luis Estêvão,  o  AC no final, etc.
"Curva do Café". Divisão 1, também acredito ser no final dos anos 70.

As fotos me foram encaminhadas pelo Ceregatti e algumas são do grande fotógrafo Rogério P.da Luz.

domingo, 3 de junho de 2012

QUIZZZ BRASILIENSE HISTÓRICO

Que carros são estes? De onde vieram e que categoria eles participaram do automobilismo brasiliense e em que ano foi e quem eram os seus pilotos?

As fotos fazem parte do acervo do Leo Samara "Manga" que disponibilizou o seu acervo para o Mocamo blog.