segunda-feira, 15 de março de 2010

O QUE É O MOCAMBO BLOG.

Mocambo era o nome de um misto de casa de massas e bar, localizado na quadra 507 W3 Sul, que se tornou o principal ponto de encontro da juventude candanga dos anos 60, cujos donos eram os irmãos Luigi, Salvatore, Vitorio, Carlo, Gabrielle e Eduardo, tudo Arena.

Foi um dos primeiros endereços da noite brasiliense numa época que a cidade pouco oferecia em termos de diversão, principalmente a noturna. Pelo seu balcão passaram ao longo dos anos nomes que fariam fama nas pistas nacionais e locais , além de figuras folclóricas e rostos e corpos femininos inesquecíveis de algumas moças de reputação suspeita, em raras incursões em busca de um ou outro frequentador mais incauto.

Luiz Greco, Ramon Buggenhout, desconhecido, o Arena dono do Mocambo, Luis Pereira Bueno e Wadjô Gomide, então prefeito do Distrito Federal, na largada dos Mil Km de Brasilia de 1968.

Também o Mocambo foi palco e testemunha das maiores loucuras e aventuras noturnas daquela primeira geração de jovens brasilienses, todos vindos das mais variadas partes do país. A geografia plana da cidade e o desenho moderno de suas largas avenidas, privilegiavam o uso do automóvel e assim não tardou muito para que aqueles jovens estivessem envolvidos em rachas, a bordo de Gordinis, DKW, Simcas, Jk, fuscas, Malzonis e berlinetas Interlagos, os carros da época.

Os primeiros pegas na cidade saíam do Hotel Nacional, passavam pela sede do Banco do Brasil, Buraco do Tatu, Edifício da Vale do Rio Doce e a pista de fundos do atual Conjunto Nacional (também conhecido como retorno da Torre).

Brasília, desde sua fundação, conviveu bem com as competições automobilísticas. Ainda em 1962 era realizado a primeira edição dos lendários Mil Km de Brasilia, depois tornadas 12 Horas, os 500 Km, as Cem Milhas, variando dos circuitos de rua da Rodoviária ao do Hotel nacional.
Os carros construídos que entraram para a história, como o Camber-Patinho Feio, o belo Elgar GT-104, o protótipo OK e outros menos lembrados.

É um pouco das histórias dessa fabulosa geração de jovens pilotos e pioneiros brasilienses que o Mocambo Blog pretende contar. Colaborações como testemunhos, crônicas, material fotográfico ou em vídeo serão muito bem vindas.

Espero que gostem, sejam bemvindos...

Jovino Benevenuto.

(*) Agradecemos a colaboração de Carlos Pontual na atualização de dados deste post.


(fotos reprodução)

12 comentários:

  1. Grande iniciativa, Jovino.

    O automobilismo brasiliense merecia há tempos um local próprio para registro de suas histórias. E voc~e me parece a pessoa adequada para fazê-lo

    Conte comigo no que puder para ajudar.

    Grande abraço,

    ResponderExcluir
  2. Caro Jovino:

    Vi a sua iniciativa através do blog do Mestre Joca, e espero que os avisos dele valham a pena. Pelo aspecto, parece que sim. Sendo assim, vou seguir atentamente as aventuras que contará sobre essa cidade planeada, faz agora 50 anos.

    Um Abraço, do Outro Lado do Atlântico!

    ResponderExcluir
  3. Olá Jovino,

    Não poderia jamais deixar de prestar a minha solidariedade e apresentar minha expectativa com o Mocambo Blog...
    Como tudo o que sai dos seus pensamentos, avalio o que será esse Blog...
    Pena que muitas das coisas que conversamos "in off" no jantar e no "Bar do Lapa" não possam ser trazidas a público, mas foi um ponto de encontro espetacular, antes de ser extinto pela Família Arena e termos de partir para o Bar Lampião, no Hotel Nacional, também de memoráveis histórias...
    Brevemente mandarei algumas colaborações...
    Forte abraço e meus parabéns...

    Luiz Fernando Lapagesse

    ResponderExcluir
  4. Já estava na hora, hein Jovino!?

    Legal. Bem vindo à blogosfera. Teu conhecimento, tua experiência, tua paixão certamente vão te trazer muitas alegrias com esse espaço. Podes estar certo disso. É um barato, uma cachaça e vai ser difícil ficar longe, já vai avisando a patroa.

    Bom tê-lo conosco.
    Um forte abraço,
    Leandro Sanco - Porto Alegre

    ResponderExcluir
  5. Fui uma única vez no Mocambo em 19 e bolinha. Agora, o que fiz o que vi? sei lá, não lembro de nada.
    Acho até que é melhor assim.

    Sucesso na empreitada Jovino.

    Mais um blog pros favoritos, e menos 5 ou 10 minutos de sono...he he, não tem como encaixar no dia a dia.

    ResponderExcluir
  6. Um coment adicional. Em 68/69 por aí, ainda não existia nada parecido aos bares de Sampa ou Rio no interiorzão e tentando lembrar da época, ocorreu-me que nos disseram ser um barzinho onde a moçada se reunia. Que me lembre, era clube do bolinha, pois as meninas , ainda ficavam em casa. Quem ousaria naquela época ficar "falada" ? Foi minha primeira ida a BSB e só lembro que deu tudo errado. rsrsrsr, inclusive com o motor da deca fundindo na estrada, no retorno. Novelão...

    ResponderExcluir
  7. Regi, você também tem uma história aqui, que bom.
    Se for por falta de causos, este blog vai funcionar bem, pois tem muita gente que tem muitas.
    Jovino

    ResponderExcluir
  8. Seja BeneVINDOvenuto! De fiel escudeiro agora temos mais um boteco para tocar os papos automobilisticos e afins...beleza! Vida longa ao espaço.
    Ps. Estou com problemas criticos no Saloma, por isso ainda não mandei coisa pra ôce...

    ResponderExcluir
  9. Leandro, Speeder muito obrigado pela presença.
    Saloma, eu tenho que agradecer muito a você e ao Joaquim que, na realidade, são os meus cúmprices deste blog.
    Não sei se vou corresponder a altura, mas com a força de todos vocês vamos tocando o barco.
    Jovino

    ResponderExcluir
  10. Grande Jovino!!!!!!!!!!!

    Muito bom!!!!!

    Isso é realmente história de Brasília!!!!!!!

    Parabéns!

    Célio!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Diga, Celão.
    Vai rolar uns rock and roll também daquela época.
    Jovino

    ResponderExcluir